Navegar na Web

É certo que o conteúdo do seu blog é o seu produto, portanto é nele que deve estar a tal ‘qualidade percebida’, elemento de marketing fundamental para o sucesso de sua marca – nesse caso, seu blog. Seu conteúdo deve receber sua maior atenção, ok? No entanto, se tratarmos de divulgação, publicidade, ainda mais se falarmos de divulgação sem custo, um dos primeiros dedos que vemos levantado é o dos comentários.

Sempre encontramos em blogs com dicas SEO, dicas probloggers, que uma boa forma de ganhar visitação é comentar em outros blogs. Entretanto, essa ferramenta tem sido usada de forma banal. É comum encontrarmos comentários do tipo:

-Muito bom seu blog! Parabéns!
-Adorei!
-Visita meu blog!

Para atingir o propósito desse post, no entanto, vamos aos caminhos que os comentários traçam para gerar visitação.

1. Pagerank: Quanto maior a quantidade de sites – e páginas, o que é importante ressaltar – apontando para seu site, maior será o pagerank de seu site, caso o ‘nofollow’ não esteja habilitado.

2. Construção de relacionamento: Ao comentar, o visitante gera um relacionamento com o autor do blog podendo, dependendo da forma como se dá esse relacionamento, trocarem cortesias – sem frescura, tá? 😛

3. Visitação de Conteúdo: Quando o conteúdo do comentário interessa ao visitante, ele poderá desviar o caminho da navegação partindo para seu site.

Bem. Vistas as vantagens podemos chegar a uma conclusão. Para isso, faço uma pergunta: Quais vantagens acima os comentários do tipo citado anteriormente recebem? Isso mesmo: Pagerank. Somente!

Por isso, na hora de comentar, pense um pouco, reflita sobre o que o autor escreveu e contribua para o conteúdo dele. Seja questionando, acrescentando ou mesmo, reduzindo. Mas contribua.

Dessa forma, você ganha com o pagerank – essa discussão fica para um post posterior (:P) – ganha um relacionamento com o autor do blog – o que pode te trazer grandes benefícios – e ganha visitação direta de quem está a ler o post e se interessa pelo conteúdo do seu comentário. Não subestime essa ferramenta, ok?

Abraço e sucesso a todos!

2 comentários

  1. Leo Baiano
    25/07/2007 às 1:38 am [+]

    Muita gente de fato subestima o valor de um bom comentário e aparecem com superficialidade. No pouco tempo que tenho com meu blog posso afirmar por experiência própria que um bom comentário atrai visitas, tanto do autor do blog, quanto de leitores que se interessam em conhecer o autor do comentário.

    P.S – Aguardarei ansioso sua opinião sobre meu post citado neste texto!

  2. Nel
    26/02/2008 às 1:20 pm [+]

    Como diria Juvenal Antena:
    -Justamente… esses comentários são muito úteis e valiosos, sim senhor!

    Além da troca de idéias e da participação ativa dos leitores no seu site, os comentários são verdadeiras fontes de informações e ótimas geradoras de risos… tem louco para tudo!

    Mas com certeza é válida a idéia de divulgação, e consequentemente, sua visibilidade na web.

    Gostei do blog, vou continuar aparecendo!
    Um abraço