Caramba! Vi uma matéria muito louca no site Carro Online do Portal Terra.

Desenvolveram uma técnica para fazer com o carro mude de cor de acordo com uma corrente elétrica que é emitida para a lataria. Doideira! Confira a matéria:

Carro que muda de cor

Indecisos não precisarão mais se preocupar com a cor do carro novo

Se mudar a cor de um veículo exigia muita burocracia, tempo e, principalmente, dinheiro, parece que isso está chegando ao fim. Um nova tecnologia tem instigado pesquisadores do setor automotivo – além de montadoras, já que a Nissan divulgou que tem interesse na novidade – e está prestes a se tornar a próxima promessa da indústria: em vez do método convencional de pintura, o carro recebe polímeros de cores que contêm óxidos de ferros paramagnéticos.

Quando uma corrente elétrica passa por esses polímeros, as partículas de ferro se reagrupam, dando aos microscópicos cristais formados por eles a capacidade de alterar o modo como a pintura reflete a luz, mudando efetivamente a cor do carro – algo como um tecido furta-cor, por exemplo.

A tecnologia só funciona quando uma corrente elétrica, ainda que muito baixa, passa pela pintura. Ou seja, a cor que fica quando o carro é desligado é a branca, o que significa que veremos muitos estacionamentos de carros brancos se essa tecnologia virar um sucesso – as previsões mais otimistas dão conta de que ela chegará ao mercado já em 2010.

Todo o processo de mudança de cor dura menos de um segundo e a alteração pode resultar em qualquer cor reconhecível pelo olho humano.

•••