Atitudes assim nos deixam ainda esperançosos sobre o futuro do Brasil. Durante uma audiência da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte,  a professora Amanda Gurgel fez um discurso sublime sobre falta de prioridade dos governos à educação, arrancando aplausos constantes da platéia e deixando os políticos presentes sem ter onde enfiar a cara, tamanha a vergonha dos fatos trazidos à baila pela professora.

Professora Amanda Gurgel detona com os políticos

Com autoridade de profesora concursada e com especialização, mas recebendo um salário ridículo, Amanda expressa toda sua indignação com o estado de precariedade da educação potiguar, mas que poderia ser a de qualquer estado do Brasil. Sua fala é tão objetiva e tem tanta classe que é um verdadeiro tapa com luvas de pelica nas autoridades, que muito falam mas pouco produzem de efetivo para melhorar a educação. Confira no vídeo abaixo o discurso marcante da professora Amanda Gurgel.

29 comentários

  1. Ana Paula Pinho
    22/05/2011 às 7:30 pm [+]

    Parabenizo a Professora Amanda pela sua coragem, admirável, falou bonito, mandou bem na mensagem. Como os governos querem educação de qualidade se não dão nenhum suporte, baixos salários, falta de estrutura tanto para professores como para os alunos. A merenda escolar é de péssima qualidade, falta material de limpeza, enfim, é uma verdadeira catastrofe.
    Enquanto isso, um deputado além de GORDOS SALÁRIOS, INÚMERAS REGALIAS E AINDA POR CIMA NÃO NECESSITAM NEM MESMO O ENSINO MÉDIO PARA ESTAR NESSA MAMATA. Até quando vamos nos calar diante desses absurdos????

  2. improprio
    22/05/2011 às 8:48 pm [+]

    a situaçao da educação no maranhão não é diferente é um caos,sou professora e acabamos de sair de greve sem nenhum resultado,estamo lutando tambem pelo salario por melhores codições de trabalho,esses gorvernantes são tuo badidos,não prestam

  3. Cintia
    22/05/2011 às 10:20 pm [+]

    Muito bem Amanda, o Brasil precisa de gente de coragem, que não tem medo de colocar a cara a tapa. Na minha cidade vivemos problemas parecidos. Sou professora tb e meu salário também só tem três dígitos 540. 540 reais vergonha! Minha cidade é Paraopeba Minas Gerais e aqui a prefeitura paga apenas 540 reais.

  4. Rosa Cristina
    23/05/2011 às 9:17 am [+]

    Aproveite esse discurso e abra os olhos orientando e informando as demais pessoas em relação aos abusos pratiacdos contra os professores e eu realmente espero que esse discurso não seja jogado ao vento, ou se perca no tempo, beijos eu te amo, pai…

  5. nicodemos paulo dos santos
    23/05/2011 às 10:22 am [+]

    Gostei muito deste discurso e parabenizo a professora Amanda Gurgel,porque a luta do professor nao pode parar. É triste ver como nossos governantes tratam a educacao neste país,eles naõ estaõ nem aí porque para os nossos politicos quanto mais ignorantes for-mos melhor pra eles.

  6. Elcione
    23/05/2011 às 1:10 pm [+]

    Precisávamos em algum momento, durante séculos,de uma “Joana D’Arc Contemporânea”. Pela primeira vez na vida
    me senti valorizada e respeitada durante sua fala. è linda a nossa profissão e tão desvalorizada. Você é uma mulher de coragem. Que Deus ilumine seus passos desde já, pois você professora, está alavancando um futuro promissor esperado por tantos e tantas professores(as).
    Essa é a realidade minha, do meu município, às vezes até pior e não podemos denunciar pois somos ameaçados. Como você mesma diz: são muitos outros motivos mais complexos. Obrigada, professora.

  7. Vanderlei
    23/05/2011 às 2:52 pm [+]

    A situação relatada pela professora Amanda, acontece em todo o país. Em Minas Gerais, não é diferente.Enquanto o governo insistir em mascarar a educação no Brasil com números, de matriculados, de provas do IDEB, Brasil e tantas outras, o resultado vai ser um só: a formação de uma greande massa de analfabetos funcionais. A sociedade brasileira está se atolando cada vez mais. Já falta mão de obra em vários setores. Culpa dos governos irresponsáveis, que obrigam os professores a “passarem” de ano os alunos, mesmo que eles não tenham o mínimo de competência para seguir adiante. Agora foi aprovada a lei, que, mesmo se o aluno do 1º ao 3º ano ainda não saiba ler, ele não pode mais ser retido. Deve passar! Pode??????!!!! O atoleiro só aumenta. Parabéns Professora Amanda!

  8. José Pereira da Silva
    23/05/2011 às 5:14 pm [+]

    Estamos em greve na Paraíba há 23 dias, apenas pedindo ao governador Ricardo Coutinho que cumpra a Lei, colocando o nosso piso salarial e ele insiste em desobedecer a Lei. Esse é o nosso Brasil.Você está sendo a voz de todos nós que não tivemos a oportunidade ou coragem de dizer tudo isso e mais algumas coisas.Vejo que esse é o início de alguma coisa.Muito obrigado por todos nós aqui da praíba e do Brasil.

  9. João Fernandes
    23/05/2011 às 6:51 pm [+]

    Parabéns Profª Amanda pela sua coragem. Aqui no Maranhão a situação não é diferente, escolas sem estrutura de funcionamento, ñ tem carteiras para os alunos, salas super lotadas, muitas vezes ficamos sem voz dentro dessas salas . Nós professores do Maranhão ficamos em greve 78 dias, lutando por melhores condições de trabalho, por reajuste salarial pois o piso salarial nunca foi implantado no nosso Estado, sofremos ameaças por parte dos gestores, salários foram descontados de muitos professores. O governo tentou desmoralizar a classe, colocando a sociedade contra nós, foi um terrorismo. Mas não desistimos, se não formos atendidos no prazo estipulado pelo governo, a luta continua com a retomada da greve.

  10. dalvanete rodrigues cacho
    23/05/2011 às 7:17 pm [+]

    muitobom o discurso da professora , ela é bem fornecida de informaçôes lá de dentro

  11. ralf maios
    23/05/2011 às 10:03 pm [+]

    Estamos em greve no Amapá – todos os professores do Brasil juntos…não devemos recuar!!!a hora ´w essa!!

  12. lucia
    23/05/2011 às 11:10 pm [+]

    eu dou os parabens por essa mulher defendendo a classe de professores eu queria que alguem tambem tivesse essa coragem para defender a enfermagem que ganhamos miseravelmente e ainda por cima correndo risco de contaminação cade o sindicato pra resolver botar a boca no mundo.enquanto um politico ganha uma diaria pra passear de quase 2000 mil nos vamos pra uma remoção com pacientes gravissimos pra ganharmos 17 reais fica ai a minha indignação e meus parabens por essa pessoa de coragem

  13. MARIA MARIA
    24/05/2011 às 12:19 am [+]

    AMANDA,
    A VOCÊ, A SAUDAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES E PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ, QUE TAMBÉM PENAM, EM MUITO, COM AS PRECARIEDADES EDUCACIONAIS, COM O DESCASO GOVERNAMENTAL.
    AQUI, EM UM ANO (12 MESES), UM PROFESSOR COM 40 HORAS SEMANAIS RECEBE O QUE UM DEPUTADO GANHA NUM MÊS.
    E O MEC AINDA SAI APELANDO NA MÍDIA: SEJA PROFESSOR!
    SERÁ POR QUE NÃO VEMOS PROPAGANDAS DO MEC CLAMANDO: SEJA UM MÉDICO, SEJA UM ADVOGADO, UM DEPUTADO OU UM JUIZ? POR QUÊ?
    AMANDA,
    VOCÊ APRESENTOU A CARA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO BRASIL.
    ESTAMOS COM VOCÊ!

  14. Eliane Gomes de Sousa
    24/05/2011 às 9:51 am [+]

    Parabéns professora, este discurso consciente estava muito tempo entalado na minha gargante. É que o sofrimento é tanto, que ficamos às vezes sem forças para verbalizar. Pode ter certeza que afrontas virão mas, estamos juntos nessa…Nós temos o direito de formar cidadãos mas, o incrível é que não conseguimos ser valorizados pelos cidadãos que formamos…É necessário que a população consiga sentir o que passamos quando estamos em sala de aula corpo a corpo com nossos alunos! Nós somos professores não por acaso, nem por força do destino, mas pelo prazer de transmitir o que aprendemos, somos cidadãos conscientes. Em nossa sala de aula existem várias cabeças pensantes, mundos diversos, clientelas diferentes.É preciso ser super heroi para trabalharmos condutas, conteúdos e preparar alunos para a vida, não é fácil, só queremos que nos olhe com mais respeito e dignidade. Se, falamos em salário é porque temos nossa vida , nossa família. Não escolhemos um sacerdócio, mas uma profissão que tem que ser valorizada principalmente pelos órgãos públicos e pela sociedade . A falta de respeito é tanto que nosso alunos não almejam ser professores no futuro…

  15. Núbia
    24/05/2011 às 11:06 am [+]

    Amanda, Fortaleza também está em greve. E nossa situação talvez seja pior, por causa de uma prefeita autoritária, que só faz o que ela quer, se ela disser que pau é pedra, tem que ser. Não negocia com a categoria, não faz acordo, estamos num barco furado.
    As escolas acabadas, sem carteiras, um calor enorme, salas superlotadas com 45 alunos, onde 25 quer alguma coisa e o restante só brinca a atrapalha, violência, indisciplina sem igual, se o professor pede que eles se calem, eles respondem: os incomodados que se retirem. Então, alunos mandam nos professores, porque só eles tem todos os direitos e nós nada, só obrigações. Num clima deste, como o professor tem condiçoes de dar uma aula de qualidade? Eu fico indignada quando dizem que o professor não está preparado.O professor está preparado sim,todos estão buscando se especializarem mesmo porque há uma necessidade econômica, mas o aluno não deixa que ele trabalhe bem. Então, não podemos ser acusados pelo fracasso da Educação, e nem o salvador da pátria. Se a educação vai bem, o mérito é do Sistema, se vai mal a culpa é do professor. Que injustiça!

  16. willian
    24/05/2011 às 2:12 pm [+]

    Essa professora teve muita coragem pra ir na frente de todos e falar uma aquilo.
    Mas ela tem toda razão de ter falado tudo aquilo porque os professores tem uma responsabilidade muito grande pra receber um salário tao baixo.Porque se não fosse os professores não teria ensino

  17. kelly
    24/05/2011 às 7:34 pm [+]

    PARABÉNS,PELA SUA ATITUDE PQ A ESCOLA PUBLICA ESTAR UMA VERGONHA,,PQ NA MINHA ESCOLA ONDE ESTUDO SE QUER TEM TODOS OS QUADROS DE PROFESSORES,E CARTEIRAS NEM SE FALA,,BANHEIROS IMUNDOS,FEDORENTOS,,E ESSES DEPUTADOS IDIOTAS SO GANHANDO DINHEIRO A TOA SEM SE IMPORTAR COM A EDUCAÇAO Q É A BASA DE TUDO…
    MEUS PARABÉNS.XAUZIM

  18. max millan de oliveira silva
    24/05/2011 às 8:19 pm [+]

    parabens a professora amanda

    agora acho que esses politicos cara de pal vai tomar vvergonha na cara e dar mais volor aos alunos e professores e nao pensar em conprar carro de 70 mil reais pra ficar pra la e pra ca dando risado dos brasileiros

  19. kélida
    24/05/2011 às 9:55 pm [+]

    Nosso país tem que valorizar o profissional professor ,pois, este é a base da sociedade.Chega de mentiras e mediocrodade.

  20. raimunda
    25/05/2011 às 12:35 am [+]

    PARABENS!!!
    PROFª Amanda vc foi realmente a voz reprimida de uma classe de trabalhaderes que vivem num país que se diz democrático.

  21. eber
    25/05/2011 às 10:16 am [+]

    Bom dia a todos! esse é o país em que vivemos, enquanto muitas pessoas trabalham honestamente na busca de um dia poder viver num país digno, essa corja de políticos corruptos sem excrúpulos brigam freneticamente entre sí para roubar o dinheiro do povo. o mundo precisa de mais pessoas como essa professora com coragem para darmos um basta nessa roubalheira em que vivemos. parabéns professora!

  22. ISABELLE
    27/05/2011 às 3:22 pm [+]

    MASSA DE MAIS VEIO

  23. Ana Vitória
    28/05/2011 às 1:13 am [+]

    Amanda, que a tua voz seja ouvida e ecoe em todo o mundo. Que as pessoas estejam atentas e compreendam que o professor é um profissional. Nossos alunos tem o direito de estudar, mas nós também deveríamos ter o direito de poder criar os nossos filhos com dignidade.

    Que a Globo não banalize o teu discurso com uma ideologia disfarçada de bondade. Que o mundo compreenda com clareza o nosso clamor e abra os olhos para a nossa causa. A nossa luta não é de hoje e não pode ser vista como uma historinha que tem hora para acabar, como a mídia nos tenta convencer.

    Deus te abençoe Amanda!

  24. GESSÉ
    29/05/2011 às 1:00 pm [+]

    Fiquei extremamente regozijado, não apenas com a coragem, mas sobretudo com a firmeza, desenvoltura e elegância com que nossa querida colega se fez representante das angústias que fazem parte do dia a dia de todos os educadores deste país. Um país mínimamente respeitável no mundo moderno jamais trata de forma tão desrespeitosa aqueles que são responsáveis pela formação moral, sociao, cultural, educacional e todos os als que se possa imaginar. Além de professores, somos obrigados a atuar como psicologos, psiquiatras, terapeutas de família, educadores da higiene básica et. Tudo issso por um salário que não é suficiente para comprar uma passagem para uma das tantas viagens aéreas que nossos gestores de todas as esferas de governo fazem todos os anos. Não seria esta uma das razões da falta de verbas que eles tanto alegam para investir no que há de mais essencia em um país? Em um país que tem mais pesada e confusa carga tributária do mundo falta recursos para investir em educação? E qual seria a razaão de a mídia está sendo usada de forma ostensiva para desmoralizar nossa categoria perante a opinião pública? Alerto aos nossos políticos, plenamente abastados com o erário público que a coragem da Professora Amanda Gurgel despertou e encorajou a categoria e muitas outtras açoões corajosas como esta vão pipocar por este país a fora.Aqui presto minha respeitosa reverência a esta colega de fibra.

  25. Hemerson
    30/05/2011 às 4:11 pm [+]

    Essa professora é muito lindinha mas, deixando a bobajada machista de lado e olhares maliciosos (como o meu) eis aí uma, como ela mesma se coloca em trecho do discurso feito, Redentora da Pátria!
    Admirável o feito dessa mulher, uma heroína dos brasil, nobre soldado dessa guerra há muito travada no campo da educação.
    Admiro e respeito todos os professores, pois são os arautos da sabedoria para todos aqueles que, agora pequenos, um dia serão grandes no mundo!

  26. muricio
    03/06/2011 às 6:56 pm [+]

    Parabéns…professora Amanda você é nota 10, queremos mais professora como você, porque o nosso ensino não pode continuar assim. Que esses puliticos ladrões tomem aiguma atitude e termine com essa vergonha.porque a unica coisa que eles querem é dinheiro no bolso, na cuéca e até nas meias.
    Que Deus te ilumine, para você continuar sempre assim
    com muita garra e determinação……
    Meus parabéns……………

  27. Conceição Emery
    13/06/2011 às 2:36 pm [+]

    Parabéns,Amanda!É de professores como você que o Brasil precisa.Sou Professora aposentada e este grito seu também esteve e está preso em minha garganta.Exerci a função também de diretora e supervisora pedagógica,mas sobretudo sou professora.Nenhum deles,da secretária de educação aos deputados,chegou lá sem passar pelas mãos,não de um,mas de vários professores.Você é uma grande professora-educadora.Orgulho-me de pertencer à mesma categoria.Abraços!

  28. DALVANETE RODRIGUES CACHO
    19/06/2011 às 10:52 pm [+]

    VC É UMA HEROÍNA DA MODERNIDADE PARABÉNS!!

  29. teresa de oliveira
    30/07/2011 às 9:27 pm [+]

    O que acontece de ruim com a educação no Brasil é muito antigo. Admirei a Professora Amanda com seu discurso, mas está na mídia que ela se filiou ao PSTU e que deve candidatar-se. Qual a proposta que ela terá sobre a pauta em questão? Quando vi o vídeo já previ que algum político de plantão “abraçaria” a causa.