As novas tecnologias desde o HD, Full HD, Ultra HD até ao 3D têm impulsionado o mundo do vídeo, da televisão e das indústrias de filme. A introdução de 4K como a mais nova tecnologia de vídeo está se tornando tendência para diretores, produtores e sistemas de entretenimento.
Um dos destaques nas feiras de tecnologia em todo o mundo são as telas com resolução 4K. Esta tecnologia também conhecida como Ultra HD, já é utilizada desde 2007 nas telas dos cinemas e passou a se tornar popular no Brasil apenas em 2014.

tv4k

Em termos de comparação, antigamente nossas televisões de tubo apresentavam a resolução de 480 pixels apenas. Posteriormente, tivemos o lançamento das TVs LCD passando a utilizar a resolução 780p, conhecida por HD. Atualmente, o padrão mais utilizado é a resolução Full HD 1080p, porém vivenciamos a introdução no mercado de mais uma nova resolução que é a 4k. O 4k é assim chamado pois ele apresenta quase 4 vezes mais pixels do que a Full HD, ou seja, ela apresenta quase 4 mil pixels de resolução.

A resolução ultra HD pode fazer diferença na experiência com aparelhos que exigem um contato mais próximo com a tela, como os tablets,computadores, smartphones ou para jogadores pois estes tendem a jogar muito próximos da TV, assim a alta qualidade da imagem é aproveitada,destacando melhor os detalhes na tela. Para os consumidores, qualidade e efeitos especiais cada vez mais realistas são mais do que nunca um fator determinante de sucesso.

A indústria define o modo como o conteúdo é distribuído pois em poucos anos foram disponibilizadas novas maneiras que desafiaram os meios tradicionais de transmissão de conteúdo como já existem vários dispositivos no mercado compatíveis com o 4K.

Neste contexto, empresas como a Sony e a Netflix já estudam a possibilidade de trabalhar com o sistema de streaming de filmes em 4K produzidos internamente. A Netflix filmou em 4K o seu seriado “House of Cards” e tem como intenção disponibilizar, em breve, tambémem 4K a série televisiva premiada “BreakingBad”.

Existem ainda empresas preocupadas com a criação de conexões que possibilitem o acesso mais fácil ao conteúdo 4K. Nos próximos anos podemos esperar pela popularização dos conteúdos em 4K através de uma melhor conectividade de dispositivos móveis, usos mais inteligentes das tecnologias e novos padrões de redes wireless que irão transferir dados em taxas inéditas.

Como de costume, demorou um tempo para a tecnologia 4K se afirmar no mercado pois é um fenómeno de evolução natural mas agora e nos próximos anos assistiremos ao surgimento de cada vez maiscriação de conteúdo ultra HD. Assim, é só uma questão de tempo até esse novo formato se tornar mais popular e mais acessível ao público em massa.

•••