A ‘arte’ de modificar os carros de acordo com os gostos do seu dono, conhecido como tunning, têm adeptos em todo o mundo. Carros tunados para todo gosto e bolso podem ser encontrados até nas periferias das cidades brasileiras, mas o que fazem no Japão beira o ridículo.

Dentro da subcultura do tunning japonês, existem várias subdivisões: tem as que admitem somente carros esportivos, outras só entram carros antigos japoneses e tem também aquelas onde o que vale são carrões de luxo super-rebaixados e com pneus mais finos que as rodas. Mas sem dúvida nenhuma, o mais o estilo mais chamativo é o Bosozoku (algo como ‘gangue corredora violenta’, em japonês). Nada do que possa ser descrito aqui pode explicar a intenção desses japoneses e seus carros semelheantes a robôs de mangás dos anos 80 ou Pokémons da década de 90. São apenas caricaturas de automóveis, onde nenhuma das modificações melhoram qualquer aspecto do carro, muito pelo contrário. Confira nas fotos:
















E que ninguém aqui invente de copiar nossos irmãos japoneses nesse aspecto, ok? Porque aqui já nos bastam os tuneiros, os ‘mano’, com seus Chevette, Fusca e Gol quadrado mais enfeitados que um árvore de natal, achando que estão arrasando. Tsc, tsc…

Acho que no Japão não existe vistoria veicular ou os caras vivem molhando a mãos dos amarelinhos. (amarelinhos? ahspodfihapsodifhapsodfhaspodif)