Jogos de video game famosos que viraram filmes

abr 4, 2012 | Pop, PutsGrilo! | 1 Comentário

Nos princípios do cinema (e até hoje, como não), quando não se tinha uma idéia original à mão para fazer um roteiro de um bom filme, recorria-se a outras artes, como a literatura, o teatro e até a música para servir de base para uma grande história. Quase todas as grandes obras da literatura mundial já foram parar nas películas do cinema, até mais de uma vez. Em menor escala, peças teatrais e músicas (ou álbuns) famosos também briharam na sétima arte, embora o público quase nunca seja informado sobre isso. Existem também os famosos filmes para televisão, mas quase sempre são produtos de terceira categoria (merecendo ficar naquele limbo de filmes dos quais ninguém se lembra) e os quadrinhos, estes impressionando cada vez mais e arrastando um grande púbico ao cinema graças ao desenvolvimento dos efeitos especiais. Com a popularização dos video games, temos cada vez mais filmes feitos a partir dos roteiros elaborados em produtoras de jogos.

Jogos de video game famosos que viraram filmes

Sucesso nos games, sucesso nos filmes? Nem tanto

Se ainda não alcançaram o estado da arte do cinema, é porque esses roteiros ainda precisam de roteiristas mais capacitados para captarem a essência de um jogo fodástico e adaptá-lo para ao cinema. Os bons casos começam a aparecer, é verdade, mas sinto que temos um longo caminho pela frente. Mas nada disso nos impede de listar alguns dos mais famosos (não necessariamente bons) filmes feitos a partir de um video game. Enjoy it!

Street Fighter – com Jean Claude Van Damme como astro maior, Street Fighter é o exemplo perfeito de como não fazer um filme baseado num video game. Com atuações toscas, roteiro pífio e efeitos lamentáveis, o filme será lembrado para sempre como uma mancha na rica história do Street Fighter.

Mortal Kombat – para não ficar atrás do jogo rival, Mortal Kombat também resolveu entrar no mundo do cinema, com um filme homônimo e seguindo praticamente o mesmo roteiro do game. Em comparação com Street Fighter, o resultado foi bem melhor, ainda que não se possa dizer ‘nossa, que obra-prima, merece um Oscar’. Ganhou sequências, mas o primeiro ficará marcado, principalmente pelas lutas e pela boa trilha sonora.

Super Mario Bros – sem dúvida, um dos piores filmes feitos a partir de games. Super Mario, mascote da Nintendo e personagem mais famoso dos video games em todos os tempos, acabou parando numa película ridícula, feita em live action e que teve as piores reviews possíveis da crítica especializada. Tão ruim é o filme que não me lembro dele ser veiculado em algum canal de televisão a muito tempo.

Final Fantasy – o mais famoso RPG do mundo ganhou duas animações distintas para o cinema. Ambas tem excelente qualidade visual, mas o melhor deles é o produzido no Japão, com visual, roteiro e cenas muito melhores do que seu par americano, que parece ter sido feito por um punhado de atores ruins plastificados.

Tomb Raider – o famoso adventure estrelado pela musa dos games, Lara Croft, ganhou versões excelentes para o cinema, estrelados por ninguém menos do que Angelina Jolie. Isso por si só bastaria, mas ainda temos as cenas de ação impactantes e as várias referências ao game presentes nos filmes, para fã nenhum ficar de mimimi.

Resident Evil – outra boa adaptação de games para as telas do cinema, tem a bela Milla Jovovich como Alice, caçando zumbis e monstros típicos da série de games, para tentar descobrir enfim, os segredos do seu passado. Boas sequências conseguem carregar o roteiro mais ou menos.

Mais jogos merecendo um lugar no cinema

Como o mercado de games é muito dinâmico, essa lista pode mudar a qualquer momento, com a inclusão de novos filmes marcantes. Material para isso não falta: olhem só os jogos lembrados por mim, que podem muito bem emprestar suas bases para a produção de filmes muito promissores. Basta um pouco de competêmcia, não é verdade?

  • Halo
  • God of War
  • Uncharted
  • Gears of Wars

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *