O ritmo inquieto da mãe-natureza no ano de 2010 tem deixado os cientistas intrigados. Uma sequência de terremotos, furacões, tempestades e erupções vulcânicas tem causado grandes prejuízos humanos e materiais. Por esse motivo, os pesquisadores tem se valido de vários instrumentos para estudar e compreender melhor esse fenômenos, como imagens de satélite.
Com o uso destas imagens , é possível obter padrões de comportamento dos desastres naturais, certamente ajudando muito nas pesquisas que buscam prever e alertar as populações locais sobre a ocorrência destes fenômenos, minimizando assim perdas econômicas e de vidas.
Como maior agência espacial do mundo, a Nasa mantém uma rede de satélites meteorológicos e de pesquisa, em associação com outros países, sendo capaz de fazer um mapa minucioso do que acontece na superfície terrestre. Alguns acontecimentos recentes, como a erupção do vulcão na Islândia e o acidente com a plataforma de petróleo no Golfo do México podem ser vistos nas fotos abaixo. Confira!
Óleo no delta do Rio Mississipi (Estados Unidos)
Tempestade tropical Agatha (América Central)
Desmatamento na Floresta Amazônica: pontos vermelhos na foto (América do Sul)
Óleo derramado da plataforma da BP no Golfo do México chegando ao litoral da Flórida (Estados Unidos)
Mancha causada pelo óleo derramado no Golfo do México (Estados Unidos)
Cinzas e fumaça jogadas no ar pela erupção do vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)
Fonte: Uol Ciência
0 comentários