DoshDosh.com x Limão.com.br

Navegando pela internet, percebi mais uma coincidência (?) de design. Primeiro, recebi muito material na agência do novo portal Limão.com.br. Achei muito interessante, design bacana, proposta jovem. Entrei para conhecer melhor, mas achei que algo ali comum e não sabia identificar bem.

Outro dia, viajando pela blogosfera, pesquisando mais sobre o universo problogger – pois quem quer ser não pode deixar isso de lado nunca – entrei no blog DoshDosh.com. Imediatamente me lembrei da referência ao Limão.com.br. Vejas as marcas acima. O formato do símbolo é exatamente igual. O efeito de luz também é muito parecido. A diferença está apenas na cor (azul do DoshDosh e verde do Limão), no sentido em que estão invertidos e que no DoshDosh são dois símbolos.

Sei que é natural que esse tipo de coisa aconteça. Ainda mais nos tempos de hoje onde marcas são o que há de mais comum na vida das pessoas. Pela pesquisa que fiz, creio que a marca do DoshDosh seja bem mais antiga, pois seus primeiros artigos foram publicados em novembro de 2006. Já o Limão.com.br, acredito que esteja dando os primeiros passos no segundo semestre de 2007. Daí podemos inferir três possibilidades:

1. O Designer do limão.com.br criou um símbolo simples que remete ? fruta em questão sem ter conhecimento da outra marca similar;
2. O Designer do limão.com.br já havia visto o símbolo, esqueceu, mas este permaneceu em seu inconsciente, sendo mais tarde reproduzido na marca;
3. O Designer do limão.com.br foi maldoso e realmente quis copiar a marca e pegar carona no sucesso do blog.

[UPDATE]

Em busca de uma versão oficial de ambos os notifiquei e recebi:

Resposta DoshDosh ao Plágio / Coincidência

“My logo was designed by a freelance designer and he assured me that it was completely original. This was the first time I saw limao.com.br so I’m not sure where they got the design from… I think it might be a coincidence. 🙂
Maki
http://www.doshdosh.com”

TRADUÇÃO:

“Meu logotipo foi desenhado por um designer freelancer e ele me garantiu que era completamente original. Esta foi a primeira vez que vi limao.com.br então não tenho certeza de onde eles tiraram o design… Eu acho que é uma coincidência. 🙂
Maki
http://www.doshdosh.com”

[UPDATE]

O rebuliço deve ter sido grande, pois recebi a resposta, na verdade, de André Laurentino, Vice Presidente de Criação da Lew’Lara\TBWA, uma das maiores e mais respeitadas agências de publicidade do país que tem uma das melhores publicidades do mundo. Isso mesmo, o Brasil. Segue a resposta dos criadores da marca Limão.com.br:

Resposta ao post de 17/12: DoshDosh.com x Limao.com.br – Plágio ou
Coincidência

Trata-se de uma coincidência. Pois criar uma marca não é um processo aleatório ou sem propósitos.

Antes de tocar no lápis ou no mouse, um bom designer analisa seu objetivo. O que essa marca deve significar? A que público se destina? Será um símbolo arbitrário ou terá relação direta com o que representa? Etc.

Só depois de obter as respostas é que o designer parte para efetivamente desenhar a solução.

A marca do site limao.com.br nasceu destas e de outras perguntas. E sua resolução guarda estreita relação com características particulares do site e do seu nome: limão.

Em primeiro lugar, o símbolo é o desenho estilizado da letra A que aparece na palavra limão. Esta é sua leitura imediata, mas não a única.

Além da letra A, o desenho também remete ao formato da fruta, o limão. O ângulo reto em oposição e contraste ? curva que domina o símbolo representa o lado pontiagudo do site. Isto é, o lado inovador, irreverente e surpreendente do limao.com.br

Da fruta também vem sua cor, o verde cítrico.

O símbolo alude ainda ao aspecto interativo do site. Pois também pode ser visto como um balão de quadrinhos. Este balão estilizado simboliza a voz do usuário. Afinal é ele, o usuário, quem define como será a configuração do seu site limão individual, com o seu jeito, suas preferências pessoais. A leitura do símbolo como um balão de quadrinhos foi explicitada em recente anúncio publicado na revista Veja, por exemplo.

O símbolo pode aparecer de duas maneiras: formando a palavra limão ou isoladamente. Quando faz parte da palavra, dá força ? sua característica de logotipo (tipografia que é, ela mesma, o logo do site) e quando vem sozinho, ganha atributos de logomarca (uma marca ou um símbolo atribuído ao site).

Estas são algumas das razões que nos levaram ao desenho escolhido.

André Laurentino
Vice Presidente de Criação
Lew’Lara\TBWA

4 comentários

  1. Luiz Felippe
    03/01/2008 às 7:18 pm [+]

    Sinceramente..

    Trabalho na área de design e desenvolvimento a uns anos .. Não sou nenhum expert. Mas estou tentando lançar minha propria marca no mundo das Agencias digitais.. Quanto ao artigo..Parabéns ao autor e dono do Blog,pela percepção apurada ..

    E.. “venhamos e convenhamos”:
    As duas marcas são fruto de um trabalho genial …
    Em especial pela definição da Lew’Lara\TBWA, que mostrou que sabe muito bem “onde pisa”…

    Abraço..

  2. ANDRE LUIZ NASCIMENTO
    14/04/2008 às 9:04 pm [+]

    QUERO PARTICIPAR

  3. José Carrilho
    26/09/2010 às 9:47 pm [+]

    Olá,

    Há tanta coisa neste mundo que é natural que muitas sejam semelhantes por acaso.
    Em termos de concepção (para não usar a palavra design) uma das áreas em que é mais comum vermos parecenças hoje em dia é nos automóveis.

    Cumprimentos,

    José

  4. Kyle
    18/03/2014 às 12:52 pm [+]

    Hi Andrew, Thanks for the great list. I just created a new blog and want to inasrcee Alexa ranking of my blog, right now it’s in 7 digit number and I want to bring it in the 6 digit number within this October, gotta have to do lots of work. Once again thanks for the great lists, I will surely go through the entire list hoping it will help me in achieving my target. Wish me best of luck