O mundo inteiro está assustado com a tal Gripe do Porco, a Gripe Suína. Mas nem todos entendem bem sobre a doença o risco de Pandemia.

Gripe Suína: Entenda a Doença do Porco que Ameça Pandemia

A Gripe Suína
Essa nova doença surgida em uma fazenda no México é uma mutação das gripes aviária, suína e humana, uma variante do vírus H1N1. A doença, também conhecida como gripe mexicana, gripe norte-americana, influenza norte-americana ou nova gripe, pode ficar incubada entre 3 e 14 dias (sem apresentar os sintomas, segundo a mídia mexicana) e começar a transmitir dois dias antes de os sintomas aparecerem.

Sintomas
Como mutação da humana, ela se comporta tal qual. Tem os mesmos sintomas e mesma forma de contágio. Por isso, todos se previnem usando máscaras. Os sintomas são febre alta, dificuldades respiratórias, dores musculares, tosse e fadiga. Em alguns casos vômitos e diarréias.

Contágio / Transmissão
Como dito anteriormente, o contágio se dá da mesma forma que a gripe humana, pelo ar, ao contato com o animal infectado ou contato direto com objetos contaminados ou com o doente. Comer carne suína, de porco, não oferece nenhum perigo de contágio pois o vírus não sobrevive caso haja aquecimento superior a 70º Celsius.

Prevenção
Para se evitar de pegar a gripe suína, caso você esteja em uma área de perigo, você deve utilizar máscaras, fazer higiene pessoal como banho e lavar as mãos constantemente e evitar proximidade com doentes e aglomerações.

Tratamento
Tal como a gripe humana, a suína deve ser tratada com muita água e repouso. O acompanhamento médico é fundamental devido ao grau de periculosidade da doença. Os medicamentos Oseltamivir e Zanamivir estão sendo utilizados com eficiência no tratamento.

Vacina
A vacina contra a gripe suína já foi desenvolvida, mas somente terá sua primeira produção em larga escala distribuída dentro de 6 meses. Até lá é torcer para que ela não se espalhe tanto.

Pandemia
O termo Pandemia designa uma epidemia em escala global. Quando uma doença se espalha por todo o mundo, fazendo vítimas em vários países. A OMS (Organização Mundial de Saúde) já elevou o nível de alerta de Pandemia de 4 para 5 em uma escala que vai até 6, o que significa que estamos correndo um sério risco de Pandemia.

Até o dia 29/04/09, já foram confirmadas vítimas em 11 países (México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Escócia, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Israel, Costa Rica e Nova Zelândia), mas apenas 8 mortes, sendo 7 no México e 1 nos Estados Unidos. O Google Maps tem um mapa mundi da Gripe Suína atualizado diariamente. Clique aqui para acessar esse site ou aqui para ver o site do Google.org sobre a doença.

Entenda Mais…

2 comentários

  1. Ministério da Saúde
    30/04/2009 às 4:03 pm [+]

    O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada!

    Assessoria de Comunicação.
    Ministério da Saúde

  2. jacqueline
    15/09/2009 às 6:08 pm [+]

    A gripe suína é só mais uma barreira para que nossos cientistas descubram que são capazes de ir muito além do que já foram.Assim como outras doenças daqui a pouco só vamos lembrar de uma epidemia que como as outras um dia matou algumas pessoas. Só alegria.