Desde que os carros tomaram conta da paisagem mundial, no fim do século XIX e início do século XX, o mundo nunca mais foi o mesmo. A invenção mais importante do século XX mudou para sempre os conceitos de mobilidade e foi a pedra fundamental da segunda onda da Revolução Industrial. Toda uma cultura gira em torno do automóvel, e um dos tópicos mais interessantes trata sobre os diferentes motivos que levam um determinado país a adotar diferentes mãos de direção em suas vias: pela direita, amplamente difundida no ocidente, e pela esquerda, presente no extremo oriente, alguns países da África, dentre outros.

O fato de se dirigir pela direita da via se deve muito aos americanos, pois com a produção em massa introduzida por Henry Ford e a predominância de carros e projetos americanos espalhados por todo o Ocidente, mais países passaram a seguir o padrão americano de sentido de direção. Uma outra lenda dá conta que essa preferência pela direita serviria também como uma forma de renegar tudo que fosse de origem do colonizador inglês. De fato, a mão de direção à esquerda se espalhou principalemnte nas antigas possessões do Império Britânico, como Índia e países da África sub-saariana.
O fato é que essas diferenças estão arraigadas na cultura dos povos e muito dificilmente os motoristas destes países aceitariam mudar o lado em que trafegam, em troca de uma alegada uniformidade, além dos evidentes e indesejados custos com atroca e a adaptação de seus veículos. Clicando no botão abaixo você acessa um mapa mundi interativo para ter uma idéia de quais países adotam a mão à direita (em vermelho) e em quais a circulação se dá pela esquerda (em azul). Confira!
Fonte: Charts Bin


Muito bom em ..!