O fim de cada ano é aguardado com grande ansiedade pelos boleiros virtuais de plantão, pois é a época onde as principais franquias de futebol, Fifa Soccer e Pro Evolution Soccer (antigo Winning Eleven) se renovam. No caso do jogo da Eletronic Arts, a melhora tem um objetivo claro: roubar do Pro Evolution a prefrência entre os jogadores.
Animada pelo sucesso de Fifa 2009, a EA Sports aprimorou seu Fifa 2010 em aspectos básicos da jogabilidade e da inteligência artificial dos adversários, mantendo os mais variados modos de jogo. Você pode simplesmente disputar amistosos contra o computador ou contra um amigo, encarnar um treinador no Manager Mode ou seguir um modo carreira bastante interessante no Be a Pro, onde você comanda um único jogador que vai evoluindo de acordo com o desempenho em campo. Isso sem falar nas dezenas de ligas disponíveis para disputa, tornando a possibilidade de enjoar do jogo quase nula.
Eu falei quase? Sim, porque embora todos os modos de jogo funcionem muito bem online, a qualidade gráfica seja excelente e existam um grande número de modos de jogo, nada disso será suficiente se a mecânica do jogo não for simples e intuitiva, o que não é o caso de Fifa ’10. Mesmo jogadores veteranos terão dificuldades em aplicar no jogo, de modo satisfatório, os dribles, coberturas de zaga e disputas de bola, e os novatos sentirão uma frustração por não conseguirem explorar todo o potencial do jogo pela desconcertante dificuldade que alguns comandos requerem.
Há outros dois senões que merecem ser destacados. Primeiro, é preciso ter em conta a física variável da bola, que ora parece de verdade, ora parece irreal e sem vida, quebrando um pouco do realismo do jogo. Segundo, embora a inteligência artificial tenha sido melhorada, pois os jogadores se adaptam ao seu estilo de jogo e à tática aplicada, o mesmo não se pode dizer do goleiro.
Enquanto em certos momentos eles fazem defesas impossíveis, não é difícil você presenciar ele se transformar num robozinho debaixo das traves, comportando-se de maneira tosca. Alguns relatos dão conta do retorno do famoso ‘bug’ de Fifa 95, quando ao posicionar o atacante de frente para o goleiro na reposição de bola, este batia em bola em cima do atacante, resultando em gol (e num dos lances mais estranhos da história dos games de futebol).
Para quem não se importa com esses pequenos detalhes, Fifa 10 é um prato cheio. Belos gráficos, som de primeira, centenas de clubes e modos de jogo desafiadores fazem de Fifa 10 um concorrente cada vez mais forte para Pro Evolution Soccer. E só quem tem a ganhar com isso são os viciados no esporte mais popular do mundo (real e virtual)
Fifa Soccer 2010 está disponível para PC, PlayStation 3 (PS3), Xbox 360, Nintendo DS, PlayStation 2 (PS2), PSP e Nintendo Wii. Confira nos vídeos abaixo a abertura do jogo e alguns gameplays!
loko é poco
eu ache bom por q eu vou joga
sou fanatica por futebol esse é muito legal. xauuuuuuuu
eu vejo os jogos todo dia eu gosto mas de ibraimovic
eu so craki na bola sou goleiro + mato a quem joga na linha
eeeeee gosto