Playstation 4, codinome: Orbis

mar 28, 2012 | Jogos | 2 Comentários

Quando se tem muita especulação e boato em cima de alguma coisa, um fundo de verdade deve ter a história. Lançado em 2007, o Playstation 3 ainda não completou seu ciclo de vida e os rumores sobre seu provável substituto (até então conhecido apenas como Playstation 4) vão ficando cada vez mais fortes. E quando a fonte da notícia é a própria Sony, fica difícil tentar esconder o que estar por vir.

Playstation 4, codinome: Orbis

Acontece que uma página voltada a desenvolvedores de jogos do site da Sony Computer Entertainment ficou no ar por pouco tempo, mostrando algumas especificações e até o codinome do projeto do futuro Playstation 4. Apesar de ter sido tirada do ar quase que imediatamente, deu para pescar muita coisa desse ‘descuido’ da Sony. Batizado de Orbis, o futuro PS4 terá um hardware poderoso, algo fundamental para continuar no páreo entre os consoles da próxima geração, que começará com o Nintendo Wii U e depois com o Xbox 720 (projeto de codinome ‘Tango’). Veja só do que o PS4 será capaz, com sua CPU AMD x64 e GPU AMD Southern Islands:

  • Jogos em resolução 4096 x 2160
  • Jogos em 3D rodados a 1080p reais
  • Jogos vendidos em mídia física (blu-ray) e por download

Playstation 4 sem retrocompatibilidade

Se por um lado esse Playstation 4 promete ser tecnicamente tão bom quanto seus antecessores foram em suas épocas, novamente os jogadores terão motivos para ficar com raiva da Sony. Alegando fortalecer o combate à pirataria, a Sony implementará novos dispositivos para evitar o ‘uso indevido’ de seus jogos e consoles. Os boatos dão conta que, mesmo nas partidas de um jogador, modo campanha ou carreira de qualquer jogo, será necessária uma conexão à internet para autenticar o jogo. Essa autenticação impedirá o uso de games comprados de segunda mão ou emprestados de amigos: as funcionalidades dos jogos serão reduzidas a tal ponto que ele se parecerá com um demo de tempo limitado. Quem quiser usar o jogo em sua totalidade, terá que pagar uma taxa extra à Sony.

Outro aspecto que deixará os jogadores bastante chateados é a falta (novamente) de retrocompatibilidade com os consoles antigos da Sony (PS2 e PS3). Isso já nem surpeende mais, pois foi assim em todos os consoles lançados pela Sony e também não impedirá que os crackers consigam quebrar essas proteções e façam com que pelo menos os jogos de segunda mão rodem sem problemas no futuro Orbis.

E não se deixem enganar pelo codinome do projeto (Orbis): Playstation é uma marca muito forte e abrir mão dela seria um suicídio comercial inimaginável para a Sony. Os altos executivos da empresa já adiantaram que o protótipo do Orbis não aparecerá em 2012, nem mesmo na E3. Mas com tantas informações divulgadas, não se espantem se em 2013 um protótipo não der as caras em alguma feira de games.

PS Vita e PS4 integrados

Uma curiosidade: Orbis vem do latim e significa círculo. Vita é vida em latim. E PS Vita é o mais novo portátil da Sony. Círculo da Vida? Hum. Por trás desse jogo de palavras, podemos vislumbrar uma integração profunda entre os dois consoles, levando a jogatina para outro nível. Esperemos 2013, então, para saber o que a Sony reserva aos gamers de todo o mundo.

2 Comentários

  1. Souza

    esperando e muito ansioso por essa maquina…

    Responder
  2. Aprender Tocar

    Pelo jeito a sony vai seguir a linha “mais é melhor”, capaz de acabar ficando pra trás…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *