Carros: Como Pegar no Volante Corretamente

set 22, 2010 | Dicas, Textículos | 4 Comentários

Muita gente sabe como sou um apaixonado por carros, de todos os tipos. Essa paixão me faz ter uma proximidade muito boa com fontes de informação das mais diversas, até de fora do Brasil. E essas informações vão muito além dos carros em si e a paixão provocada por eles, mas englobam questões de trânsito, comportamento, história e mercado. Um dos artigos que mais me chamaram a atenção nos últmos tempos é de autoria do grande Bob Sharp, veterano do meio automobilístico no Brasil, chefe de equipe da Volkswagen nos anos 60 e 70 e articulista de diversas publicações.

Carros: Como Pegar no Volante Corretamente

No blog Autoentusiastas, Bob e outros colunistas dão verdadeiras aulas de conhecimento técnico, história, bom senso, civilidade e comportamento no trânsito, coisa raríssima de se ver no Brasil. Num post intitulado ‘ordenha de vaca‘, ele ensina, além de noções de ergonomia e ajustes de banco, o correto manuseio do volante, evitando a pega do mesmo pelo lado de dentro, num movimento semelhante à ordenha de uma vaca. Numa volta rápida a bordo de um Chevrolet Agile, ele mostra como a posição conhecida por ’10 e 10′ ou ‘9 e 15’ (referente à posição dos ponteiros do relógio) permite maior conforto e a possibilidade de corrigir a trajetória mais facilmente. Confira no vídeo abaixo:

Entretanto, a polêmica estava lançada. Ao mostrar o vídeo para meu parceiro e amigo, eles discordaram absolutamente das idéias de Bob Sharp. Habituados que estão em fazer a chamada ordenha de vaca, questionaram o possível ganho de agilidade e confoto com a posição hora de relógio.

Carros: Como Pegar no Volante Corretamente

A foto acima explicita o argumento do meu parceiro, perguntando como ele conseguiria desviar de alguma coisa com as mãos nessa posição. Digo que seria muito simples: com o reflexo apurado, é possível desviar para qualquer um dos lados, mesmo com os braços cruzados. Tomando como exemplo a foto acima. Caso a melhor rota de fuga for pela direita, basta continuar o movimento com mão esquerda e usar a direita para esterçar mais o volante, continuando o movimento de forma natural até desviar do objeto. Sendo o melhor caminho a esquerda, bastava usar a mão esquerda para fazer o volante retornar e usar a direita para apoiá-la. Veja que esses dois movimentos são aplicados em medidas extremas, sendo que na grande maioria dos casos é possível corrigir qualquer trajetória no máximo cruzando os braços no volante.

O outro agravante da ordenha de vaca é o risco de uma fratura grave no braço caso ocorra algum acidente. Além da posição aumentar o risco de uma lesão num impacto frontal, o disparo de um possível airbag agravaria ainda mais a situação, dada a violência com a qual ele é acionado. Basta fazer um exercício mental de como seria um acidente desse tipo.

De qualquer forma, é sempre importante esse tipo de debate sobre um assunto tão importante como o trânsito e a maneira como lidamos com essa máquina maravilhosa que é o carro. Meu casal de amigos ainda se mostram irredutíveis quanto a ordenha de vaca, mas temos de considerar a maneira como cada um se sente melhor e a consciência sobre os riscos assumidos.

4 Comentários

  1. Paulo PR

    Cara! há controvérsias sobre a técnica apresentada.
    1) quando ele utiliza a técnica do relógio ele retira a mão constantemente do volante para manter as mãos em 10:10
    2) a ordenha correta não é por dentro do aro e sim por fora… P.E. você vai virar para E. você desliza sua mão E até sua mão D por fora do volante. Você segura firme com a E, vira o volante e quando já virou uns 120, afirma sua mão D e completa o movimento…
    abraço

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  2. carlos

    eu não concordo com esse video pq ta muito mal explicado abraços

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  3. elvis

    muito melhor doque esse modo de segura o volante por dentro

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  4. Alessandro

    Se os ordenhadores de vaca soubessem quem é Bob Sharp, se limitariam a aproveitar suas boas dicas.

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