Alçado à condição de quarto maior mercado consumidor de carros do mundo, todos os fabricantes apostam boa parte de suas fichas no Brasil para abocanhar uma fatia desse lucrativo mercado. Não por acaso, o Salão do Automóvel de São Paulo, o maior da América Latina e realizado sempre em anos pares, mostrou em sua edição 2012 uma miríade de carros para todos os gostos e bolsos.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Carros reais para todos os bolsos

Evidentemente, os carros dos sonhos chamaram bastante a atenção do público que acorreu ao Anhembi: Ferrari, Porsche, Mercedes, Audi e tantos outros fizeram o os olhos de muitos marmanjos brilharem. Mas no mundo real dos assalariados, outros carros, de especificações um pouco mais modestas, conseguiram brilhar em meio a tantas estrelas internacionais.

Salão do Automóvel democrático

Para o consumidor brasileiro, a variedade só tem aumentado, com novidades oriundas de todos os segmentos, apesar do vai e vem das normas tributárias (que afinal ficaram estabelecidas com o novo regime automotivo brasileiro, o Inovar Auto). Inclusive marcas de luxo, como a BMW, abrem uma nova perspectiva no mercado nacional com o anúncio da fabricação por aqui de seus carros, exemplos que deverão ser seguidos por seus pares, como Mercedes-Benz, Audi e Land Rover. E quem tem dinheiro contado para comprar um zero quilômetro pode comemorar o lançamento de carros compactos modernos e estilosos de novos fabricantes, como o Hyundai HB20 e Toyota Etios.

Sem mais delongas, vejamos o que cada montadora trouxe de interessante ao mercado brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo e que estarão nas ruas de 2013 em diante:

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Audi: apresentou o novo A3 além de versões reestilizadas de seu superesportivo R8. O novo A3 é uma tentativa da Audi de voltar aos bons tempo no Brasil, quando liderava o segmento de luxo e hoje está atrás das conterrâneas BMW e Mercedes.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

BMW: fabricará carros no Brasil a partir de 2014 em Santa Catarina. Os modelos mais cotados para ganhar o carimbo made in Brazil são X1, Série 1 e Série 3, além do futuro compacto de tração dianteira (Compact Active Tourer). No salão, destacou-se com os modelos M5, M6, Série 6 Grand Coupé e Série 3 híbrido.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Chevrolet: disposta a sair da acomodada posição de 3ª colocada no ranking de vendas, a Chevrolet apresentou sou novo carro popular: o Onix, um projeto novo e com a mira apontada para o Gol (não à toa, muita gente tem achado os dois modelos idênticos). Outro grande lançamento da Chevrolet é a Trailblazer, sucedendo a jurássica Blazer.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Citroën: enquanto investe no seu lançamento mais recente, o C3 versão 2013, a fabricante francesa mostra os próximos modelos a serem importados ao Brasil de sua divisão de luxo DS: o DS4 e o DS5, que se juntarão ao DS3 para resgatar o prestígio da Citroën como marca diferenciada, seja em técnica ou estilo. Por enquanto, sem sinais da fabricação e/ou importação do novo C4.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Ford: a grande vedete do estande não foi o esportivo Mustang, inexplicavelmente ainda não importado oficialmente ao Brasil. Todos os olhares se voltaram ao novo Fusion 2013, que só conservou o nome do antecessor e apresenta-se como um carro totalmente novo: design, interior e motorização são novos. Ainda deu tempo para conferir a versão reestilizada do New Fiesta (mas já?) e o novo Ecosport na sua versão Titanium, com motor 2.0 e câmbio automático de dupla embreagem Powershift, a ser vendido no primeiro semestre de 2013.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Honda: afinal o Civic acompanhou o rival Corolla e adotou um motor 2.0 (potência de 150 cavlos com gasolina e 155 com etanol) em suas versões superiores, restando ao 1.8 equipar a versão de entrada LXS. Outra atração, essa para quem gosta de dirigir, foi a apresentação do Civic Si Coupé, que pode chegar ao Brasil em 2014 com fabricação nacional para dar uma apimentada na linha Honda brasileira. Fora isso, o utilitário CRV ganhou motor 2.0 flex e o compacto Fit ganhou roupagem aventureira na versão Twist.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Hyundai: ainda empolgada com ótima receptividade do seu compacto HB20 junto ao público brasileiro, a Hyundai apresentou a versão aventureira do carro, o HB20X. Também apareceu no Salão do Automóvel paulista o novo I30, de belo visual, mas com redução do tamanho do motor e o Santa Fé reestilizado, agora com versões de 5 e 7 lugares, esta última matando o crossover Veracruz, além de versões flex do Elantra e do Tucson.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Kia Motors: a empresa coreana trouxe duas interessantes novidades para São Paulo: a versão totalmente reformada do Cerato e o sedã grande de luxo Quoris. O primeiro é um relativo sucesso no Brasil e deve ampliar ainda mais seu público, com um design ainda mais atraente e itens de série a rodo. Já o Quoris é uma investida da Kia no mercado de luxo, mirando contendores de altíssimo nível como BMW Série 7, Mercedes Classe S, Jaguar XJ e Audi A8. As armas para isso? Motor V6 de 290 cavalos, tração traseira, câmbio automático de 8 marchas, tela touch de 12,3 polegadas no painel, bancos com regulagens elétricas, câmeras que fornecem visão de 360º do exterior do veículo e mais dezenas de mimos de luxo obrigatórios na categoria, mas a preço menor do que o cobrado por seus concorrentes europeus.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Mercedes-Benz: Obviamente vamos deixar a estrela do estande da Mercedes, o SLS GT3 AMG 45th Anniversary no campo dos sonhos. O que interessa ao brasileiro estava lá na forma de um carro-conceito batizado de Style Coupé: as formas são mais ou menos a mesmas do futuro sedã compacto da marca, com grandes chances de ser fabricado aqui, como nome de CLC ou CLA, aproveitando a plataforma do renovado (e lindo) Classe A 2013, que virou um hatchback esportivo para concorrer com BMW Série 1, Audi A3 e Volvo V40. Valeu a pena também prestar atenção na renovada minivan Classe B e nas versões de alto desempenho de carros conhecidos, como o ML63 AMG e o C63 AMG Black Series.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Peugeot: para apagar a má impressão deixada desde o lançamento do gambiárrico do 207 nacional, a Peugeot não perdeu tempo e anunciou que trará ao Brasil o 208, lançado na Europa no segundo semestre de 2012 e muito mais moderno que o antecessor, para brigar no andar de cima com New Fiesta, Citroën C3, Fiat Punto, VW Polo e Chevrolet Sonic. Maior, mais espaçoso, com instrumentos posicionados acima do volante e recheado de equipamentos, o carro poder dar novo fôlego à imagem (e às vendas) da Peugeot, ainda mais se for comercializada uma versão GTi, com o excelente motor turbo 1.6 de 165 cavalos, presente no primo DS3. A Peugeot aproveitou para mostrar toda sua linha, composta pela van 3008, o sedã de luxo 508, o sedã médio 408, o conversível 308 CC, o esportivo RCZ e os hatch 308 na versão THP 1.6 Turbo.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Renault: tirando a discutível reestilização do Clio nacional, o estande da Renault trouxe novidades muito interessantes ao consumidor brasileiro, o Fluence GT é o principal deles, com um motor de 2.0 turbo de 180 cavalos capaz de rivalizar, na relação custo x diversão, com o Jetta TSi Turbo. O conceito D-Cross é um Duster com ares futurista, mas que pode apontar para algumas soluções a serem implantadas no utilitário compacto da Renault.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Toyota: também ingressando no segmento dos compactos populares com o Etios nas versões hatch e sedã, a Toyota conseguiu chamar a atenção com seus conceitos e carros híbridos, caso do Prius, que tem promessa de venda no Brasil a partir do primeiro semestre de 2013. Teve também Hilux em versão off road extremo, Corolla em versão de corrida e o delicioso GT 86, este infelizmente sem previsão de venda em terras tupiniquins. Por enquanto.

Salão do Automóvel São Paulo 2012: Os carros que podemos comprar

Volkswagen: o Fusca voltou! Mas calma, ele está bem diferente. Adotando o nome pelo qual ficou famoso no Brasil, o Fusca 2013 tem mecânica arrojada (2.0 turbo e câmbio de dupla embreagem, o mesmo conjunto do Jetta TSi), combinado ao visual retrô, tem tudo para fazer sucesso entre os carros de imagem. Também valeram a visista o Up!, futuro compacto de entrada da marca, Gol de duas portas e o conceito Taigun, um utilitário pequeno para brigar, futuramente, com o Ecosport e Duster.

Fotos: Best Cars

•••