A PepsiCo, dona da Marca Pepsi, resolveu reformular toda a identidade visual de seus produtos, incluindo as marcas. A mesma agência de 50 anos atrás, BBDO, está fazendo todo o trabalho de atualização.

Design: Pepsi Reformula Marca e Toda a Identidade Visual

Agora, em vez de uma simples onda branca entre as cores azul e vermelho (as cores dos Estados Unidos) dentro de um círculo, teremos um sorriso estampado nas latinhas e demais produtos. Um não, vários. Cada produto terá um sorriso diferente. A diferença é aparentemente sutil, mas traz diversos elementos agregados a esta pequena alteração. Novos valores passarão a ser agregados à Generation Next, incluindo simpatia e uma juventude ainda mais exacerbada.

Design: Pepsi Reformula Marca e Toda a Identidade Visual

Algumas desvantagens, no entanto, deverão vir junto a essas alterações. A movimentação da marca que a onda trazia sairá prejudicada e o sorriso da marca principal não está aparentemente muito feliz. Observando as curvas desse grafismo, percebemos que está bem mais próximo de uma boca raivosa que feliz, o que indica para uma tendência à agressividade geralmente aplicada ao universo masculino. Dessa forma, a marca pode distanciar o público feminino caso a identidade visual não neutralize essa tendência originada no novo design da marca.

Design: Pepsi Reformula Marca e Toda a Identidade Visual

As alterações, no entanto, adicionam um elemento à marca que abre um enorme leque de possibilidades criativas. Agora, resta apenas esperar para ver as campanhas publicitárias, novo material gráfico e pesquisas de opinião para saber se a marca será bem aceita pelo público.

•••