Um desastre ecológico de grandes proporções está em curso nesse exato momento. Após a explosão ocorrida no dia 21 de abril, a plataforma de petróleo Horizon Deepwater, operada pela British Petroleum (BP), afundou no Golfo do México, causando a morte de pelo menos 11 operários e derramando petróleo no mar num volume estimado de 5 mil barris diários, ou 750 mil litros de óleo cru.
O acidente se torna mais dramático ainda quando se percebe que a grande mancha de óleo está rumando para a costa dos estados americanos da Lousianna, Mississipi e Flórida, regiões de ecossistemas grandes e riquíssimos que podem ser devastadas se medidas de conteção ainda mais drásticas não forem tomadas.
Tudo que resta agora é torcer para que esta não se torne uma nova tragédia como a do petroleiro Exxon Valdez, quando ele acidentou-se na costa do Alasca e quase destruiu a vida selvagem por lá e que a natureza não pague o pato da irresponsabilidade da petrolífera. Veja a seguir algumas fotos momentos após a explosão da plataforma e uma imagem de satélite mostrando a dimensão da mancha de óleo.
Imagem de satélite da NASA mostra a mancha de óleo avançando em direção ao delta do Rio Mississipi, em 3 de março de 2010
Blow-Out … Concerteza …
Quero ver uma foto de hoje, 30/06/2010,.