Beowulf

Ontem ganhei um par de convites para assistir à pré-estréia do filme “A Lenda de Beowulf“. Não sei se não houve uma boa publicidade do filme ou se estou trabalhando demais e não fiquei sabendo do fenômeno que o filme é. O fato é que não conhecia e fui ? pré-estréia porque ganhei os convites. Para minha surpresa o filme é muito bom e já é um sucesso de bilheteria.

O filme é uma adaptação ao cinema do poema épico inglês homônimo (entre 700-1000 d.C.), roteirizado por Neil Gaiman (Sandman) e Roger Avary (Regras da atração) e conta a história de um povoado dinamarquês da Ilha de Sjaelland que está sendo assombrado pelo demônio Grendel (Crispin Glover) e o Rei King Hrothgar (Anthony Hopkins) oferece um dragão de ouro ao guerreiro que conseguir matá-lo. Beowulf (Ray Winstone) é um deles e o faz. No entando, a história não para por aí. A mãe (Angelina Jolie) do monstro se revolta e se vinga, mas não da forma mais brutal. Essa monstra, se é que podemos chamá-la assim, é praticamente uma sereia, que usa o encanto para atingir seus objetivos. O resto não vou contar para não estragar a surpresa de quem irá assistir e não conhece a lenda.

Na minha opinião a lenda não tem uma história muito elaborada, como a maioria das outras que conheço, visto que lendas são populares, mas traz elementos metafóricos bem legais, como também é de praxi. A estética do filme, no entanto, não deixa nada a desejar. É todo animado em 3D – o que me surpreendeu pois achava que seria filmado com atores reais – por computador no estilo de O expresso polar, com captura de movimento e características físicas do elenco e tem direção de Robert Zemeckis (De volta para o futuro, Náufrago, O Expresso Polar, Forest Gump).

Beowulf

No elenco estão somente Anthony Hopkins, John Malkovich, Robin Wright Penn, Alison Lohman, Brendan Gleeson, Dominic Keating, Ric Young e Chris Coppola.

Beowulf Beowulf Beowulf

SOBRE A LENDA

Beowulf Beowulf

Beowulf (c. entre 700-1000 d.C.) é um poema épico tradicional, escrito em inglês antigo com o emprego de aliteração. Com 3.182 linhas – mais longo do que qualquer outro poema em inglês antigo -, representa aproximadamente 10% do conjunto da literatura anglo-saxã. O poema não contém um título no manuscrito, mas é conhecido como Beowulf desde o começo do século XIX. É o mais antigo poema escrito em língua moderna e dos mais célebres poemas épicos, um marco na lieratura medieval.

O poema narra as aventuras do herói homónimo, que viaja ? corte do rei Hrothgar para o livrar da terrível predação do demónio Grendel, um verdadeiro símbolo do mal encarnado, que devora homens inteiros. Beowulf vence e mata Grendel em duelo, utilizando por arma apenas as suas mãos nuas. Seguidamente, a mãe de Grendel vem vingar a morte do filho com novas carnificinas. Beowulf segue o seu rasto até uma caverna submarina onde a combate e vence. O relato então é cortado por um longo hiato temporal e encontramos o mesmo Beowulf, já idoso e rei entronado do seu país, que volta ? ação e intenta a façanha de livrar o seu reino de um dragão, que fora acordado por um servo que roubara uma taça do seu tesouro. Beowulf ataca o dragão na sua própria caverna, mas apenas consegue matá-lo a custo da sua própria vida. O poema termina com o funeral do rei e herói.

Este épico poema serviu como uma das fontes de inspiração para a obra de Tolkien, O Senhor dos Anéis.

BILHETERIA

Primeiro fim de semana nos Estados Unidos:

1. “Beowulf,” $28.1 million.
2. “Bee Movie,” $14.3 million.
3. “American Gangster,” $13.2 million.
4. “Fred Claus,” $12 million.
5. “Mr. Magorium’s Wonder Emporium,” $10 million.
6. “Dan in Real Life,” $4.5 million.
7. “No Country for Old Men,” $3 million.
8. “Lions for Lambs,” $3 million.
9. “Saw IV,” $2.3 million.
10. “Love in the Time of Cholera,” $1.9 million.

CRÍTICA

Para quem conhece o poema épico, um dos mitos fundadores da literatura inglesa, talvez estranhe o longa, que tem pouco em comum com a obra original. Com exceção, é claro, dos personagens, e algumas situações que remetem à famosa epopéia.

No intuito de amenizar certas deficiências no roteiro, ´Beowulf´ tenta se sobressair no quesito recursos visuais. No entanto, a performance capture, geralmente utilizada como técnica auxiliar, domina todo o processo de criação. O resultado é aquele aspecto fantástico, porém esquisito, um misto de desenho animado e daquelas estátuas de cera (digno de um belo exemplar do museu francês Madame Tussauds). Tá duvidando? Repare então em Angelina Jolie, a bruxa sedutora.

A resposta para esse efeito surreal está na própria técnica de captura de movimentos dos atores – nesta prática, eles atuam em frente a uma tela vazia, travestidos de macacões com sensores que transmitem para o computador suas expressões. Segundo filme de Zemeckis, ´Beowulf´ segue a mesma tecnologia de ´O Expresso Polar (2004)´, longa anterior do cineasta.

IMAGENS

Beowulf Beowulf Beowulf

POSTERS

Beowulf Beowulf Beowulf Beowulf

TRAILER

4 comentários

  1. Guilherme Lautenschläger
    01/12/2007 às 11:21 am [+]

    Estamos no blogblogs.com.br sim e também no technorati.
    Gostariamos de parceria por link em postagens, primeiramente pq você diz que é possível ser feita. E também por considerarmos uma das melhores formas de integração existente na blogosfera, estreitando os laços entre os blogs envolvidos, e por dar uma visibilidade maior do que parceria por troca de banner’s e link’s.
    Nós, por exemplo, poderiamos copiar um post seu que gostarmos e colocar os créditos no final, ou fazer um texto sobre determinado assunto que envolva o nome do seu blog (linkado) nele. Temos outra forma de envolvimento com outros blogueiros, que se chama “Colaborador por um dia”, onde enviamos um convite para outro blogueiro se juntar ao Caixa PreTTa por um dia, podendo postar o que quiser, e fazer seu jabá… Vários já participaram por lá, os nomes mais sonantes foram o Fred do Jacaré Banguela e a Dani Koetz.
    Se você se interessar, é só pretender o grito.
    Um abraço.

  2. Antonoly
    02/12/2007 às 10:45 pm [+]

    Oi, fui indicado(votado)ao prêmio por três pessoas: A Ana do blog http://www.ooutroblogdaana.blogspot.com
    o Sidcafeína do blog cafeinasonaobasta.blogspot.com
    e o Mauricio do blog neuronionervoso.blogspot.com

    Um abraço!

  3. EAD
    04/12/2007 às 5:04 pm [+]

    Essa lenda eu li mais d mil vezes!!!
    mas o filme eh bom

  4. filipe
    23/08/2011 às 9:38 am [+]

    o f e maneirooooooooooooooooooooooooooooooooo