Não tá fácil a vida de ninguém, principalmente no mundo corporativo. Num ambiente em que a competividade é mais do que exarcebada e todos fazem de tudo para vender seus serviços e produtos, as empresas contam com as ferramentas de marketing para sobressaírem umas sobre as outras. Cada vez mais inusitadas e sofisticadas, quase sempre elas acertam diretinho no público alvo e cumprem seus objetivos. Mas também quando erram, é um Deus nos acuda nos departamentos de marketing e jurídicos dessas corporações.

É aquela coisa: na cabeça dos marqueteiros ,a idéia é tão boa, mas tão boa, que é impossível que ela saia errado. Mas basta eles esquecerem de analisar todas as variáveis envolvidas numa ação de marketing para que tudo vá por água abaixo num piscar de olhos. Por exemplo:
- Comportamento do consumidor
- Tipo de promoção
- Público alvo
- Brindes oferecidos e muitos outros
De fato, a percepção destes detalhes ajuda muito a evitar erros bobos. E aí você se pergunta que tipo de profissional anda preenchendo as vagas no marketing de grandes e respeitadas empresas. Selecionamos alguns fails em 2011 só para você terem uma noção:
Pepsi: tem, mas acabou

A Pepsi lançou uma promoção em setembro de 2011 tendo como mote o famoso ‘leve 2, pague 1’, válido para todas as embalagens de Pepsi disponíveis no mercado. Só que a empresa não contava com uma procura tão grande: alguns supermercados ficaram sem qualquer produto da marca antes do meio dia do sábado, revoltando milhares de clientes que deram viagem perdida em busca da tentadora oferta, dando de cara com gôndolas vazias.
A demanda não prevista pela Pepsi custou, além do prejuízo para imagem da marca, aumento das vendas de Coca Cola, com comerciantes oferecendo a marca concorrente em alguns estabelecimentos para acalmar a multidão enfurecida.
Bob’s odeia muito tudo isso

Para atender as 80 mil pessoas que diariamente assistiam aos shows do Rock in Rio 2011, foi instalada uma unidade do Bob’s na praça de alimentação do evento, que conseguiu bater o recorde mundial de venda de sanduíches, chegando a vender 79 mil unidades no primeiro sábado do festival. Para comentar o feito, o dono do Rock in Rio, Roberto Medina, dava uma entrevista ao vivo para o canal Multishow mas na hora de citar o nome da lanchonete, ele pronuncia McDonald’s em alto e bom som. Pior que isso: nem uma retificação ele fez depois.
O pessoal do Bob’s deve ter amado investir em patrocínio e na estrutura do Rock in Rio e ter seu nome trocado pelo do principal concorrente em rede nacional, pelo dono do espetáculo.
Knorr não dá canja

‘Uau, vamos fazer uma ação de marketing no BBB11, é o programa mais assistido da TV, vamos nos dar bem’, devem ter pensado os marqueteiros da Knorr, tradicional marca de alimentos. Daí bolaram uma prova do líder de ‘altíssimo’ bom gosto onde os participantes se fantasiavam de galinha enquanto eram cozinhados em fornos gigantes.
Em determinado momento, por tédio ou sem ter mais o que fazer, os BBBs começaram a cantar o jingle da Maggi (o caldo nobre da galinha azul) sem ter noção que estavam citando o principal concorrente da Knorr.
Podem até alegar que o calor ao qual estavam sendo submetidos cozinhou o cérebro dos BBBs, mas duvido que a Knorr faça outra ação no BBB tão cedo.
Globo troca as bolas

A Globo também aprontou. Durante a transmissão em tempo real do jogo entre Botafogo e Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro, alguém responsável pela parte de vídeos colocou, ao invés dos gols do jogo, uma chamada para um programa de conteúdo adulto do site Sexy Hot. A gafe ficou bons minutos no ar, gerando protestos de gente que não queria ver aquilo em horário tão inapropriado.
Então, é o que temos de mais grave em termos de marketing fail em 2011, por enquanto. O pessoal ainda tem toda a segunda quinzena de dezembro para mostrar como não se fazer ações de marketing.
kkkkkkkkkkkkk…muito legal…adorei…nem tinha percebido…rs
NOSSA CADA COISA, CADA FURO MAIOR KE OUTRO,VAMOS PRESTAR MAIS ATENÇÃO. KKKKKKKKK!!!!!!!!
CADA FURO MAIOR KE O OUTRO,VAMOS MELHORAR NO ANO KE TÁ CHEGANDO MINHA GENTE.KKKKKKKKKKK