Esses dias tem se discutido na blogosfera o tal vídeo da ‘blogodependência‘. É antigo, quando eu ainda dava meus primeiros passos rumo à vida problogger – esse humilde blogueiro cearense bloga desde 2002, mas a caminhada problogger começou em abril de 2007. Quando este blog ressurgiu, a discussão estava a todo gás.
Isso porque um canal de TV português criou um estereótipo de blogueiro completamente doente, dependente. A conclusão que tiro é que, apesar de ser humor, de ser engraçado, trabalha com percepções. Essa é a caricatura da forma como os blogueiros são vistos.
Em seguida, foi feita um outro vídeo seguindo a mesma ótica do blogueiro dependente. Eu, sinceramente, só vi de engraçado a sacada do ‘lol’ ‘\ol’ ‘\o/’. hehehehe… Essa foi muito boa. Além disso tudo, essa é uma sátira aos blogueiros, não aos probloggers – que são aqueles que ganham dinheiros e sobrevivem do blog.
Existe outra questão aqui que levantou essa polêmica. O vídeo é feita por uma emissora de TV – mídia padrão que teme muito em perder sua hegemonia para as novas tecnologias, como a internet. Aí entra a discussão entre os limites entre o jornalismo e o ‘probloggismo‘, já que o problogger traz informação da mesma forma que o jornalista. A diferença, no entanto, para mim, é o modo como cada um exerce a função de cada trabalho. O blogueiro em geral escreve uma página pessoal e o foco não é a credibilidade. É mais uma forma de interação e diversão com os demais internautas. É um internauta palpável intergindo, não um “Mito”, um “Deus” distante. De qualquer forma, veja o vídeo e tire suas conclusões. Reflita. Aí, discutimos.

0 comentários