Apesar da importância, a posição de goleiro ainda não é devidamente reconhecida no meio do futebol. É uma máxima cruel que permeia o futebol desde os idos tempos da bola feita de couro de vaca curtido e chuteiras que mais pareciam coturnos: o goleiro pode impedir 10 gols durante uma partida, mas se falhar em apenas um lance, será criticado por toda a semana (dependendo da gravidade da falha, a chacota pode durar a vida inteira, vide o caso do goleiro do Brasil na Copa do Mundo de 1950, Barbosa). Este quadro vem mudando gradativamente, com goleiros tornando-se ídolos da torcida tão importantes e respeitados quanto um atacante. Podemos citar apenas 2 exemplos no Brasil, a título de ilustração: Rogério Ceni no São Paulo e Marcos no Palmeiras. Em reconhecimento aos grandes goleiros que estão construindo a história do futebol neste começo de século XXI, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), ligado à FIFA, divulgou a lista com os melhores goleiros de futebol do século XXI.
Lista da FIFA sem polêmicas (ALELUIA!)
Afinal, temos uma lista que provavelmente não suscitará tantas polêmicas assim entre os torcedores. O fato do goleiro da Juventus de Turim e da seleção da Itália, Gianluigi Buffon, ocupar o topo da lista não é mero acaso: o arqueiro italiano tem uma carreira incrivelmente regular, com atuações seguras, pontuadas por defesas espetaculares. Essas qualidades o levaram a ser o titular da seleção italiana campeã da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.
Goleiros brazucas mandando bem
E os brasileiros da lista? Bem, por uma questão ainda não muito explicada, goleiros europeus sempre foram mais badalados que os brasileiros, mas essa é uma situação que vem mudando. Desde a década de 90, a qualidade dos goleiros brasileiros vem crescendo substancialmente e de forma constante, fazendo com que eles ganhem espaço como titulares das grandes equipes do continente. Num movimento pioneiro iniciado pelo tetracampeão Taffarel, que atuou na Itália por muitas temporadas, o fato é que chegamos no ponto de ver goleiros made in Brazil defendendo a meta de grandes clubes, como Júlio César na Inter de Milão, Dida no Milan, Helton no Porto de Portugal e Gomes no Tottenham da Inglaterra.
Para não deixar muitas dúvidas, vamos colocar aqui compilações com as maiores defesas protagonizadas pelos três melhores goleiros do mundo no século XXI, segundo a IFFHS. Tem muito atacante tendo pesadelos até hoje com os milagres operados por esses boleiros, cuja posição nem era tão valorizada, mas que hoje são decisivos para vencer partidas e campeonatos.
1º lugar: Buffon (Itália) – titular absoluto da Itália na campanha vencedora da Copa do Mundo 2006, suas atuações impecáveis e seguras, aliada a uma liderança natural dentro de campo, o tornaram um dos melhores goleiros da Europa em todos os tempos.
2º lugar: Casillas (Espanha) – no gol do Real Madrid e da seleção da Espanha desde as categorias de base, Casillas teve seu momento maior de glória ao levantar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, na condição de capitão do time da Espanha.
3º lugar: Petr Cech (República Tcheca) – tido como o melhor goleiro da Europa por parte da imprensa européia, o goleiro tcheco ganhou grande destaque ao defender o estrelado time do Chelsea, campeão inglês depois de um jejum de décadas.
Quer ver a lista completa? É só conferir aqui os 30 primeiros colocados da lista de melhores goleiros do século XXI, em especial ao posicionamento dos brasileiros. No meio de tantas feras, é interessante descobrir em qual posição estão nossos arqueiros, defendendo times europeus e sulamericanos
- Dida
- Júlio César
- Rogério Ceni
- Marcos
- Gomes
- Doni
Eu concordo com a lista. Aleluia mesmo, finalmente a fifa acerta kkkk
eu não concordo com a cbf acho que o valdes do barcelona e fabio do cruzeiro deveria estar relacionado.
OS VIDEOS SÃO PESSÍMOS POIS NÃO TEM BRASILEIROS
EM NENHUMA POSIÇÃO