O feriado do Dia de Ação de Graças acontece sempre na última quinta-feira de novembro nos Estados Unidos, como uma forma de agradecer a Deus pelas graças alcançadas durante o ano. A tradição americana envolve um farto almoço ou jantar, reunião com familiares e claro, uma forma de transformar o feriado nacional em algo lucrativo. Na terra do consumo, não demorou até os comerciantes criarem a Black Friday, a sexta-feira negra onde diversos produtos são vendidos com descontos tentadores e fazem a grandes redes de lojas lucrarem tão ou mais como seria no Natal.
Black Friday Brasil ou Black Fraude Brasil?
Como bons imitões que somos, a tradição da Black Friday foi importada para o Brasil, fazendo a alegria tanto de consumidores ávidos por ofertas para economizar algum dindim nas suas compras de natal como também de lojas (online e físicas) loucas para dar aquele pontapé inicial nas vendas natalinas. Infelizmente, nesse caso, o transplante da tradição dá claros sinais de rejeição: muitas lojas maquiam preços e ofertas, fazendo da Black Friday brasileira um grande engodo, repleto de fails.
As principais reclamações se referem a artigos cujos preços normais são jogados às alturas poucos dias antes da Black Friday e depois são anunciados com o preço normal (ou até um pouco aumentado) durante a Black Friday. Temos também os descontos irrisórios anunciados como as maiores ofertas de todos os tempos da Galáxia, capazes de causar vergonha alheia até ao mais velhaco dos consumidores.
Ofertas e promoções “imperdíveis”
É óbvio que isso não passaria impune pelas redes sociais. Se as lojas pensam que ainda podem enganar o consumidor com esses trambiques, é melhor elas mudarem de postura. E rápido. A gritaria foi tão grande que rendeu inúmeros prints de lojas virtuais loucas para lucrar em cima do suposto desconhecimento do público sobre o preço das mercadorias, além das tradicionais piadinhas, montagens e memes, recorrentes no Twitter e Facebook. Como não poderíamos ficar de fora dessa, reunimos aqui algumas ofertas “tentadoras” vistas em alguns sites durante a Black Friday 2012 no Brasil.
Desconto “fenomenal” em ração canina não fazia parte da Black Friday, mas resume bem o pensamento de certos comerciantes no Brasil
Playstation 3 na promoção por 1.799? Brincadeira de mau gosto, principalmente ao sabermos do preço normal de venda dele em qualquer lugar: 1.299.
Nem a coleção inteira em vinil do Metallica vale 100 mil reais, o que dirá de um disco da Ke$ha?
E ainda temos preços incríveis para produtos maravilhosos, como esse MP3 Player com incríveis 256 Mb de capacidade (suficiente para umas 60 músicas) por mais de 400 reais.
0 comentários