Essa é uma dica que trago diretamente de um blog que começou com o pé direito, o Mc’Pode?com. É que o presidente Lula sancionou a nova Gramática da Língua Portuguesa, claro, no Brasil. Agora, todo mundo precisa reestudar português para que tudo fique ok e não haja novos erros em seus textos.

Nova Gramática da Língua Portuguesa: Reveja seu Português

Acontece que já tem um bom tempo que os países que têm a língua portuguesa como oficial estão tentando criar um padrão único para todos. O Brasil se dispôs logo e aceitou o acordo. Agora, a mudança já está valendo. Podem pesquisar as novas regras e aprender a usá-las.

Nova Gramática da Língua Portuguesa: Reveja seu Português

Jornalistas, atualizem-se. Blogueiros, atualizem-se. Galera, atualize-se. Ô.ô
Para saber tudo o que mudou na gramática, veja resumidamente algumas mudanças:

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y.

Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas.

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis.

2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.

Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece.

3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).

4. Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.

- Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3a pessoa do singular.

- Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição.

- Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.).

- É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara.

5. Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.

6. Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar e quir. Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo.

a) se forem pronunciadas com a ou i tônicos, essas formas devem ser acentuadas.

b) se forem pronunciadas com u tônico, essas formas deixam de ser acentuadas.

1. Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h.
Exceção: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h).

2. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento.
Exceção: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o.

3. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s.

4. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras.

5. Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma vogal.

6. Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante.
- Nos demais casos não se usa o hífen.
- Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r.
- Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal.

7. Quando o prefixo termina por consoante, não se usa o hífen se o segundo elemento começar por vogal.

8. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen.

9. Deve-se usar o hífen com os sufixos de origem tupi-guarani.

10. Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos vocabulares.

11. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição.

12. Para clareza gráfica, se no final da linha a partição de uma palavra ou combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte.

Sempre se usa o hífen diante de h

1. Prefixo terminado em vogal:
- Sem hífen diante de vogal diferente
- Sem hífen diante de consoante diferente de r e s
- Sem hífen diante de r e s Dobram-se essas letras
- Com hífen diante de mesma vogal

2. Prefixo terminado em consoante:
- Com hífen diante de mesma consoante
- Sem hífen diante de consoante diferente
- Sem hífen diante de vogal

Vídeo da Semana

181 comentários

  1. Alfredo Rodrigues
    02/12/2008 às 11:13 pm [+]

    Valeu professor.

    Já começou a ajudar.

  2. graciene
    01/01/2009 às 10:09 pm [+]

    achei um absurdo

  3. graciene
    01/01/2009 às 10:11 pm [+]

    pra quem ñ sabe escrever foi melhor

  4. roseni da silva barros
    03/01/2009 às 9:49 am [+]

    aprede nova gramática

  5. Thááy
    03/01/2009 às 1:57 pm [+]

    Nao entendi nada

    dar pra ser mais claro.

  6. Framenguista
    05/01/2009 às 6:25 pm [+]

    Para um povo que nao sabe nem falar Flamnego, fica complicado ficar reinventando o B A BA.

    Perda de tempo…. Há questões mais prioritárias no momento.

    FRAMENGUISTA!!!!

  7. Adriano Rogerio
    05/01/2009 às 7:26 pm [+]

    Fico me perguntando se seria mesmo necessário fazer mudanças na Língua Portuguesa, penso que o sistema está muito equivocado. Eles deveriam mudar outras coisas.

  8. michele
    05/01/2009 às 9:36 pm [+]

    adorei o jeito agora e atualizarmos

  9. aryene
    06/01/2009 às 11:06 am [+]

    sua analfabeta…isso é um absurdo!pra conjugar verbo ja tem o passado,futuro e presente mais gente pra que o preterito perfeito ? e o imperfeito ? isso é só pro Brasil falar que é a lingua mais dificil dos ´paises ?!
    fala sério.. o governo nao tem mais nada pra inventar!
    inves de fazer coisas que as pessoas dão valor … como:
    fazer quadras para as crianças se divertirem … duvido que algum prefeito,algum governador vai fazer isso! eles só querem comer o dinheiro!se fosse pra tirar os corruptos iria acabar o predio de brasilia(esquecii o nome)…isso é o que eu penso e a maioria também !

  10. Fran
    06/01/2009 às 2:47 pm [+]

    O pobrema é a pranuncia, mas com um tempo nos adequere!
    mesmo purque, “Nois inscreve erado purque nois quer!!

    bjinhosss

  11. monica
    06/01/2009 às 7:03 pm [+]

    uma grande palhaçada.E quem vai prestar vestibular com eu.Já ñ é o bastante gravar todos nomes de biologia, fisica,quimica,geografia entre outras ainda ter que parar pra decorar todas essas regras que já tinhamos memorizado.

  12. LETICIA LIMA
    11/01/2009 às 9:37 pm [+]

    Sim,me explica mesmo o q o LULA FEZ MESMO COM A NOSSA MARAVILHOSA GRAMÁTICA.O que é q ele quer se metendo no q ele nao sabe?o q ele tirou agora?Pelo amor de DEUS me diga.beijos.E OLHA EU DOU GRAÇAS A DEUS DE
    SER BRASILEIRA.ADORO A NOSSA LÍNGUA,por exemplo,nos para aprendermos a lingua inglesa,é difícil,mas nao tanto pra eles aprederem a nossa.

  13. juliana
    12/01/2009 às 11:20 pm [+]

    Concordo com a Monica, já temos muitas regras gramaticais para serem gravadas no nosso pensamento, fora aquelas que até hoje tentamos adaptar no nosso dia-a-dia! Agora o Lula me vem com essa história de que, todas aquelas regras que apanhamos para aprender desde o colegial mudariam?! É….e o pior é que agora seremos obrigados a nos readaptar `s novas regras da nossa língua, porque caso contrário, seremos rotulados como burros e acomoados com as regras antigas!!! Aff!

  14. jordanna
    13/01/2009 às 9:17 am [+]

    é bom pra quem tem dificuldade em portuges.
    mas eu axo isso uma tristeza…
    estamos em uma luta para plantar arvores e agora com essas novas regras terão que arrancar as arvores para poder fazer novos livros e so quem vai ganhar algo de bom com isso são as editoras…
    e nós ganharemos mais coisas pra estudar.

  15. ALEX
    14/01/2009 às 3:30 pm [+]

    Percebe-se o quanto o pessoal tem assimilado bem o português. Impecável a escrita aqui.

  16. juliano
    14/01/2009 às 4:58 pm [+]

    É pelo jeito vai ser necessário muito mais do que uma simples mudança na gramática para esse povo aprender a escrever direito.

    he he he he he;…………….

  17. paulo
    17/01/2009 às 10:32 am [+]

    Olha galera, o culpa é nossa pq falamos muita giria, ai os gramaticos ver q caiu no gosto popular( eu viela) não mas vai ta certo na proxima reforma vai esta certo, o lula so canetou o q o povo fala q é a maioria pena q eles não tem escola então nos ta certo?

  18. Gustavo
    18/01/2009 às 10:30 am [+]

    Quanta ignorância! Essa nova mudança ortográfica tem o objetivo de unificar a língua portuguesa, não é inútil. Isso significa que no futuro nós vamos ler livros portugueses e brasileiros sem distinção e sem nos incomodar com aquelas palavras estranhas, como “Óptimo”. Também no futuro os programas de computador não vão ter uma versão de pt e outra pt_BR, o que facilita a vida de muita gente. Vocês ainda falam como se o Lula tivesse sido o culpado por isso! e ainda como se isso fosse algo que não pudesse ser realizado simultaneamente `s outras coisas do governo. É gente, vão estudar, mas não só Português, porque esse é o menor de seus problemas.

    Sem mais.

  19. Grilo
    18/01/2009 às 1:46 pm [+]

    Enfim, uma opinião sensata. Boa, garoto!

  20. antonia umbelina
    18/01/2009 às 7:31 pm [+]

    É verdade. Algumas pessoas estão mais preocupadas com o que o Lula faz ou o que deixa de fazer e se esquecem de suas próprias obrigações. Como as regras antigas que já sofreram várias mudanças em função das gerações só posso reconhecer que o Lula não está parado no tempo… Apesar de ser rotulado de analfabeto vem, a cada dia mostrando sua preocupação constante com a educação. Aliás, uma preocupação que nenhum dirigente altamente instruído, formado em instituição de renome, deu mais atenção depois que acabaram as propagandas políticas onde apresentava suas propostas de governo: trabalho, saúde e educação.
    Gustavo, gostei muito de sua seriedade para com o assunto. Tem muita gente que lê, acha graça e deixa por isso mesmo…

  21. CAmila
    18/01/2009 às 10:02 pm [+]

    è uma grande falta do que fazer…
    Aprendemos tudo de uma maneira… depois vem esses sem serviço e inventam moda.
    Para quem ainda não aprendeu a escrever é uma grande oprtunidade… Quem não gosta de novidades???

  22. lu
    19/01/2009 às 10:39 am [+]

    acho isso tudo uma perda de tempo, pois vale muito mais procurar aprender o que já temos do que errar ainda mais com essa gramática nova…
    esse povo inventa tanta coisa… eu hein, aff…
    poderia ter feito outras coisas mais úteis, como cuidar mais do social, das estruturas das escolas, reduzir as altas taxas do detran e por ai vai e como vai…

  23. luciane - piaui
    19/01/2009 às 10:46 am [+]

    tomara que essa mudança tenha sucesso mesmo, pois a maioria das mudanças não são bem aceitas… tudo que se vai começar necessita de muita calma, mas, acredito que no Brasil deveria ter mudanças mais importantes e muito mais úteis, como a retirada de uns políticos corruptos e bandidos… só q que tem… aff…

  24. Mariana
    19/01/2009 às 8:33 pm [+]

    Que loucura é essa!???

  25. antonielson
    22/01/2009 às 2:12 pm [+]

    oq é regras d nova gramática brasileira?

  26. leila
    23/01/2009 às 5:23 pm [+]

    Francamente eu adorei a nossa nova gramática é menos complicada ,agora so nos resta memorizar as novas regras.Parabéns Lula caminhando e inovando sempre!

  27. Marcia
    27/01/2009 às 1:03 pm [+]

    Acho que realmente é uma perda de tempo mesmo!!!

  28. Amanda
    27/01/2009 às 2:05 pm [+]

    Bom, primeiro fala pro Lula aprender o português. E pra mãe dele também, pq como ele mesmo disse: – Minha mãe nasceu analfabeta, num sei a de vcs mas a minha nasceu poliglota…auhiuahuahia É F@#$%&, anos estudando pra aprender a gramática, e quando enfim pude dizer que a dominava muda tudo. Só pra encher o saco mesmo né ?!

  29. johnatta
    28/01/2009 às 7:46 pm [+]

    eu nem ligei pra esta coisa ruim ,pois eu nao sei escrever mesmo

  30. adauto alves
    30/01/2009 às 11:22 am [+]

    gostei da reforma ortográfica foi excelente , deveria ter tirado mais acento das palavras o inglês por exemplo nao tem acento , noentanto é a potência que é. Precisamos simplificar mais o nosso idioma para que as futuras gerações não sofram tanto com coisa que nao servem de nada para nada .

  31. marcelo
    31/01/2009 às 11:50 am [+]

    Adorei as novas regras, embora nao tive tempo para estuda-las.
    Pabarens Lula, apesar das criticas seu governo esta com um grande indice de aprovaçao

  32. ISAQUE
    03/02/2009 às 11:22 am [+]

    Não sei o que é pior, aprender a nova gramática ou ler todos esses comentários com milhões de erros de gramática.
    Essa pessoa, deveria aproveitar a oportunidade para aprender Gramática e não ficar reclamando do que não sabe.

  33. Edjane meire
    04/02/2009 às 4:01 pm [+]

    Tem muita coisa para se mudar nesse país que deveria ter mais prioridade do que essa reforma ortográfica.Quer um exemplo? o código Penal brasileiro

  34. LOLA
    04/02/2009 às 9:15 pm [+]

    ja que eu nao sei quando devo acentuar, passarei a nao acentuar mais nada…

  35. lily
    08/02/2009 às 4:39 pm [+]

    fala serio,que loucura!!!!!!

  36. silvia
    10/02/2009 às 6:39 pm [+]

    Credo! Eu gostava tanto da ortografia como era…
    Agora tenho que rever meus conceitos… Fazer o que, né? Estudar, estudar e estudar.

  37. cinderela
    11/02/2009 às 8:58 am [+]

    achei ótimo estou comecando a se em forma …

  38. Any Lima
    11/02/2009 às 2:31 pm [+]

    Gostei.. Só vou sofrer um pouco no vestibular!Rsrs

  39. jacy
    12/02/2009 às 3:48 pm [+]

    Gostaria de saber mais sobre o assunto! ja que temos que entrar no novo conseito!!!!

  40. Cibelly
    13/02/2009 às 1:36 am [+]

    Acho uma perda de tempo pois hoje em dia são poucas pessoas que querem estudar para valer.
    O nosso país precisa de mudanças muito mais urgentes que não dar para esperar já a nossa gramática sim

  41. cedilma malta
    16/02/2009 às 7:46 am [+]

    Parabéns para quem gostou da mudança, vejo que são pessoas que sabem que precisamos de esta se renovando sempre e a nova gramatica veio para facilitar nosso portugues.Ai galerinha que não gostou deixe de preguiça e vão se reformar?

  42. Andréia
    16/02/2009 às 8:44 pm [+]

    Gostaria de saber se o correto em uma redaçâo se escreve (em)ou(que)na frase:

    Temos que cuidar do meio ambiente.

    qual deles se usa?

  43. Mônica
    17/02/2009 às 12:11 am [+]

    Concordo com a minha chara Monica.
    Isso tudo é uma grande palhaçada. Quem, vai fazer o vestibular sou eu. Porque não coloca o presidente para presta a prova? (me garanto que vou melhor que ele). Já não basta outras matérias, e eu vou ter que “aprender português” novamente?
    Isso vai prejudicar empresas tambeim, na hora de contratação e na digitação de relatórios.
    Me poupe, se fosse “viável mesmo”, porque não foi antes, quando eu estava na 1º série do ensino fundamental? – já que esse acordo ja era combinado desde 1990.

  44. ISAQUE
    17/02/2009 às 8:39 am [+]

    Não sou contra `s novas réguas ortográfica, mas vejo tantas outros setores que deveriam mudar, Saúde, Educação, Cultura e outros. Agora, “…renovar sempre nossa gramática…”, não vejo o inglês passando por esse tipos de renovação, isso é coisa de brasileiro mesmo que gosta de dificultar as coisas para poder aumentar a vende de livros como Atlas e Dicionários.

  45. marizelia lima
    18/02/2009 às 3:13 pm [+]

    como algumas pessoas disseram,não sou contra as mudanças mas poderia ter mudado no lugar do acento agudo,alguamas das regras dos ‘porque’.

  46. meco
    23/02/2009 às 4:43 pm [+]

    portugues la em cima não tem mais acento

  47. Ani
    25/02/2009 às 4:12 pm [+]

    O maior problema do ser humano é querer ficar na mesmice, e muitas vezes não notar que ele mesmo está mudando no decorrer do tempo. Se antes estudar sobre temas atuais eram importantes hoje estudar o futuro é vital. Ou acompanhamos ou seremos arrastados. Podemos “brigar, espernear, chorar,…”, mas, a novidades estão sempre acontecendo e isso é fato.
    Claro que respeito todas as opiniões e não cabe a eu criticar ou julgar ninguém, mas acredito que podemos usar a balança do bom senso e ver se lamentações nos serão úteis.
    abs. a todos

  48. Lourdes
    26/02/2009 às 5:11 pm [+]

    Acho valido a mudanca,ja que trara melhoras para a lingua Portuguesa,mas para que fazer tantas mudancas e o Pais esta um caus em saude e em educacao,precisamos encontra meios de acabar com o analfabetismo isso sim,abracos.

  49. Ana paula
    02/03/2009 às 1:14 pm [+]

    E muito enteresante a mudança,mas vai da um probleminha para colocar tudo na cabeça.

    abraços a todos.

  50. JOANA
    02/03/2009 às 10:15 pm [+]

    Bem não sei mas essa NOVA** grámatica que veio ajudar so esta atrapalhando.Bem eu sei que será dificil se adpatar mas será por uma boa causa, a intregação dos outros paises que adotaram o português como idioma local. Beijos :*

  51. dedey
    04/03/2009 às 8:56 am [+]

    Achei legal quem não sabe o que significa a nova gramática por favor não camente nada é melho.

  52. Ariadne
    05/03/2009 às 9:16 am [+]

    Seria mais facil retirar o acento de todas as palavras… Pq pra quem ja se formou a mais tempo aprendeu um monte de regras e agora elas mudaram!!! Vai entender?!

  53. itamar ruffeil
    07/03/2009 às 4:50 pm [+]

    Deu para aprender um pouco sim..
    mais acho que falto mais exemplos…
    uma explicação mais clara…

  54. Ana Clara
    08/03/2009 às 12:38 pm [+]

    Eu odieiii
    Pioro td
    em vez de ajudar faz e complica
    Eu odiei…
    o mundo com tanta coisa pior pra resolver
    aii vai resolçver GRAMÁTICA –>Perca de tempo

  55. Elza
    10/03/2009 às 3:34 pm [+]

    Um desrespeito com o povo brasileiro. O que essas pessoas pensam? será que não teem (com acento ou sem acento agora?) nada mais importante para fazer, por exemplo, mudar um pouco as leis brasileiras, que é outro absurdo no nosso país.

  56. patricia
    10/03/2009 às 9:06 pm [+]

    fala sério…..deve ter sido porque…não quero jugar nem ter desrespeito com nosso presidente,mas acho que ele deixou melhor pra ele,ele não entendia nada com acentos…fala sério mudar a gramática…podia te mudado…….o………a…….e…….tambem a…………

  57. walkíria
    11/03/2009 às 1:40 pm [+]

    Alguns mudanças são boas, concordo, a mudança da gramatica é benefica sim, só falta os brasileiros começarem a estudae mais para entende-la, é complicado para quem nao sabe nem a velha………. aí fica dificil msm………!!!!

  58. Danilo
    13/03/2009 às 12:15 pm [+]

    Também sou plenamente a favor da reforma; claro que será um pouco complicado ter que decorar todas as novas regras, porém acho que no final das contas valerá a pena, já que teremos uma unificação.
    Abraços a todos.

  59. Vagner Cordeiro
    15/03/2009 às 8:45 pm [+]

    Isso favoreceu quem nunca aprendeu nada mesmo, tipo o Lula.
    Pra quem nunca aprendeu nada agora vai poder aprender as coisas desde o início.
    Pra quem sempre estudou agora temos que estudar em dobro pra não se confundir com as regras do anterior.

  60. Leila
    16/03/2009 às 11:24 am [+]

    Acho que a nova gramatica veio para complicar

  61. larissa
    16/03/2009 às 10:04 pm [+]

    Uiiiiiiiii achei a maior besteira!Nós já não sabemos direito a lingua antiga (escrita)agora mais essa nova aaaa vai p m@%$@%@$!@¨%$**¨!
    kkkkk

    nun gustei!

    p@*¨#*¨$%¨#@!

  62. Marcela
    18/03/2009 às 5:32 pm [+]

    Caramba…Em 12 anos da minha vida aprendi a escrever o português de um jeito…agora no outro já está tudo diferente..meu cérebro deu um nó :S

  63. carol
    19/03/2009 às 8:36 am [+]

    ridikulo perka de tempo

  64. rafaella
    19/03/2009 às 2:48 pm [+]

    meu deus o q aconteceu vou te q decorar tudo isso
    to ferrada….bjoss

  65. rafaella
    19/03/2009 às 2:50 pm [+]

    meu deus o q aconteceu vou ter q decorrar tudo isso to ferrada ….
    bjoss

  66. Diego Uagner
    19/03/2009 às 3:21 pm [+]

    Essa nova regra para mim foi um absurdo, pois passamos nossa vida estudando uma regra e depois vem algunas pessoas e decidem por todo mundo, essas pessoas são lançadas nesses cargos e para ajudar nosso pais, e não acabar de enrolar mais ele, porisso o dicionario português não para de crescer enquanto o inglês permanece claro e sem tanto volume, agora pense como e que em um pais que existe vestibular vc presisa se matar estudando um enorme predio gramatical, enquanto outros paises que não exister vestibular, os alunos saem do ensino médio e vão direto pra universidade dependendo do seu boletim e mesmo assim jamais a gramatica almenta tanto, isso e um absurdo e um grande desrespeito perante o povo brasileiro.

  67. Lary Karoliiniinhááh
    20/03/2009 às 1:56 pm [+]

    Concordo com vc’s!!
    Mudar o Português a essa altura do campeonato pra q??!
    Eles naum tem mesmo o que fazer neh?!
    Principalmente agora que mudaram os livros o ano passado…
    Agora até os livros didáticos estão escritos incorretamente!!
    Isso é um ABSURDO!!

  68. rute
    21/03/2009 às 10:56 am [+]

    eu acho uma tremenda falta do q fazer de quem inventou de modificar a gramática,pois na altura do campeonato ñ influi em nada…eles deveriam pensar em modificar é outras coisas,tipo o codigo penal,etc…
    e quem ja terminou os estudos vai c mtoo dificil;;;

  69. joana
    21/03/2009 às 8:57 pm [+]

    Essa nova gramática, só serviu para confundir mais nossas cabeças.

  70. Mário
    26/03/2009 às 9:41 am [+]

    Creio que a grande dificuldade de algumas pessoas é a má vontade de continuar estudando, pensam que por que passam anos estudando para aprender a gramatica não podem mais continuar a aprender. Outra coisa é colocar a culpa no presidente, se realmente querem culpar alguém culpem-se a si mesmos pois quem estuda tanto e ja até domina a gramática deveria ao menos saber o propósito destas mudanças.

  71. Pricilla
    26/03/2009 às 12:33 pm [+]

    Oi, Nossa!!
    Adorei essa nova gramática portuguesa. Afinal, adoro português! Mudanças devem ser feitas a cada dia em nossa vida, nós seres humanos somos eternos inovadores (Bem, é o que deveria ser…).
    E, para aqueles que reclamam do que melhora, são pessoas acomodadas com a tolice que o mundo oferece.

    Palavras devem ser ditas, e poucas palavras são mais inteligentes que, muitas vezes, que um próprio livro!

    Ass.: Pricilla, estudante de Filosofia.

  72. JOUNILSON ALFREDO DA SILVA
    28/03/2009 às 12:41 pm [+]

    Sim, entendo que as “pessoas” que fazem esse País ser o que é, querem mostrar serviço pra nossa Nação, ufa!, que “turma” incansável essa hein! Realmente fico feliz por terem feito isso, ou seja, por terem ido na direção da reforma gramatical, poxa muito bacana ‘mermo’!, mas será que também não PODE ser feito uma REFORMA no “CÓDIGO PENAL BRASILEIRO”?, por exemplo?, quem sabe assim a frase “matar alguém por nada” não passe a ser apenas um “pretérito imperfeito”, ou será que “ESSA REFORMA” que realmente é de interesse de “TODA UMA NAÇÃO” nunca acontecerá? Na boa, de um certo modo vocês compartilham desse mesmo pensamento ou eu disse alguma coisa idiota/inútil/imbecil/babaca/indevida…? – UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!

  73. josé
    03/04/2009 às 11:44 am [+]

    Olá…
    Bem, quando li sobre as reformas ` gramática, primeiro fiquei um pouco “embaralhado”. Mas depois de ler o que a maioria dos amigos aqui dizem… acho que não é questão de decorar as regras, senão de se acostumar a escrever do novo jeito. Não importa tanto como é que se chama alguma coisa gramatical; o que importa, acho que é como funciona isso.
    Abraços

  74. Leonam
    06/04/2009 às 5:55 pm [+]

    Gostei da idéia de unificar o português só não concordo com aquelas letras que vão ser reintroduzidas
    todas elas são substituíveis por exemplo o “c”,no lugar do “k”,o”u” e o “v” no lugar do “w” e o “i” no lugar do “y”.A regra é pra facilitar mas com isso tá é complicando.

  75. Letícia
    06/04/2009 às 8:10 pm [+]

    Eu concordo com essa nova gramática, ela nos incentiva a estudar cada vez mais.Acho isso muito certo.

    bjinhos***
    Ass:Letícia aluna do 1ºano(ensino médio)

  76. Leonam
    07/04/2009 às 3:11 pm [+]

    Gostei da idéia de unificar a língua portuguesa,só não concordo com a reintrodução das letras:K,W e Y.O “k” pode ser substituído pelo “c”,o “w” pelo “u” ou pelo “v” e o “y” pelo “i”.A regra é pra simplificar mas com isso está dificultando.

  77. leandro
    12/04/2009 às 10:25 pm [+]

    queria que vocês colocase as novas regras do português para o meu email: [email protected]
    obrigado.

    ass:sr.Leandro caxias costa

  78. Alice
    20/04/2009 às 10:46 am [+]

    gnt… soh mudam a regra p/ complica nossa vida!!

  79. Raimunda
    22/04/2009 às 8:50 pm [+]

    Boa noite! Não tenho nada contra a nova gramática, mais existe algos neste País com maior necessidade de mudanças, os quais com certeza beneficiariam toda a população brasieira. Cito como exemplo:justiça, Saúde, Educação, Moradia,….que são prioridades existentes em nosso meio e que nos aflinge no dia a dia. Voltando ao assunto principal, sempre é bom mudar pois, signiifca inovação, algo novo que busca o despertar, crescer na aprendizagem portanto, achei interessante… mais, vale ressaltar que na minha concepção não é uma prioridade. Obriagda…
    Abraços!!
    Raimunda N. de Sousa.

    [email protected]

  80. olavio
    23/04/2009 às 10:46 am [+]

    gostei embora não estudei ainda.

  81. PÂMELA
    25/04/2009 às 9:56 pm [+]

    me preocupo com o tempo dado para as adaptaçoes
    nos concursos publicos.

  82. marcia carvalho de sousa
    05/05/2009 às 5:24 pm [+]

    bom eu gosto de portugues, mais
    a gente ja estava adptado ` outra gramatica.
    Agora que mudou é como se tivesse que aprender tudo de novo.

  83. jose santos
    11/05/2009 às 8:38 pm [+]

    Sem comentários.Acho que essa mudança veio de forma negativa afinal é como se todos passassem uma borracha
    nos conhecimentos adquiridos anteriormente.Agora o que me pergunto é se realmente valeu a pena?…….

  84. janaina
    20/05/2009 às 6:43 pm [+]

    Sem comentário.Essa mudança só veio para atrapalhar,a nossa Lingua Portuguêsa estava muito bem, tem coisas que são de mais urgências para ser mudadas . É cada uma que me aparece…Sou contra a mudança.

  85. CARLA BORGES
    02/06/2009 às 5:05 pm [+]

    OLHA, ISSO É BOBAGEM PQ MUDAR A LINGUA PORTUGUÊSA, ELA TA TÃO BEM ASSIM COMO ELA ESTA…

  86. daiane
    02/06/2009 às 8:26 pm [+]

    olha leticia lima eh mais dificul para os ingleses aprenderem a nossa lingua do que nos aprendermos as deles , e eu axo um absurdo ter mudado a gramtiva piorou tdu oq podia melhorar ñ melhora mais eh por isso q o brasil ñ vai p frente

  87. Bruna Fernanda
    03/06/2009 às 5:05 pm [+]

    Uma das piores partes é pra quem está prestando vestibular. Eu por exemplo levei anos pra aprender a escrever certo e agora muda tudo…até que eu aprenda a nova gramática….concordo com a Daiane..é por isso que o Brasil não vai pra frente!!

  88. leila
    07/06/2009 às 11:24 am [+]

    porrr favorr
    qq foram inventar…
    eu to prestes a fazer o vestibular,e não consegui estuadar isso…porrr favorrr

  89. Natasha
    16/06/2009 às 11:45 pm [+]

    Sinceramente. No ínicio achei um absurdo que o Brasil teria que se adequar ` ortografia de outros países. Depois concordei com a mudança,pois,há vários alunos do Ensino Médio que são preguiçosos; detestam ler; essa é uma boa oportunidade para que esses alunos leiam mais, pesquisem mais.rsrsrs

  90. Amarildo Oliveira
    22/06/2009 às 9:49 am [+]

    A nova Gramática, foi um trabalho idealizado e realizado por pessoas qualificadas que buscaram uma evolução da Língua Portugesa. Uma das consequências dessas mudanças, que nos conduz a uma reflexão significativa é: Como fica o nosso acervo bibliográfico? Seria justo, o governo subsidiar a troca de livros editados antes da mudança na Gramática, por edições revisadas.

  91. Yussif
    25/06/2009 às 6:34 pm [+]

    Eu fiz vestibular ano passado e passei. Sei que é muito cansativo ter que estudar tanta coisa e ainda por cima ter mais isso.
    Vamos pegar um exemplo em história e geografia: se acontecer outra crise econômica até metade do ano várias faculdades podem cobrar inclusive em questões discursivas. Ou seja, problema do vestibulando que tem que estudar tanto a crise quanto as novas regras da gramática!
    Se não fosse agora seria em alguns anos e os vestibulandos do ano que fosse implementado teriam que estudar também. Claro que quando é com agente a coisa muda! :P
    A língua não pára só pq alguém não está disposto a se adaptar `s novas regras. Experimentem pegar um livro escrito em 1900 e perceberão o quanto a língua mudou desde então.
    Está causando usse alvoroço todo pq acabou de ser implantado, daqui há alguns anos linguém vai reclamar.

    []s a todos e estudem!

  92. Bach
    29/06/2009 às 11:31 pm [+]

    Sinceramente…se o povo que já estuda há tanto tempo..não aprendeu ainda a escrever…como poderá aprender todos os dias surgindo novas palavras e agora novas regras???rsrsrs…um absurdo!!!estudar é muito bom…+ fixar a nossa linguagem com certeza traria + cultura para o nosso povo…pois falamos o que ouvimos…se todos agora estão em dúvida o q fazer??? com esse nosso presidente???também pudera ele não estudou não é???então não perdeu tempo.

  93. BRUNO BELFORT
    06/08/2009 às 9:20 am [+]

    Bom dia, gostaria de saber se de acordo com a nova gramática a palavra TÉCNICO, ainda possui o assento agudo na letra “E”.
    Sou grato
    Bruno Belfort
    BELFORT’S – Serviços Gráficos & carimbos

  94. Michelle
    06/08/2009 às 12:53 pm [+]

    O mundo está em constante evolução. Temos que nos adaptar constantentemente. É certo que as coisas estão indo mais rapidamente do que podemos acompanhar. Mas,não outro remédio senão tentar atualizar nossos conhecimentos a cada instante. E não nos deixar oprimir pelas mudanças.
    É isso. Tenho um Blog e estou disposta a escrever de acordo com as novas regras.
    Abraço,
    Michelle

  95. tulio
    14/08/2009 às 10:53 am [+]

    É incrível como o povo brasileiro tem diferentes opiniões sobre um assunto no mínimo dificil de discutir.
    pq difícil??? pq para uns ajuda e para outros complica, por isso é difícil de opinar ou decidir quem esta certo ou quem está errado…
    mas na minha opinião não haveria tenta necessidade de mudar nossa gramática,logo num momento q o mundo vive situações tão difíceis e intolerantes…
    obrigado

  96. margarete
    18/08/2009 às 11:54 pm [+]

    na minha opinião já foi mudado ,agora é adqua a ela.

  97. Priscila leal
    28/08/2009 às 9:53 am [+]

    eu achei muito chato essa coisa de mudar tudo

  98. ANDRIEL
    01/09/2009 às 9:34 am [+]

    haha nao gostei

  99. israel
    02/09/2009 às 9:19 pm [+]

    até q é bom isso, pq eu sempre escrevi o portugues errado, agora meu portugues ta certo.

    uhullll, viva o lula.

  100. Célia Xavier - Ibiúna SP
    04/09/2009 às 10:51 pm [+]

    Sinceramente, ñ gostei nada dessas mudanças, pois acho o portugues uma das linguas mais difíceis, e ter que mudar? de onde partiu essa ideia?

  101. Julie
    07/09/2009 às 2:01 am [+]

    Inútil demais.

  102. carlos
    15/09/2009 às 11:49 pm [+]

    Acho q a mudança veio p/ melhorar acomunicação mundial onde se fala o portugues. Além do mais, nossa língua ñ deve ser comparada c/ o ingles q tem origem totalmente diferente da nossa. Poderia até ser comparada c/ o espanhol q é prima dela, e bastante complicada também!

  103. Lays
    20/09/2009 às 8:52 pm [+]

    Realmente,não tem o que fazer mesmo!Porque ele se mete onde nao sabe??! E pra quem vai prestar vestibular ter q aprender tudo de novo ! ABSURDO!

  104. Mylena
    23/09/2009 às 8:40 pm [+]

    A reforma ortográfica veio também com a função de uniformizar o português de Portugal com o Português Brasil.
    Se o brasileiro sabe ou não a forma básica, isso já não é culpa dos professores, nem do governo, nem do ensino de escolas públicas nem nada. Pois há livros com liguagem muito clara com todas as régras.
    O que não ajuda em nada é essa preguiça do brasileiro de estudar e se atualizar e querer sempre dar um jeitinho de n ter tanto trabalho… Se você não fizer nada por você, estudar quando der, se der. Seu sucesso virá quando der, se der…

  105. Juliana
    28/10/2009 às 10:46 am [+]

    Não entendi nada.
    Mais vou ter aprender essa mova ortografia.

  106. stefanni
    03/11/2009 às 8:36 pm [+]

    amei a nova ortografia da lingua portuguesa sabe pq? pq adoro estudar e aprender coisas novas e foi melhor assim essa mudança ache ruim quem quiser pois nao poderam fazer nada a nao ser se conformar.

  107. thayná tapajós
    13/11/2009 às 1:59 pm [+]

    Geeenteeee não faltava mais nada.Vamos começar primeiro a eleger candidatos que saibam essas novas regras gramáticas,pois,aprovam projetos e nem se atualizam,e quem tem que quebrar a cuca somos nós,senão ferrou-se.Tá valendo,vamos então levar pro lado positivo e por pressão nesses caras.

  108. osmar
    13/11/2009 às 3:47 pm [+]

    não deixa de ser osso essa língua portuguesa.

  109. karoenne
    18/11/2009 às 12:56 pm [+]

    porque ela tem conjugaçao

  110. Marlene Matos
    26/11/2009 às 8:36 am [+]

    Não faz sentido nenhum existir uma mudança na gramatica qd já estavamos habituados á outra gramática.

  111. Junis
    03/12/2009 às 6:54 pm [+]

    Acho que este ato é muita pagação de p** pros Europeus! Nossa lingua tem suas peculiaridades. É nossa identidade. Não vejo necessidade de mudar o português rico qu enós temos. Até mesmo porque o povo que mal consegue aprender ainda vai ter que aprender tudo de novo. Se a intenção é unir os povos então que todos adotem o Esperanto!

    Parabéns pelo site! Um grande Abraço pra todas e todos que passaram por aqui e pros administradores do site. Inté!

  112. LIS
    10/12/2009 às 10:00 am [+]

    FALA SÉRIO!!! PARA QUEM VAI ESTA COMEÇANDO ESTUDAR AGORA É MOLEZA! MAS PARA NÓS QUE JÁ TERMINAMOS É O Ó!!
    COMO VAMOS VOLTAR ATRÁS APAGAR PRATICAMENTE A METADE DO Q JÁ TINHAMOS APRENDIDO E DECORAR TUDO DE NOVO!!
    SABE O Q É ISSO FALTA DE SERVIÇO….

  113. Sivuca
    29/12/2009 às 12:11 pm [+]

    Gente, não sei pra que tanta revolta se vamos ter que estudar mesmo. Deixem de resenha e metam a cara nos livros. Bando de preguiçosos!rsrs

  114. juarez
    07/01/2010 às 11:17 am [+]

    E muito incompleto esse informativo
    podía ser mais completo

  115. Fátima
    23/01/2010 às 9:05 pm [+]

    meu Deus que confusão em minha cabeça, recomeçar tudo novamente.

  116. andre luiz de oliveira
    03/02/2010 às 7:47 pm [+]

    É bom mudar, mas vai ter que haver muita paciençia nesta nova empreitada gramatical(lingua portuguesa)

  117. Adriana
    04/02/2010 às 3:56 pm [+]

    Perdão, mas acho um absurdo!
    Penso que estamos emburrecendo.O Brasil apenas, aperfeiçoou a sua língua.
    E daí se os outros paises possuem a linguagem de Portugal, não temos que ser iguais por isso!
    Sinceramente, estou super aborrecida com isso, assim como muitos BRASILEIROS!!
    Ao meu entender, o próprio brasileiro mostra que não valoriza a própria língua, e essa modificação, mostra claramente. Não aconteceu para melhorar, só para piorar.
    Pra quem sabe escrever corretamente com os acentos, pontuação… deu um nó enorme e pra quem não sabe acentuar (ignorantes), ficou fácil e aceitável!

  118. Ana Claudia Rocha
    12/02/2010 às 11:46 am [+]

    As “línguas portuguesas”, bem como as “línguas brasileiras” (sim, porque há inúmeras variações da língua em nosso país), apresentam expressões e mesmo substantivos que nunca, nem com um esforço além da capacidade humana, seria capaz de aprendermos.
    Além dos significados das palavras em cada região do Brasil e dos demais países que utilizam do código língua portuguesa.
    Concordo com o fato de o governo preocupar-se com a facilitação da comunicação escrita. Porém, acho um ABSURDO (palavra utilizada por muitos para tratar o assunto) que alguém possa imaginar que, além de deixarmos de lado os acentos, esqueceremos ou anularemos, também, expressões regionais… Sendo que essas sim deveriam ser formalizadas.
    O que quero dizer é que, podemos sim unificar a escrita, mas não a fala de todos os países que usam a língua portuguesa, ou seja, a tão dita universalização da língua nunca existirá de fato.
    Qualquer “ser” que ler (e compreender) o Preconceito Linguístico (agora sem o trema… rsrs) concordará comigo.

  119. jose carlos
    16/02/2010 às 11:56 pm [+]

    11. Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição.

    Não entendi bulhufas.
    Traduz pra mim por e-mail?
    abraços

  120. jão
    11/03/2010 às 3:42 am [+]

    Como diria Mao Tse Tung: “É f***…”

  121. TITI
    18/03/2010 às 10:08 am [+]

    A PALAVRA TER E VIR TEM ASINTO?

  122. Roberto
    24/03/2010 às 11:37 am [+]

    Eu acredito que muitas coisas devem ser mudadas não para pior e claro, pois , a nossa linguagem tem que ter mudanças por exemplo eliminando as exceçoes, tudo tem que ter regras para facilitar e melhora o aprendizagem e todas as linguagem são vivas isso implica que qualquer hora ela podem mudar.

  123. Liliane Araraquara
    31/03/2010 às 3:29 pm [+]

    oi, pessoal, tenho uma dica.. Ao invés de discutirmos o português, o Lula, etc… venham aprender inglês comigo, muito mais fácil.. e acreditem, poucas regras! (Brincadeirinha, ah, ah)

  124. stella
    05/04/2010 às 3:17 pm [+]

    Boa tarde!

    seria possivel se voces pudessem me mandar a nova ortografia para eu estudar para o concurso.
    muito obrigada.

    no aguardo

  125. carlos
    11/04/2010 às 9:58 am [+]

    É por isso que no computador,o cidadão,escreve de forma abreviada.Tudo seria mais simples se os que se dizem intelectos,olhassem e raciocinassem um pouquinho mais.Sejam simples,senhores,simplifiquem e não compliquem.Hoje,aprender a língua unuversal é menos complicado.

  126. Angel
    13/05/2010 às 11:26 am [+]

    Quanta ignorância e insanidade! Vamos utilizar essas reformas para aprimorar a língua e o conhecimento. Não foquem em bobagem…

  127. Jessica
    20/05/2010 às 2:08 pm [+]

    É galera essa nova gramatica não é facil mesmo NAO viu,

    Mais o qeu fazer se a gente quer o bom e o melhor
    estudar neh é o jeitOoO…

    Vlw Lula por mais uma dificuldadeee aiii

  128. Alcineide
    16/06/2010 às 9:02 am [+]

    As pessoas tendem a ter medo do novo, porisso tantas críticas…o cérebro precisa trabalhar, e está aí uma ótima oportunidade, temos que estudar para nos adaptar…

  129. jose francisco Egidio
    01/07/2010 às 11:22 am [+]

    muito bem vinda a reforma . o qui se coloca é : Quando é que vomos comessar a por em pratica as novas regras de lingua portuguesa? Nós dependemos do ministério da Educação, que até agora disse nada.

  130. Marcilio
    06/07/2010 às 8:52 am [+]

    essa Reforma não ocorreu só no Brasil, e não foi apenas ideia do LULA…e a partir 2012 será obrigatório para todos os países que falem a língua portuguesa.

    Até

  131. mari
    18/07/2010 às 11:04 pm [+]

    A palavra presenteie está correta na frase: Presenteie seu amigo.

  132. Kariane
    22/07/2010 às 10:28 am [+]

    aprendi muito se naum fosse esa explicação eu teria ficado menos inteligente…

  133. Karol Trajano
    11/08/2010 às 11:50 am [+]

    Eu adorei estas novas regras, pois simplificaram ainda mais o nosso Portugês que é tão complicado.
    E vocês parem de reclamar de tudo e tratem de estudar pois querendo ou não a partir de 01 de janeiro de 2013 teremos que utilizar apenas a Nova Gramática.

  134. Giovana
    15/08/2010 às 10:15 pm [+]

    Não é tem nada ver com unificar as linguas já que muitas palavras do português de portugal são diferentes…Agora o Lula tambem vai mudar o significado das palvras?
    E tambem nao tem nada a ver com o fato de que brasileiros estao falando errado, isso é por ausa do computador, e se é pra facilitar a linguagem para os insternaltas, vamos mudar “você” pra “vc”?
    E tambem não me parece que é pra facilitar, já que vamos ter que estudar tudo de novo pra saber o que mudou!

  135. Lara
    27/09/2010 às 3:08 pm [+]

    Gostei das dicas!
    É uma pena que muitos que postaram aqui, não memorizaram elas e continuam escrevendo errado. Por favor, chega de “assassinar” a nossa gramática.
    Escrevam corretamente, por gentileza! Eu prezo, e muito, uma boa escrita.
    Abraços
    Lara

  136. Aliete
    27/10/2010 às 7:51 pm [+]

    Reaprender novamente o que levei aproximadamente 43 anos para aprender! Nada mal! Qual é a Cartilha que devo adquirir para recomeçar a realfabetização aos 52 anos de idade?Alguém pode me indicar alguma?Será que escrevi correto? Me ajudem, já não tenho certeza de nada! Só podia ser Brasil!

  137. Renan
    02/11/2010 às 11:27 am [+]

    Tá chato. Nem sei se ainda quero cursar letras… Nem sei o que quero cursar…Se bem que uma boa escrita é fundamental. Meu Deus! O que eu quero da vida? AAAH!

  138. beto
    07/11/2010 às 7:45 am [+]

    Como um aluno pode estudar com fome,triste por que os país estão desempregados,sem comida em casa,vivendo de biscate,sem dormir porque o biscate é a noite,com toda dificuldade do mundo,caregando pedra pelo dia até cortar os ombros para conseguir o dinheiro do transporte ate o colégio,e mesmo assim vencer e estar onde estou escrevendo pra vocês que discutem regras gramaticais, meus garotos olhem para o futuro e agradeçam a deus pelos seus pais e aprovetem esta oportunidade única.
    abraços beto.

  139. kiki
    11/11/2010 às 7:46 am [+]

    vai ser baril

  140. £llen
    13/11/2010 às 2:10 pm [+]

    Sabe na vdd o problema não está nem tanto nessa mudança, mas é que por si própria a lingua portuguesa já é mto complicada msm, vamos pegar por ex. o pq, existem 4 tipos diferentes de pq!!!! Mas fazer o q, não adianta reclamar, agora o jeito é aprender…
    Bjos

  141. Eudes Angelo
    15/11/2010 às 6:27 am [+]

    Como professor de Língua Portuguesa, sou inteiramente favorável às mudanças ocorridas, porém discordo quanto àquelas cuja pronúncia foi dificultada. Como por exemplo: a terceira pessoa dos verbos, CRER, VER e outros semelhantes.

    É EDUCAÇÃO que distingue um POVO. As mudanças e transformações, são heranças que acompanharão suas GERAÇÕES. Professor Eudes Angelo

  142. Bruna Duarte
    22/11/2010 às 1:50 pm [+]

    é muito dificil decorar tudo isso!!!

  143. RAQUEL
    25/11/2010 às 8:56 am [+]

    PODERIA TER DADO EXEMPLOS PARA FACILITAR OS ESTUDOS.

  144. Gracyane
    03/12/2010 às 8:14 am [+]

    Tudo isso e desnecessário, há coisas mais importantes a serem mudadas, trabalhadas e descutidas!

    Nova gramática, somente para complicar a vida do estudante!

  145. simone assis
    04/12/2010 às 12:47 am [+]

    Eu odiei isso!!!! em vez de facilitar piorou para quem já estudou. Acho que deveriam entrar com a nova reforma, mas não considerar como erro a antiga…

  146. Naida
    15/12/2010 às 8:12 am [+]

    Bom dia, gostaria de saber depois da reforma ortográfica como se escreve a palavra microorganismo?

  147. De cacia
    22/01/2011 às 2:10 pm [+]

    infelizmente temos q nos adaptar-mos a ela,querendo ou nao nos concursos ela vai dispencar mesmo.o jeito agora galera,é estudar mesmo,quem somos nós p tentar ir contra sobre a decisão dos maiorais,quem esta no poder pode tudo,ne,entao,bola pra frente e mostrar que nós somos capazes sim de aprender essas novas regras.ficar com raiva,xingar,esperniar,etc,nada vai adiantar,o melhor q podemos fazer é nos render diante a essa decisão e tentar seguir a nova gramatica,pq dependemos dela.aff.

  148. izabelle
    04/02/2011 às 9:02 am [+]

    eu gotei desse site li tudo

  149. Sheila
    09/02/2011 às 1:57 pm [+]

    Como escrevo “sócio-gerente” ou “sociogerente”?

  150. Janete
    17/02/2011 às 9:19 am [+]

    Sou professora do 1º ciclo do ensino fundamental e ao praparar uma aula sobre o alfabeto, surgiu uma dúvida quanto as letras k, w e y em relaçao à classificação fonética. Elas são vogais ou consoantes?

  151. Nanny
    28/02/2011 às 10:09 am [+]

    Precisamos – com urgência – de mudanças no Código Civil Brasileiro!!!

    Isso sim!

    Att,
    Nanny

  152. Rosamari
    03/03/2011 às 6:01 am [+]

    bom dia!
    sou uma apaixonada pela lingua portuguesa: sempre gostei de falar “bem”…
    estou fora do país há mais de dez anos e neste momento trabalho com tradução por isto agradeço pelo resumo dessa mudanças gramaticais e ortográficas.
    gostaria somente de sugerir se pudessem dar alguns exemplos do uso…
    com sincera simpatia, ainda uma vez obrigada,
    rosamari

  153. Rossane Costa
    14/03/2011 às 10:22 am [+]

    tenho duvidas qt as vogais, com a nova ortografia o Y passaa a ser considerada vogal??

  154. eu
    17/03/2011 às 8:12 pm [+]

    prq não tiraram esse negocio de : é com x ou ch … pow meu > o que tem som x…chulé ou xulé.. se tem som x escreve com x e ponto final… entre outras situaçoes como ss ou ç… ah me ajude aêêêê…aí tiram acento daquie e colocam alí… ninguem merece

  155. adriana-k-w-y
    18/03/2011 às 5:45 pm [+]

    K W Y : se não são vogais tenho a mais absoluta certeza de que são consoante, porém, se não são consoante tenho a mais clara certeza de que são vogais.

  156. jane
    21/03/2011 às 10:34 am [+]

    ALINGUA PORTUGUESA JA É DIFICIL E ESSAS MUDANÇAS SO COMPLICA.

  157. Carlos Henrique
    24/03/2011 às 5:02 pm [+]

    Sinceramente, como vocês ainda conseguem aceitar tanta gente ignorante comentando a reforma de nossa gramática.
    Haja paciência.

  158. paulo
    18/04/2011 às 9:19 pm [+]

    só gostaria de saber pra que tantas regras, qual o emprego prático que jutifique ?

    Porque temos que perder tanto tempo com regras e mais regras quando temos muito o que aprender que tem aplicação prática ?

    Vamos estudar e estudar e, no final não terá o menor sentido e, perderemos tempo precioso.

    É uma pena. Quando vamos nos livrar de tanta ignorância ?

  159. yuri
    22/05/2011 às 3:57 pm [+]

    valeu ajudou muito

  160. Ricardo Caires da Cruz
    31/05/2011 às 10:34 pm [+]

    queria saber se as palavras guarda-sol, guarda-chuva,guarda-roupa, etc , mantem o hífem ou retira o hífem e fica tudo junto

  161. Edson bastos florentino
    01/06/2011 às 1:11 pm [+]

    valeu você me ajudou muito na nova gramatica para aprender mais o meu conhecimento para crescer mai obrigado meus senhores.

  162. wiliam ferrazza
    29/06/2011 às 1:48 pm [+]

    Eu acho que o povo deve começar e estudar da primeira serie de novo… Pois devo dizes que por mais facil que ficou sem estes acentos loucos , ainda alguem complica pois o portugues é complicado de se entender…

  163. leila greice
    16/07/2011 às 6:16 pm [+]

    No nosso amado Brasil, todos os governos querem deixar uma marca. No governo lula, (excluindo sua célebre frase: nunca antes na história desse país… que acabou sendo absorvida por osmose) não poderia ser diferente. O fato curioso é que duvido que o nosso popular ex presidente , soubesse que ideia, escrevia-se com acento e muito menos, qual acento deveria ser utilizado. Para aqueles que iniciam agora o ciclo escolástico, essas mudanças não significarão nada. Porém, para aqueles que como eu estão perto dos trinta, e tivemos que nos matar para aprendermos corretamente o português, é uma drástica mudança.

  164. Vagner
    20/07/2011 às 7:44 pm [+]

    os puxa sacos que me perdoem, mas essa nova gramática só veio para atrapalhar a vida dos vestibulandos, os que prestam concurso e dos professores das áreas relacionadas.
    Francamente, tem gente aqui que estuda dia e noite para passar em concursos e vestibulares. Agora terão que se concentrar mais em algo que precisam aprender novamente do que nas outras matérias, diga-se de passagem, mais difíceis.
    Eu não fiquei satisfeito com essa mudança.

  165. Maria Pazzine
    25/08/2011 às 2:27 pm [+]

    Dúvida:

    Felizmente, a maioria de nós tem o que comer quando sente fome.

    ou

    Felizmente, a maioria de nós temos o que comer quando sente fome.

    Tenho um livro com esta 1a. expressão, mas estou na dúvida. Obrigado pela orientação.

  166. nina carolina corrêa leite
    29/08/2011 às 8:31 pm [+]

    piorcariaaa só veio pra complicar bossa vidaa

  167. Renata Ellen
    02/09/2011 às 8:27 pm [+]

    adoooooorei as dicas

  168. sil
    06/09/2011 às 5:19 pm [+]

    oq deveria ser mudado com urgencia era as penas para menores infratores, que apesar de serem menores na idade, são maiores para cometer crimes e não pagarem pelos seus erros.

  169. Daniel
    15/10/2011 às 11:41 pm [+]

    Devemos nos familiar mas com a nova ordem ortográfica.

  170. Tamara
    18/10/2011 às 9:09 pm [+]

    Galera, tenham calma, voces estao reclamando de uma coisa que ja foi decidida e ponto. Ficar resmungando nao lhes darao 10 em portugues, ou em qualquer outra materia…
    Conselho: melhor estudarem para tentar obter boa nota no ENEM e em qualquer outra coisa que se possa tirar proveito.

  171. Lauro Bolico
    04/01/2012 às 2:15 pm [+]

    Lingua confusa , povo confuso , leis confusas, fazemos uma lei hoje e amanha vaí pro STF pra sabermos o que escrevemos. E viva o carnaval

  172. Vitoria
    16/01/2012 às 2:39 pm [+]

    é muita coisa para aprender tem ki ir devagar…

  173. Schirliene
    24/01/2012 às 12:15 pm [+]

    Gostei….vi coisas q naum sabia
    e tem coisas q ainda nao entraram
    na cabeça….obrigada!!!!valeu

  174. Ivonne Calgaro
    18/06/2012 às 8:51 am [+]

    Professor, outro dia estava corrigindo uma redação que meu filho de 9 anos fez como dever de casa, e ele queria escrever de repente, falei que era separado. Quando ele voltou da escola, já com a redação corrigida pela professora, ela havia colocado derrepente. Fiquei então em dúvida. É junto ou separado?
    Desde já agradeço a ajuda.

  175. Fábio
    17/08/2012 às 3:49 pm [+]

    Tenho dúvida em algumas palavra o prof. pode esclarecer?

    Co-solvente ou cossolvente?
    Técnico-econômica ou tecnicoeconômica?

    Obrigado.

  176. Fábio
    17/08/2012 às 3:50 pm [+]

    Micro-organismo ou microorganismo?

  177. annia
    28/08/2012 às 11:43 pm [+]

    pqp o coisinha foi aceitar o acordo e nem perguntou se a gente queria. Tá é de conluio com as editoras. Os livros de portugues (sem acento pq agora não vou acentuar mais nada) estavam vendendo pouco. Agora vão mudar a matemática, pra vender mais livros.

  178. annia
    28/08/2012 às 11:47 pm [+]

    Nós devíamos falar do jeito que escrevemos, viu Brasiu?

  179. fabiola
    19/09/2012 às 9:55 am [+]

    mtooo bom…mas tem muiitaa coisa pra se entender;;;;

  180. paulo fontes
    15/10/2013 às 1:09 pm [+]

    Informe-me, por favor, onde comprar a gramática da linguá portuguesa editada pelo
    professor Pasquale.
    Antecipadamente, agradeço a atenção dada a minha solicitação
    Rio, 15/10/2013.

  181. Madalena
    30/06/2014 às 12:27 pm [+]

    Isso não é “invenção” do governo Lula, presidente que certamente está nada se lixando pra isso, mas do “letradíssimo sociólogo brasileiro”, professor doutor Fernando Henrique Cardoso, esse mesmo, que governou o país por 12 anos (8 como presidente da República e 4 como ministro da Economia). Foi ele quem assinou a dita lei na década de 1990.
    Ah, quantos anos ele passou fora do Brasil mesmo?

    Só pra refrescar nossa memória: Lula assumiu em 2003.

    Também não houve Reforma Ortográfica, mas um acordo que não beira nem a 0,5% do nosso vocabulário, e que simplificou muita coisa, para quem sabia um pouquinho, aliás, porque quem não lê não aprende a escrever idioma nenhum, quanto mais o mais “rico” do mundo.

    É um absurdo ver quem nunca acentuou palavras como ASSEMBLEIA, quando isso era obrigatório, preferindo ignorá-lo, hoje o faz, só que reclama porque o dito acento não é mais aceito. Vá entender esse povo…

Comente!