Montadoras já estão desenvolvendo novas tecnologias para carros que visam ajudar os motoristas no futuro. Conheça algumas que já estão facilitando a vida dos motoristas.

Os carros do futuro estão sendo planejados para ajudar os motoristas e para isso, estão implantando novas tecnologias que, embora em fase de testes, podem mudar para melhor. Conheça algumas que chegaram para evitar acidentes e facilitar muito a vida sobre quatro rodas.

Tecnologias em carros que ajudam e que ajudarão os motoristas

Novas tecnologias já estão em fase de testes e podem ser implantadas mais rápido do que imaginamos. Porém, muitas também foram lançadas e estão ajudando muitos motoristas por aí. Veja algumas delas e como nos ajudam nas ruas, estradas e avenidas:

– Carros autônomos

Os carros autônomos já estão sendo testados e, futuramente, espera que sejam capazes de rodar sozinhos e com total segurança. Algumas empresas já estão trabalhando para isso e esperam colocar nas ruas o mais rápido possível.

– Comunicação entre carros

Se os carros se comunicam, muitos acidentes são evitados, não acha? Pensando nisso, as montadoras desenvolveram uma tecnologia que reduz a quantidade de acidentes, a chamada “Vehicle-to-Vehicle communication”. Com a V2V, o número de acidentes podem ser evitados, pois os veículos se comunicam e acionam os freios automaticamente, por exemplo, no caso de um avançar o sinal vermelho.

– Motores movidos a energia elétrica

Desde que a Tesla abriu suas patentes, permitindo a qualquer empresa utilizar suas tecnologias, os motores movidos a energia elétrica têm ajudado em muitos pontos.

– Tecnologia de realidade aumentada no pára-brisa

Já imaginou informações sendo exibidas em seu pára-brisa, com tecnologia de realidade aumentada? Temos o exemplo da BMW que utiliza uma tecnologia que exibe informações básicas. Porém, futuramente estará disponível uma tecnologia mais avançada. Esperamos que no Brasil também seja uma realidade o quanto antes.

– Autonomia por energia solar

Embora seja mais complicado fazer com que os carros sejam eficientes ao serem movidos a energia solar, ela pode ajudar a recarregar a bateria, o que diminui a dependência da gasolina.

– Tecnologia inteligente

Os veículos desenvolvidos a aprender sobre os hábitos do motorista, utilizando a mesma tecnologia inteligente dos smartphones, são de grande ajuda. Eles podem desempenhar tarefas como enviar um SMS ao chefe no trabalho, no caso de problemas no trânsito, sintonizar sozinho a rádio preferida e outros.

– Bateria Wireless

Através de placas de indução que são colocadas no chão, é possível transmitir energia às baterias que são carregadas sem uso de fios. Assim, o carro só tem que passar sobre a placa para ter a bateria carregada.

– Carros mais leves e seguros

Quanto menos pesado o carro for, menos energia também gastará. Para isso, montadoras estão considerando o uso de materiais mais leves e utilizando peças com fibra de carbono.

E você, gostou das tecnologias em carros que visa facilitar a vida dos motoristas e reduzir o número de acidentes? Não se esqueça que mesmo com o avanço da tecnologia para carros, o seguro de veículos é fundamental. Com ele você economiza muito mais em caso de sinistros e tem a ajuda que precisar da sua seguradora. Então, considere contratar o seguro para seu carro assim que comprá-lo.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site Seguro de Automóvel.

•••