Em agosto deste ano, um vídeo bombou na web e já passa de 3 milhões de visualizações. Muitas pessoas passaram a se questionar: Isso é loucura dessas pessoas, uma pura montagem (mentira) ou eles foram geniais o suficiente para conseguir fazer isso sem qualquer perigo? Ou seria simplesmente Marketing Viral?

Megawoosh: Loucura, Mentira ou Genialidade?

Pois bem. Muitos blogueiros publicaram o vídeo sem saber a resposta. E não somos nós que vamos esclarecer tudo. Temos alguns argumentos para defender uma tese, mas eles não são soberanos.

O fato é que o vídeo diz tratar-se de um experimento de um alemão chamado Bruno Kammerl. Ele teria montado o maior tobogã do mundo e batizado de Megawoosh.

No vídeo, ele próprio escorrega em um imenso tobogã, voa pelos ares por 35.2 metros de distância e cai em uma piscina. Impossível? Alguns dizem que bastava fazer testes com um boneco com o mesmo peso e tudo estaria certo, mas eu, particularmente, não acredito muito nisso.

Veja o vídeo abaixo e tire suas conclusões.

Não acredito que seja real, principalmente porque algumas pistas denunciam que este é nada mais nada menos que um belo exemplar de marketing viral. Se você não sabe bem o que é isso, eu explico.

Marketing Viral é uma estratégia adotada para divulgar um produto ou marca de forma que ela se propague naturalmente e alcance o maior número de pessoas por um custo bem menor do que se fosse anunciado.

O burburinho causado, põe a marca na mente das pessoas sem sequer elas perceberem. E ainda sem incomodar, como acontece com a publicidade / propaganda em alguns casos. Além de tudo isso, é utilizada uma linguagem de vídeo amador, para fazer com que o vídeo seja mais acreditado e não pareça ter recursos o suficiente para ter sido manipulado.

Pois bem. Não sei se você percebeu, mas no fim do vídeo aparece o endereço www.megawoosh.com. Ele te leva a uma página que mostra o projeto que seria patrocinado pelo Microsoft Office. E mais: no making of, é revelado que os cálculos para a concretização da ‘brincadeira’ foram feitos utilizando programas da suíte da Microsoft.

Existe forma melhor de mostrar que seu produto é bastante eficiente e pode te ajudar a fazer coisas consideradas impossíveis? Pois foi isso que pensou a agencia MRM Worldwide, contratada para tal.

O site e-Farças defende essa tese veementemente e o PutsGrilo!com está de acordo. O que você acha?

1 comentário

  1. Ricardo
    21/09/2009 às 11:26 am [+]

    Esta foi de verdade uma grande campanha viral, uma vez que foi espalhada por todo o lado, com milhões de visionamentos, e toda a gente falava porque não sabiam se era ou não verdade e de quem era o video.

    Jogada de mestre da Microsoft!