Até na medicina a eletrônica dá aquela mãozinha e transforma coisas antes imaginadas apenas em filmes de ficção científica em objetos palpáveis, com grandes possibilidades de serem empregadas no futuro, com inúmeros benefícios para a população. Uma invenção que nos chamou bastante a atenção foi uma lente de contato com uma tela eletrônica embutida.

Invenção de futuro: Lente de contato eletrônica

Cientistas da Universidade de Washington (EUA) conseguiram agregar a uma lente de contato de aspecto comum os componentes primordiais de uma tela LCD, em escala reduzidíssima e capaz de projetar imagens diretamente na retina. Tudo bem que o protótipo exibe apenas um pixel, mas as possibilidades abertas por esse experimento são animadoras.

No futuro, os cientistas esperam ser possível dados de navegação via satélite, vídeos, emails e tudo aquilo passível de ser exibido numa tela, inclusive alertas de horário de remédio e outros avisos, por exemplo.

A lente de contato eletrônica funciona com energia fornecida via rede wi-fi, captada por uma micro-antena. Um transmissor de alta frequência, a 10 centímetros do olho, capta essa energia e a envia para a lente.

Agora imaginem quando conseguirem aperfeiçoar essa tecnologia. O olho humano vai ficar parecendo os Head-up Displays do caças de guerra. Muito show!

Invenção de futuro: Lente de contato eletrônica

Via Mundo das Tribos

•••