Há um tempo já vem se instalando uma polêmica entre a blogosfera e o meio jornalístico. Tudo isso porque os blogueiros passaram a ganhar muito dinheiro escrevendo, chamar muita atenção, e às vezes ter conteúdo bom ou ruim. Neste blog, por exemplo, você vê de tudo.

A questão é que os jornalistas viram parte de seu público se bandeando para o ‘novos-mas-nem-tanto articulistas’. Na realidade, sempre existiram colunistas, economistas, médicos escrevendo artigos nos jornais. Mas até então eles estavam contribuindo para o jornal. Agora é concorrência. E, com isso, alguns jornais se incomodaram e estão pegando pesado.
O Estadão, por exemplo, fez uma campanha pra lá de insensata. Triste. Um completa generalização da blogosfera. Não hei de transpor meu senso de justiça e dizer que não há conteúdo de baixa qualidade na blogosfera, inclusive neste blog. Mas em qual jornal não há? Está no nível da consciência estratégia e não da incompetência. O que há nas mídias é o que o público quer ver, afinal, todos estão inseridos no meio capitalista. Daqui saem alguns artigos bacanas, mas por puro prazer de escrever. O público desse tipo de texto é bem reduzido principalmente no brasil, onde os níveis da educação não são lá os melhores.

Na realidade, essa campanha, sem perceber, é uma luta entre um meio tradicional contra uma nova mídia. Jornal impresso contra internet. O medo da inevitável perda de público dói no bolso. E eles tentam reagir. Mas não há meio mais democrático – embora o acesso não seja ainda tão barato – de produção de conteúdo e troca de conhecimento que a internet. E os blogs são uma das ferramentas desse meio. Veja que campanha deprimente.
O PutsGrilo!com defende que todas as formas de expressão são válidas. De dança do créu a cats. Cabe a cada um, no entanto, saber distigüir o que melhor lhe cabe. Sem imposição. Democraticamente.

0 comentários