Poucos dias depois de novo Xbox ter seus detalhes divulgados numa extensa reportagem da Xbox Magazine, o novíssimo Playstation 4, que adotará o sobrenome Orbis, também foi alvo de uma reportagem de revista britânica PSM3 (focada nos consoles da Sony), anunciando algumas de suas características. E se o que for prometido na reportagem for cumprido pelo novo PS4, a briga pela liderança da 9ª geração de video games promete ser ainda mais acirrada com o novíssimo Xbox, também com promessa de ser mostrado na E3 de 2013.
Playstation 4 não! Meu nome é Orbis
Para começar, como você notou nas primeiras linhas do parágrafo anterior, o Playstation 4 adotará uma nomenclatura oficial sem números a exemplo do PS Vita. O nome Orbis é legal, mas acho meio difícil que emplaque, do tanto que a galera já acostumou com a sequência Ps1, PS2, PS3 e PSP. Orbis também era o nome de projeto do novo Playstation 4, que afinal será adotado no produto final, coisa rara de acontecer na indústria.
Voltando ao que interessa, o processador do Playstation Orbis entrará na era dos multi-núcleos: é prometido um AMD amparado por uma memória RAM de 4 a 8 Gb. O número certo depende do futuro Xbox 720, para que a Sony aproveite a precocidade do rival e ganhe, pelo menos em marketing, por apresentar uma capacidade de processamento mais veloz.
Será que finalmente teremos a estréia dos SSDs nos consoles de video game? Esse aspecto ainda é envolto em mistério, mas a matéria cita que, por padrão, o PS4 sairá de fábrica com armazenamento flash de 16 GB. Não é muito, mas já dá pra configurar bonitinho o console, navegar na internet e instalar uma meia dúzia de jogos mais pesados.
Opa, falamos em navegação na internet? Espera-se ainda mais conteúdo em cloud computing (demos jogáveis, jogos clássicos, vídeos e outros) através do sistema Gaikai, da própria Sony, 100% integrado à Playstation Network (pelo menos para o assinante da Plus).
Jogos em Ultra HD (padrão 4k, ainda uma novidade), estão descartados, mas a Sony promete entregar todos os jogos rodando a 60 FPS e 1080p. Certeza de jogos de visual ainda mais arrebatador aos vistos no Playstation 3. Tamanha beleza, infelizmente, não poderá ser compartilhada com seus amigos numa futura troca ou empréstimo: os jogos virão com uma trava de segurança, visando impedir o comércio de jogos de segunda mão. Uma atitude um tanto antipática da Sony, como se a empresa quisesse controlar seus produtos mesmo depois de vendidos ao consumidor final. Espero, nesse caso, que os hackers façam bem seu trabalho.
Playstation Orbis: só na E3 2013
Com preço inicial estimado de 400 a 500 euros (incluindo no pacote PS Move e Playstation Eye), a Sony garante entregar não o console mais barato, mais o melhor video game da geração. Quem viver até a E3 2013 vai poder conferir o grau de acerto das palavras dos executivos da Sony. Aguardemos então!
Via Canal Tech
0 comentários