Um grande avanço nas segurança dos carros foi, sem dúvida, a introdução dos airbags. Inflando-se no momento de uma colisão, eles são capazes de amenizar ferimentos em motoristas e passageiros e até mesmo evitar a morte destes, desde que usados sempre em conjunto com o cinto de segurança. Mas creio que o inventor do airbag jamais poderia imaginar que sua criação fosse parar no lombo do mais antigo meio de transporte usado pelo homem: o cavalo.
O princípio de funcionamento do airbag próprio para esportes equestres é praticamente igual ao dos instalados em automóveis, com a diferença basicamente percebida no modo de acionamento: no caso de uma queda do cavalo, a corda que liga o airbag à sela é tensionada, fazendo um cartucho contendo dióxido de carbono inflar o preenchimento, constituído por duas camadas de espuma de alta densidade.
Uma boa vantagem desse airbag é o fato de poder se reaproveitar o equipamento quantas vezes forem necessárias, bastando para isso trocar o cartucho do gás. Invenção muito interessante, ainda mais se levarmos em conta quantos acidentes graves ocorrem pela falta de uma proteção adequada para os cavaleiros.
Fonte: Baixaki
0 comentários