Famosas empresas e seus produtos inesperados

jun 6, 2012 | Curiosidades | 2 Comentários

A imensidão de corporações existentes, fabricando quase tudo que consumimos no dia a dia, nos impedem de enxergar pequenas minúcias do mundo empresarial bastante interessantes. Por exemplo, uma determinada empresa, especialista num nicho específico de mercado, pode muito bem desenvolver tecnologia para ingressar num ramo totalmente diferente. E quanto maior for o conglomerado industrial, maiores são as possibilidades de sair, do mesmo complexo industrial, produtos tão diversos como uma tela LCD ou um container de navio.

Famosas empresas e seus produtos inusitados

Surpreendentes produtos saídos de onde menos se espera

São coisas do capitalismo. Grandes empresas costumam comprar pequenas empresas por diversos motivos. Os mais comuns são absorver novas tecnologias, acabar com a concorrência e aumentar sua penetração no mercado com uma linha popular de produtos. Mas o mais interessante dessas empresas que fabricam produtos tão diferentes pelas quais ficaram famosas é que pouca gente, no fim, dá conta disso. Muitas vezes, são produtos direcionados a um público bem específico, sem grandes investimentos em marketing e ‘se vendem’ sozinhos. Evidentemente, isso não é uma regra, mas aplica-se à maioria dos casos. Vamos conhecer alguns desses produtos feitos por quem você menos esperava:

Famosas empresas e seus produtos inusitados

Rolls-Royce: muito mais conhecida do grande público como a montadora fabricante dos carros mais luxuosos do mundo, a Rolls-Royce tem importância significativa em outra área, também ligada aos transportes: sua divisão de aviação fabrica turbinas para diversos aviões utilizados na aviação civil e militar, de jatinhos executivos ao extra-grande Airbus A380. Quem já viajou de avião, provavelmente o fez numa máquina impulsionada por motores feitos pelo tradicional fabricante inglês. Não tem o mesmo glamour de andar numa limusine da marca, mas ainda vale, né?

Famosas empresas e seus produtos inusitados

Samsung: o conglomerado sul-coreano engloba não só a fabricação do toda sorte de eletrônico que você possa imaginar como também seus tentáculos atingem ramos diversificados como o hoteleiro, imobiliário, bancário, aeroespacial e o de entretenimento. Pouca gente sabe, no entanto, que a Samsung também fabrica automóveis: em associação com a Renault, ela fabrica para o mercado coreano carros com sua marca desde 1994. E o sucesso começa a aparecer: o Renault Fluence vendido no Brasil desde 2011 nada mais é que um Samsung SM3 com pequenas modificações estéticas.

Famosas empresas e seus produtos inusitados

Hyundai: aqui no Brasil a marca coreana é conhecida por fabricar ‘os melhores carros do mundo’ (nas palavras da própria). Esse tom de publicidade que beira a arrogãncia é coisa do importador brasileiro, mas não vem ao caso. Os carros são bons, de fato, mas tem outro meio de transporte onde a Hyundai é destaque: navios de carga. Os maiores e mais modernos navios-cargueiros do mundo são feitos nos estaleiros coreanos. E isso não é texto de anúncio da Hyundai.

Famosas empresas e seus produtos inusitados

General Electric: no Brasil, a maioria das pessoas só conhecem os eletrodomésticos da linha branca da GE: geladeiras, máquinas de lavar, lava-louças e aparelhos de ar condicionado. Mal sabem que a GE é uma das maiores empresas do mundo, atuando em quase todos os setores da economia, da geração da energia, passando pela fabricação de turbinas de avião, turbinas de hidrelétricas e automação industrial e comercial até chegar em ramos inusitados, como seguros de saúde, financeiras e equipamentos médicos.

Famosas empresas e seus produtos inusitados

Bayer: uma das maiores fabricantes de produtos farmacêuticos e remédios do mundo também se faz presente em diferentes campos. Ter um amplo know-how no setor químico possibilita a Bayer de fabricar desde a famosa Aspirina (da qual foi a inventora) até pesticidas, plásticos, gases industriais e até colas.

Famosas empresas e seus produtos inusitados

Philips: muito mais conhecida por seus aparelhos eletrônicos como TVs, DVDs players e aparelhos de som, poucos conhecem a divisão de healthcare da Philips. Traduzindo, a marca holandesa tem tradição na fabricação de equipamentos médicos de alta tecnologia, incluindo aí modernos aparelhos de diagnóstico por imagem (mais conhecidos por tomógrafos). Dizem por aí que essa divisão da empresa é muito mais lucrativa do que a de eletrônicos.

‘Mas Ricardo, todas as grandes empresas tem esse perfil de fabricar coisas diferentes, por que você citou só essas?’ Calma, jovem gafanhoto. Estes são os exemplos mais caros a mim e também os mais interessantes que julguei trazer a vocês, nossos leitores. Como de costume, caso queiram incluir outros exemplos, nossa caixa de comentários está à sua inteira disposição.

2 Comentários

  1. Fabio

    Além do que o texto diz, Rolls Royce e General Eletric também atuam em fabricação de equipamentos para reatores de usinas nucleares, sendo que a Rolls Royce de carros pertencente a alemã BMW não possui nenhum vinculo com a Rolls Royce que faz turbinas de avião, as origens são as mesmas, e os nomes também, mas são empresas distintas.

    Responder
  2. W. Oliveira

    Se não me engano a Samsung faz cimento tbm.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *