Uma campanha da associação inglesa British Humanist Association está causando uma enorme polêmica mundo afora. E o motivo da polêmica é bem simples: Religião. Não há assunto que torne as pessoas mais intolerantes e extremistas que religião.

Religião: Ateísmo e Propagandana Grã-Bretanha

A campanha traz o slogan “There’s probably no God. Now stop worrying and enjoy your life” que significa “Provavelmente, Deus não existe. Agora, pare de se preocupar e curta a vida”. E muita gente está querendo impedir que essa campanha vá às ruas. Isso porque não aceitam, simplesmente, uma opinião contrária à sua sendo propagada. Mas se houver, no entanto, um mínimo de senso de justiça, há de se aceitar que essa mensagem seja propagada visto a enorme quantidade de campanhas religiosas.

Entretanto, já tão acostumado com os extremismos religiosos que tanto desgraçam a humanidade com guerras ‘y otras cositas más’, me surpreendi com a resposta da reverenda metodista Jenny Ellis que disse: “Esta campanha será uma coisa boa se fizer com que as pessoas pensem nas questões mais profundas na vida”. Com o equilíbrio e racionalidade desejável a todo ser humano, a reverenda soube aceitar o desafio da discussão sem ofensas aos não-religiosos.

A idéia da campanha, no entanto, é fazer com que os ateus consigam assumir sua filosofia de vida sem receio e possam ficar tranquilos frente ao preconceito dos demais. “A religião está acostumada a usufruir de benefícios tributários, respeito não merecido, o direito de não ser ofendida e o direito de fazer lavagem cerebral nas crianças. Mesmo nos ônibus, ninguém pensa duas vezes quando vê um slogan religioso. Esta campanha fará com que as pessoas pensem – e pensar é um anátema perante a religião”, disse o acadêmico britânico Richard Dawkins.

E você? O que pensa sobre essa campanha?

3 comentários

  1. gesilton
    23/10/2008 às 11:37 pm [+]

    Acho este slogan uma tremenda idiotice,e quem quiser viver a vida nao prescisa se preocupar com questoes alheia,somente vva e curta a vida da maneira que achar comoda.
    Sou extremamnte contra essa propaganda idiota e cheia de sinismo.

  2. Joana
    20/11/2008 às 3:44 pm [+]

    Gostei da propaganda. É bom as pessoas perceberem que no mundo existem os não religiosos e que nos ofendemos com as insistentes demonstrações de fé em ambientes públicos feitas por crentes.

  3. Rodolfo
    27/12/2008 às 11:57 am [+]

    Totalmente apoiado !
    Do mesmo modo que os cristãos tem o direito de criar slogans, nós ateus também !