Uma universidade de Jerusalém está reinventando um mundo de cores para deficientes visuais. É através de um novo aparelho ligado a um computador e conectado a um usuário com cegueira congênita faz com que ele enxergue formas e luminosidade.
Uma ideia vislumbrante reside na ideia de que o cérebro humano não é um órgão somente sensorial, mas sim um órgão tarefa que pode ser acionado com áudio e ativar regiões do cérebro responsável pelo sentido da visão.
Esses estímulos têm demonstrado a eficácia de estudos e pesquisas como este dispositivo mecânico que possui um óculos e fones para estimular a visão do usuário.
Como Funciona o Aparelho que Estimula a visão dos Cegos
Logo de cara, lhes digo: não é que o novo equipamento vai dar olhos aos deficientes, mas ele pode dar formas e identificar objetos, pessoas e sons através do áudio que recebe como estímulo para o cérebro. Abaixo, uma fotografia que explica como funciona:
E o vídeo que ilustra bem como um cego pode realizar atividades normais do cotidiano com o dispositivo:
Avanços Tecnológicos no Brasil
No Brasil, a busca por melhorias na saúde visual avança. Prova é tanta que grupos de universidade e especialistas brasileiros já desenvolveram uma prótese para visão artificial.
O Argus I é outro dispositivo que tem 16 pontos de estimulação elétrica acoplado na retina, o que permite, a pacientes que receberam o implante, uma percepção de luz. O segundo projeto segue a mesma linha, mas já possui 60 pontos de estimulação o que facilita a diferenciação de formas, ambientes e realização de tarefas do dia a dia e exercícios visuais.
A ideia é avançar ainda mais e conseguir que os implantados consigam ler, reconhecer faces e caminhar sem auxílio.
O Lt. La Forge na primeira imagem (O homem negro, que usa um scaner nos olhos), do Star Trek: Next Generation não enxerga da mesma forma que alguém que consiga enxergar normalmente. O sonho do George La Forge é conseguir enxergar como um humano normal. Teve um episódio que o First Commander Riker recebeu a onipotência do Q, e deu uma visão normal ao La Forge. O La Forge ficou muito feliz e entrou em êxtase, mas quis ficar cego novamente, pois ele não gostaria de agradecer a Q pela visão. Afinal, o Q é como se fosse um vilão para o Jean-Luc Picar e sua tripulação…