Uma das mais tradicionais premiações do entretenimento dos Estados Unidos realizou sua edição 2012 na noite de 11 de janeiro. Contando com a apresentação da atriz Kaley Cuoco (The Big Bang Theory), o People’s Choice Awards teve uma audiência estimada em mais de 230 milhões de pessoas e consagrou atores, atrizes e músicos de destaque no último ano, numa grande festa transmitida pela televisão.
Cultura Pop ainda estigmatizada
Muita gente enxerga o People’s Choice Awards como mais uma grande propaganda da cultura popamericana , como toda boa premiação existente por lá. Essa galera simplesmente lá de ombros para esse tipo de festa justamente por entender que, embora 80% da cultura pop seja produzida nos Estados Unidos, há muito mais coisas interessantes sendo produzidas e consumidas nos quatro cantos do planeta, não apenas no eixo de países dominado pelo idioma anglo-saxão. E ainda tem os mais radicais que sustentam a idéia errada de que a cultura pop originária dos Estados Unidos é feita com o único objetivo de alienar as pessoas, apresentando um grau de idiotização enorme perante manifestações supostamente mais eruditas.
Evidentemente, a última assertiva do parágrafo acima faz parte de uma ideologia ultrapassada e facilmente refutável por meia dúzia de argumentos. Todo mundo sabe que a produção cultural americana é enorme e que a divulgação dela através dos mais diversos canais midiáticos é feito em escalas industriais, mas no fim das contas, quem decide o que consumir é o telespectador/ ouvinte / espectador final. Ele tem o poder de escutar ou não uma música, ir ou não ver um filme ou assistir ou não aquela série de TV, independente se ela foi produzida em Hollywood ou num estúdio de animação na Coréia do Sul.
Ainda reside no imaginário de muita gente aquela idéia de que os norte-americanos empurram goela abaixo a produção cultural deles para o resto do mundo, fato que lhes impinge a pecha de imperialistas-colonialistas ou coisas deste naipe. Não sou partidário dessas idéias, embora eu seja diuturnamente acusado de ‘babar o ovo’ dos músicos gringos. Nada mais simplista e raso. No meu caso, é muito simples. Gosto de rock e música eletrônica. Não existem bandas de rock ou DJ’s brasileiros do meu agrado. Logo, me socorro de músicos e bandas estrangeiras pura e simplesmente por questão de qualidade musical. E juro que procurei, por muito tempo, um artista brasileiro que traduzisse em suas músicas aquilo que eu gostaria de ouvir. Sim, sou fã apenas de músicas ‘gringas’. Deal with it!
Vencedores do People’s Choice Awards 2012
Bom, chega dessa discussão ideológica-cultural e confira, na relação abaixo, os vencedores do People’s Choice Awards 2012, contando com excelentíssima contribuição do POP Música:
- Artista Pop Favorito – Demi Lovato
- Banda Favorita – Maroon 5
- Álbum do Ano Favorito – ‘Born This Way’, de Lady Gaga
- Artista de R&B Favorito – Rihanna
- O Artista do Ano Favorito – Bruno Mars
- A Artista do Ano Favorita – Katy Perry
- Artista de Hip Hop Favorito – Eminem
- Artista de Country Favorita – Taylor Swift
- Música do Ano – “E.T”, de Katy Perry com Kanye West
- Videoclipe Favorito – “Last Friday Night (T.G.I.F.)”, de Katy Perry
- Headliner Favorito – Katy Perry
0 comentários