Casseta e Planeta: de volta à Globo

fev 24, 2012 | Pop | 0 Comentários

Muita gente comemorou, alguns lamentaram, mas o fato é que não passou em branco quando, no anúncio da programação 2011 da Rede Globo, o humorístico Casseta e Planeta , não mais estaria na grade de programação da emissora carioca. As piadas repetitivas, os personagens sem carisma e concorrência ferrenha com outros programas e mídias levou a Globo a tirar a atração humorística das noites de terça e experimentar colocar novas atrações para preencher esses noites, após a novela das 9. A situação não mudou muito, em termos de IBOPE e qualidade dos programas, mas pelo menos os detratores do programa global estavam satisfeitos em não mais ver a trupe de comediantes cariocas na televisão. Too soon. Já foi anunciado que os Cassetas voltarão à Globo, num novo programa, a partir de 2012.

Casseta e Planeta: de volta à Globo

Casseta e Planeta: a volta dos que não foram

Ainda não se sabe se o programa foi totalmente reformulado ou se será uma edição revista e melhorada dos antigos quadros de humor que fizeram sucesso no auge do programa, como o  Tabajara Futebol Clube e as Organizações Tabajara e seus produtos miraculosos. O que já é certo é que a Maria Paula, a porção feminina da trupe, não mais participará do programa, entrando em seu lugar a ex-BBB Maria Melillo e a atriz Miá Mello. Outra mudança notável é substituição do nome da atração: sai o Casseta e Planeta Urgente, entra o Casseta e Planeta, Vai Fundo (oi?).

Rede Globo: crise no humor

Mesmo com essa renovação e a promessa de interagir mais com os espectadores e caracterizar-se menos de personagens caricatos, a volta do Casseta e Planeta à grade da Rede Globo escancara uma crise de criatividade poucas vezes vista na televisão brasileira, pelo menos no tocante aos programas de humor. A Globo até que tentou emplacar novidades em sua programação, como os casos dos bem falados A Diarista e Toma Lá  Dá Cá. Mas a permanência do Zorra Total como carro-chefe do humor global e seu humor considerado apelativo e o desgaste até do bem-conceituado A Grande Família mostram que a Globo precisa renovar urgentemente seus programas humorísticos e abrir os horizontes a novas formas de fazer graça na televisão.

E isso por que nem contamos a decadência total de Renato Aragão e seu Turma do Didi, que consegue ser menos engraçado que algumas cenas de novela da 7 e hoje é só uma sombra do que foi o Didi Mocó no passado. O alto escalão da emissora nunca vai admitir, mas realocar o Casseta e Planeta na grade de programação era a solução mais à mão e menos arriscada do que promover alguma webcelebridade ou humorista da TV paga para ocupar este espaço.

Seja do jeito que for, o retorno do remodelado Casseta e Planeta deve ser visto como uma tentativa conservadora de manter a dianteira da Globo no quesito humor na TV. É pouco para quem tem concorrentes como o CQC (Band), Pânico na TV (Band), Legendários (Record) e A Praça é Nossa (SBT), isso sem falar na televisão fechada e seu constante avanço dentro dos lares brasileiros. Se tudo correr dentro do esperado, o Casseta e Planeta, Vai fundo, vai estrear na grade da Rede Globo em abril de 2012, com os seguintes integrantes:

  • Hélio da La Peña
  • Beto Silva
  • Cláudio Manoel
  • Maria Melillo
  • Reinaldo
  • Hubert
  • Marcelo Madureira
  • Miá Mello

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *