Ontem a noite estava na internet com a TV ligada quando ouvi a vinheta do Plantão Globo. Como já é natural, todos se viram e esperam algo trágico.

Acidente com o Airbus da TAM: Vôo JJ 3054

William Bonner entra com a notícia de que um avião vazio pegou fogo dentro do hangar do aeroporto de Congonhas/SP. A pergunta natural era “Um raro Plantão da Globo interrompendo o horário nobre para mostrar isso? Ainda bem que não foi nada grave”. Se encerra o Plantão e alguns instantes depois retorna com a informação de que havia sido uma derrapagem de um avião da TAM com cerca de 170 passageiros que se chocou com o prédio da TAM Express. O maior desastre da Aéreo do Brasil.

Um avião da TAM derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, atravessou a Avenida Washington Luís e bateu em um prédio de carga e descarga da companhia aérea. A aeronave, um Airbus A320, vôo JJ 3054, partiu de Porto Alegre, às 17h16 de terça-feira (17), e chegou a São Paulo às 18h45. O acidente é o maior da aviação no país.

O pior de tudo isso é ver o descaso das autoridades que esperam esse tipo problema ocorrer para que se faça algo – e talvez nem assim. Para conter gastos com a reforma do aeroporto, vidas se perdem. Vidas tratadas como números. Nos resta torcer para que esse país caminhe para frente humanamente.

•••