Nos dias de hoje estamos vivendo um processo de evolução muito grande, principalmente no quesito tecnologia, onde constantemente está sendo lançadas novidades para o consumidor, isso é muito bom, pois cada dia mais está sendo facilitada a vida de todos, seja no lazer, trabalho, diversão e outras atividades do dia-dia. O problema é, e o meio ambiente, como fica nessa história? Isso porque muitas dessas inovações tecnológicas envolvem procedimentos que causam um impacto ambiental ao nosso Planeta, acabando ainda mais com os recursos naturais que ainda temos.

Nesse artigo nós iremos mostrar para vocês, algumas invenções e criações que foram desenvolvidas por empresas e pessoas para tentar ajudar na sustentabilidade do Planeta.

 

Google usa água de banheiros para resfriar seus servidores

A empresa gigante da internet, Google é um grande exemplo em inovação ecológica, em seu datacenter localizado em Douglas County (Georgia, EUA), desde o ano de 2007 resfriava suas máquinas com a mesma água que era fornecida aos moradores da cidade, mas recentemente após várias pesquisas, a Google percebeu que poderia usar a água já utilizada, dos banheiros dos moradores. Assim, além de ter uma economia maior no gasto com resfriamento, ainda contribui para diminuir o desperdício de água.

Impressora reversa

Uma ideia que ainda se encontra em projeto, mas que já está com seus estudos avançados e com certeza será uma inovação altamente sustentável, é uma impressora reversa, ou seja, ela oferecerá a possibilidade de retroceder o processo de impressão, através de um sistema de evaporação da tinta impressa.

Funcionará de forma simples e rápida, a pessoa irá colocar a folha impressa novamente na máquina, e com um Laser a impressora irá aquecer a tinta da folha até que ela evapore do papel. As pesquisas e desenvolvimentos deste projeto estão sendo feitos por pesquisadores da Universidade de Cambridge.

EcoPC, o computador ecologicamente correto

No Brasil a inovação tecnológica a favor do meio ambiente também é muito importante, pensando nisso o empresário mineiro Adriano Reis Carvalho juntamente com seus sócios inventaram o EcoPC, um computador ecologicamente correto. Adriano pensou ecologicamente em todas as partes de seu produto, desde material utilizado na construção até o transporte para clientes.

Veja algumas especificações do EcoPC:

  • Gabinete totalmente feito com garrafas PET (20 no total);
  • Consumo de energia 66% menor que um computador comum;
  • Tamanho do gabinete menor, sendo assim possível transportar muito mais unidades em um caminhão, o que diminui a emissão de gases poluentes;
  • Gabinete Pode ser reciclado novamente para a produção de novos;

Adriano e seus sócios da empresa Aja Tecnologia ainda dizem que a próxima missão é criar o EcoTablet.

Não viemos através deste artigo dizer que não gostamos de tecnologia, muito pelo contrário, mas devemos lembrar que temos um Planeta a zelar, afinal, de que adianta ter tantas coisas legais (em tecnologia no caso), sendo que isso acaba aos poucos com o ambiente em que vivemos. Procure ajudar e incentivar pessoas que tenham ideias ecológicas, pois elas podem ser a grande solução para os problemas ambientais do nosso Planeta.

2 comentários

  1. fgnnghaer
    08/09/2014 às 4:03 pm [+]

    uma meerda enquanto eu lia arrombava a mae do autor deste posto esse gay

  2. fgnnghaer
    08/09/2014 às 4:03 pm [+]

    uma meerda enquanto eu lia arrombava a mae do autor deste post esse gay!!!!!!!!!!