Sabe aqueles vídeos incríveis que mostra a evolução, geralmente de um ambiente, ao longo dos anos? Esses vídeos acelerados usam uma técnica chamada de Time-lapse. E até nisso o Google resolveu se meter.

time-lapse

Junto com a Universidade de Washington, uma equipe do Google desenvolveu um método para automatizar os Time-lapses. E pra isso foi necessário nada mais nada menos que 86 milhões de fotos ao redor do mundo e um trabalho louco para chegar a estes resultados incríveis.

O conteúdo vem de sites de compartilhamento de fotos como Flickr e Picasa. Como alguns objetos são muito fotografados e publicados nestes sites, a Google percebeu que era possível desenvolver este novo método.

O método consiste em fazer uma varredura de fotos similares nestes sites e realizar ajustes. As fotos deveriam estar no mesmo ângulo para que fossem classificadas por data e ajustados o enquadramento, iluminação, saturação, tonalidade e nitidez.

O trabalho resultou em sequências que mostra algumas geleiras diminuindo, cachoeiras diminuindo, deterioração do ambiente, construção e restauração de prédios e muito mais. Um belo trabalho que resultou em um vídeo incrível, com várias partes do mundo representadas. Confira abaixo!

•••