Se no futuro ficamos imaginando a fusão entre homem e robô. Os famosos cyborgs não estão tão longe da realidade quanto a gente pensa. Pelo menos para a Organovo Holdings, uma companhia situada em San Diego, nos Estados Unidos, anunciou recentemente que vai fabricar uma bioimpressora que imprime órgãos humanos em 3D!!!

impressora-de-tecido-humano

A empresa já produz tecidos humanos e tem ideia de ampliar sua fórmula se aliando à produtora de Autodesk para projetar a máquina. Seria uma espécie de impressora que fabrica objetos em 3 dimensões. A diferença é que estariam manipulando tecidos humanos para, em um futuro próximo, poder produzir órgãos inteiros. Questões como transplante, por exemplo seria resolvida por uma impressão!

De início vão realizar milhares de testes para iradaptando o equipamento para produção de filamentos de células de fígado humano para depois irem além. Como o trabalho é de longo prazo, só nos resta torcer muito para que tudo dê certo! Assista ao vídeo e observe esse ambicioso projeto em prol do avanço da medicina e, consequentemente, da vida!

impressora-de-orgao-humano

Fonte: Folha e Organovo

•••