Desde dezembro passado, o mundo do futebol conhece a bola ofical da Copa do Mundo de 2010, a ser disputada na África do Sul. Fabricada pela Adidas, ela recebeu o nome de Jabulani, termo que significa celebração na língua Bantu.
E ela já rolou pelos gramados africanos, sendo a bola oficial da Copa das Nações Africanas, que teve a seleção do Egito como campeã do torneio. Em que pese a fraca atuação dos goleiros na competição africana, onde falhas se repetiram a cada jogo, a Jabulani tem tudo para ser a bola dos sonhos dos atacantes e o terror dos arqueiros, uma vez que, embora possua uma tecnologia construtiva das mais avançadas, ela possui muitas das características de sua antecessora, a Teamgeist, utilizada na Copa do Mundo da Alemanha. A bola usada em campos tedescos em 2006 foi bastante criticada pelos goleiros por sua aguda imprevisibilidade nos chutes e pela sua dificuldade em ser agarrada, por ser lisa demais.
Confira o vídeo divulgado pela Adidas, mostrando todos os processos de fabricação da bola. Interessante notar a simbiose do trabalho altamente preciso e tecnológico das máquinas com a sensibilidade dos operários em fazer o trabalho de acabamento. Enjoy!
0 comentários