Você já ouviu falar de graffiti reverso? Não? Eu também não conhecia a nova forma de grafitar até conhecer o trabalho dos rapazes do coletivo sul-africano Dutch Ink. Bom, graffiti reverso é processo de criação no qual o artista dá forma às imagens limpando paredes sujas ao invés de marcá-las com sprays.

Os amigos Martin Pace, Stathi Kougianos, JP Jordaan e Nick Ferreira , que respectivamente, usam os apelidos, Mr. White, Mr. Red, Mr. Yellow e Mr. Black sairam pelas ruas de Durban – cidade da África do Sul – limpando as paredes.
O interessante é porque o graffite reverso, além de uma consciência ecológica, é uma arte efêmera. O desenho vai embora ao passo que o local vai sendo sujo-poluído outra vez.
Na arte abaixo você observa que os rapazes fizeram o graffiti reverso a partir de moldes em formato de pássaros. Eles desenharam-pintaram-picharam-limparam um verdadeiro bando de pássaros. O nome do trabalho é Flight 101. Para conhecer mais sobre o trabalho dos artista clique em Dutch Ink.



Mas pensando bem, o PutsGrilo já tinha feito uma postagem relacionada ao um tipo de graffiti reverso, mas na época a gente não sabia que essa arte se chamava dessa forma.
Fonte: Zupi

0 comentários