1º pecado: Plágio

É absurdo como pode uma empresa das proporções da Rede Globo de Televisão fazer um trabalho assinado por Hans Donner que não passa de Plágio. Vamos aos fatos:

O primeiro vídeo abaixo se trata da abertura da novela Sete Pecados – ou Se7e Pecados – da Rede Globo e o seguinte, de uma propaganda sueca da loja de móveis e decoração Ikea – “Drömkök åt alla” – “Dreamkitchens for Everyone”.

Bons profissionais de criação devem conhecer sua regra nº 1:
Pesquise muito para conhecer o que já foi feito.

E ao que me parece Hans Donner realmente pesquisou muito. Tanto que resolveu ‘inspirar-se’ em uma propaganda lá da Suécia. E achava que ninguém ia saber. Viva a Internet! Viva o YouTube!

Novela Se7e PecadosUma coisa é certa: as influências e idéias parecidas são comuns na comunicação embora sempre constrangedoras. A exagerada semelhança entre duas obras, no entanto, é que nos leva a crer que não estamos diante apenas da coincidência, mas do plágio. E aí, vem à nossa mente a pergunta:

E o que não já foi dito ou feito?

Já diria o filósofo francês Dominique Maingueneau: Todo discurso já foi dito. E na comunicação lê-se também: Toda idéia já “foi tida”. Semelhança sempre há. A criatividade está em fazer algo um pouco mais diferente de tudo de tão igual que já existe. Mas tem que ser eficiente. E vejamos. A propaganda da Ikea utiliza a técnica de câmeras criada no Matrix.

Eficiente por eficiente, a abertura da novela da Globo é. Encanta. Interessa muito. A técnica é a mesma e a Rede Globo afirma que não passa de coincidência, “a técnica é usada em larga escala, desde o filme Matrix. Inspiração comum, tanto para a Ikea, quanto para nossa abertura”, mas cá pra nós… A inspiração é tão comum para ambos assim?

Matérias relacionadas:

Terra: Globo teria plagiado abertura de ‘Sete Pecados’

Folha Online: Abertura de “Sete Pecados” é suspeita de plagiar vídeo de loja sueca; Globo nega

1 comentário

  1. Ricardo Gadelha
    27/06/2007 às 1:22 am [+]

    Hehehehhe
    Eu vi primeiro essa nóia no Kibeloco.
    Eu te disse?
    [:P]