Imagem Curiosa: Earthrace = Nave ou Navio?

Se você respondeu “nenhum dos dois”, acertou. É um Barco. Na verdade, é um superbarco. Parece muito com uma nave. É metálico, tem belas curvas, um design completamente futurista. E o melhor disso tudo é que ele foi criado por uma boa causa.

Com ele, o capitão neo zelandês Pete Bethune tenta bater o recorde de tempo em navegação ao redor do mundo. O barco é chamado de Earthrace – “corrida da Terra” – e busca de diversas formas trazer consciência social e ambiental. A super máquina, capaz de submergir perante ondas gigantes, usa somente biodiesel fabricado a partir do óleo de soja e canola como combustível e ainda compensa todas as emissões de poluentes pela compra de créditos de carbono. A pintura é feita sem metais pesados, os colchões são fabricados a partir de óleo de canola, as roupas são confeccionadas com cânhamo e fibra de bambu e toda a alimentação possível será orgânica.


Imagem Curiosa: Earthrace = Nave ou Navio?

Imagem Curiosa: Earthrace = Nave ou Navio?

A volta ao mundo partiu de Sagunto, na Espanha no dia 26 de abril de 2008 e deverá utilizar 65 dias para completar a façanha – 9 a menos que o recorde atual. Como parte do projeto também tem palestras ao redor do mundo e a divulgação de idéias e conceitos que contribuam para a melhoria do meio ambiente no Planeta.


Imagem Curiosa: Earthrace = Nave ou Navio?

Você pode acompanhar a rota da volta ao mundo, ver fotos, vídeos ou até contribuir através do site www.earthrace.net e ainda assistir aos vídeos na EarthRace Tv (www.earthracetv.net) Veja só o vídeo que eles criaram para buscar patrocínio, que impressionante.



Curiosidade: Não sei se você – ou mesmo os produtores do vídeo – notou que aos 2’16”, ao mostrar imagens de crianças que de alguma forma participaram do projeto, uma delas faz careta para a câmera enquanto todas as demais estão comportadas. Veja que imagem bacana:


Imagem Curiosa: Earthrace = Nave ou Navio?

•••