Mais uma propaganda bacana aparece aqui no PutsGrilo!com. Essa uma mídia alternativa – um Adesivo de chão para metrô – de criação de Rodolfo Sampaio, Julio Andery, Adriano Alarcon e Marcio Fritzen da agência DM9DDB.

O anunciante da campanha publicitária é a Companhia de Bebidas das Américas – AMBEV – e o produto é o Guaraná Antactica. A fotografia é de Alê Catan e a ilustração, de Seagulls Fly, Sergio Guilherme Filho, Jorge Ribeiro e Vetor Zero (Eliza Flores).

DM9DDB: Propaganda x Arte

A propaganda é bacana, bem interessante, mas entra aqui não pela criatividade mas sim por reproduzir a obra de um artista que já publicamos aqui: Julian Breever. Nas obras de Breever, desenhos são feitos no chão e, caso sejam vistos de um determinado ângulo, dão a sensação de serem 3D, de estarem saindo do chão. Veja algumas de suas obras e tire suas próprias conclusões:

Aqui, além da questão do plágio ou reprodução de uma idéia, trazemos a discussão da relação entre a arte e a propaganda ou a publicidade. Você considera Julian Breever um artista? E se a peça da DM9DDB fosse original, seria arte? Com uma idéia cada vez mais dispersa de arte, será que podemos aceitar um conceito único comum? Cada vez mais, acredito que a arte é pessoal. E ponto final.

•••