Em períodos pós acidentes aéreos, muita gente desenvolve um repentido e natural medo de viajar de avião.

Aviação: O Tráfego de Aviões no Mundo em Vídeo

Sempre se fala na mídia que viajar de avião é seguro. Mais até do que de carro. Mas é difícil as pessoas acreditarem ao verem a quantidade de vidas perdidas em acidentes com aviões, como aconteceu recentemente com o Airbus 447 da AirFrance ou há alguns anos com a Gol e a TAM.

O que amedronta muita gente, no entanto, é a incapacidade de reação, a impotência diante de uma situação de perigo nos céus.

Mas viajar de avião é, sim, mais seguro que de carro. Os acidentes e mortes em acidentes de carro acontecem diariamente. A vítimas são incontáveis. Já os acidentes aéreos acontecem em uma probabilidade bem inferior.

E para quem acredita que existem acidentes aéreos demais para a quantidade de voos, se engana. Confira o vídeo abaixo em que cada ponto amarelo é uma aeronave no mundo inteiro.

Assim, podemos perceber o fluxo de aviões e ter uma noção mais clara de quantas aeronaves circulam diariamente dos céus do planeta Terra. Podemos notar também que o fluxo aéreo Estados Unidos – Europa ocorre normalmente durante o dia enquanto o sentido inverso ocorre durante a noite.

•••