A Electronic Entertaiment Expo, mais conhecida como E3, é a principal feira de jogos de video game e entretenimento eletrônico do mundo. Não por acaso, todas as gigantes dessa indústria cada vez mais poderosa apresentam suas principais novidades do ano no evento realizado anualmente em Los Angeles. Na E3 2012, games para todos os públicos foram mostrados, testados e aplaudidos pelo público presente, nas conferências da Sony, Microsoft e Nintendo, além de apresentações separadas das grandes produtoras.
A bem da verdade, quase nada exatamente novo foi anunciado ou apareceu nos pavilhões da E3, salvo uma ou outra honrosa exceção, como Watch Dogs.
Apesar disso, muita coisa boa estará nas prateleiras em 2012 e quem tem PS3, Ps Vita, Nintendo 3DS, PC, Xbox 360, Nintendo Wii e Wii U não tem do que reclamar. Um dos jogos descritos aqui, com certeza, será o Game of The Year de diversas publicações especializadas e até tenho meu palpite, mas deixarei em off para não influenciá-los. Vejamos o que os grandes do mundo dos video games apresentaram em Los Angeles para a alegria da comunidade gamer.
Sony sem Playstation 4, pelo menos em 2012
Os executivos da empresa mostraram que o PS3 ainda tem muita lenha para queimar e apresentaram continuações de grandes sucessos e novos jogos para o console e para o portátil PS Vita. Entre as novidades, temos Beyond 2 Souls, jogo da mesma produtora de Heavy Rain. A apresentação do game recebeu intensos aplausos por causa da tensão da cena. No mesmo estilo de narrativa interativa de Heavy Rain, ainda temos a atriz Ellen Page dando vida à personagem central da história, recheada de mistério e eventos sobrenaturais.
Playstation All-Stars Battle Royale é o Smash Brawl da Sony. A empresa não teve vergonha de copiar o sistema de luta caótico de sua rival da Nintendo, inclusive com as quedas do ringue e os especiais. O jogo foi confirmado para o PS Vita, inclusive sendo possível o cross-game entre o PS Vita e o PS3. Ainda tivemos Call of Duty: Black Ops Declassified para o PS Vita, Assassin’s Creed: Liberation exclusivo para o portátil, com o protagonismo de uma mulher pela primeira vez na série e o livro interativo Wonderbook, feito em parceria com a criadora da série Harry Potter, J. K. Rowling e que usa e abusa do PS Move e da PS Eye.
O melhor, claro, ficou para o final. God of War: Ascension teve mais de 7 minutos de gameplay liberado, onde podemos apreciar novamente Kratos destruindo tudo, com sua habitual fúria, no game que conta sua história antes de se tornar o Deus da Guerra. Por fim, o game de survival The Last of Us foi o merecedor da maior salva de palmas da conferência sonista. Com visual caprichado, os minutos de gameplay mostrados só corroboram a opinião geral de que The Last of Us, da mesma produrota de Uncharted (Naughty Dog) tem tudo para levar o prêmio GotY (Game of the Year).
Microsoft: aposta em grandes sucessos
A Microsoft focou nos seus grandes títulos para marcar presença na E3. Um trailer em live action e um gameplay arrrasador de Halo 4 mostram que Master Chief ainda vai dar muitos tiros no Xbox 360. Gears of Wars: Judgement também levantou o público com a habitual qualidade de seu enredo e dos gráficos.
Mas o jogo que promete dar o que falar é Forza Horizon. Derivado do aclamado Forza Motorsports, Forza Horizon usa um sistema de mundo aberto, com possibilidade de disputar corridas com vários amigos online.Como sempre, salta aos olhos a qualidade do game de uma forma geral, e para quem é fã de carros, a garagem parece ser das mais sortidas e interessantes. Tivemos também algumas imagens do gameplay do renascido Tomb Raider, o belíssimo Fable: The Journey dando as caras e Dance Central 3 botando todo mundo para dançar, com direito a performance ao vivo do cantor Usher. Resident Evil 6 marcou presença de forma acachapante, com dois gameplay que fizeram os fãs da série ficarem ainda mais ansiosos pelo lançamento do jogo. Por fim o shooter mais bem sucedido da história foi anunciado em sua nova versão: Call of Duty Black Ops II e sua pegada futurista, é garantia de muitos tiros e explosões, inclusive no modo online.
Nintendo: excelentes lançamentos e o primeiro video game da nova geração
O destaque da conferência nintendista foi o detalhamento do Wii U, o primeiro video game da nova geração. Com seu controle em forma de tablet mas apresentando um joystick convencional muito semelhante ao do Xbox 360, a Nintendo aposta novamente na revolução da forma de jogar, levando a interatividade a um novo patamar, trazendo para o seu lado o heavy gamers que migraram em massa para o PS3 e Xbox 360, tornando o público do Nintendo Wii majoritariamente casual.
Entre alguns jogos do Mario (New Super Mario 2 e Paper Mario Sticker Star), foram revelados Batman Arkham City para Wii U, Scribblenauts Unlimited, Darksiders 2, Mass Effect 3, Tekken Tag Tournament 2, Lego City Undercover, Rayman Legends e Ninja Gaiden 3. Isso sem contar os jogos casuais, marca registrada da Nintendo nos últimos anos. Teremos o Wii Fit U, Sing e Justa Dance 4, só pra começo de conversa.
Apesar de pouca coisa verdadeiramente revolucionária ter aparecido na feira e o único console da nova geração ter sido apresentado sem maiores detalhes, a E3 2012 fez jus ao título de maior feira de games do mundo e trouxe toneladas de jogos para todos os gostos. Ao fim de 2012 e começo de 2013, veremos quais deles se firmaram neste mercado cada vez mais competitivo, onde só quem tem a ganhar são os gamers de todo o mundo.
0 comentários