Será que os livros são um retrato cultural de uma sociedade? Não falo exatamente das histórias contidas nas obras, mas do níveis de leituras que existem disponíveis que possam falar mais de seus leitores. Para tirar um pouco dessa dúvida, o escritor norte-americano James Chapman fez um levantamento dos livros mais lidos no mundo nos últimos 50 anos.

top-10-livros

O parâmetro para a pesquisa foram os exemplares vendidos em todo o mundo, funcionando como uma estimativa já que não conta com empréstimos de livros, bibliotecas, cópias ilegais e até mesmo arquivos dos livros baixados na internet, na forma de e-book. Mesmo assim, dá para se ter uma margem considerável das obras mais adquiridas e lidas.

Reparem que livros da lista ficaram mais consagrados ainda por suas adaptações do cinema. Assim, como os filmes baseados nesses livros também tiveram uma ajuda inegável em suas bilheterias. Livros de sucesso como ‘Lua Nova‘, ‘O Código Da Vinci’, ‘Harry Potter‘ e ‘O Senhor dos Anéis‘ também foram foram consagrados na arte cinematográfica rendendo bilheterias recordes e bilionárias.

O ranking abaixo com os 10 mais lidos está em ordem crescente, tendo em primeiro lugar a Bíblia Sagrada. Com certeza o livro mais divulgado, compartilhado e comprado em todo o mundo:

1. A Bíblia Sagrada: 3.9 bilhões de cópias

biblia

2. O Livro Vermelho de Mao Tse Tung 820 milhões

livrovermelho

3. Coleção Harry Potter 400 milhões

harry-potter

4. O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien – 103 milhões

Livros-JRR-Tolkien

5. O Alquimista de Paulo Coelho com 65 milhões de exemplares

paulo coelho o alquimista

6. O Código Da Vinci com 57 milhões

codigo-da-vinci

7. A Saga Crepúsculo – Stephenie Meyer – 43 milhões de cópias

stephanie-meyer-covers_l

8. E o vento levou… Margaret Mitchell – 33 milhões de cópias

E o vento levou

9. Think and Grown Rich – 30 milhões de cópias

Think-and-Grow-Rich

10. O Diário de Anne Frank – 27 milhões de cópias

I diário de Anny Frank

3 comentários

  1. ERONIDES MUNIZ DE FREITAS
    16/06/2012 às 8:25 am [+]

    Eu adoro ler livros,sempre que posso compro livros usados,pois os livros novos de lançamentos nas livrarias são muitos carissimos,só acho uma pena maiorias de nós Brasileiros não conseguimos comprar bons livros pelo seu valor.

  2. Carol Lins
    01/07/2012 às 1:58 am [+]

    Muito boa essa lista! Claro que as sagas são as preferidas pelos adolescentes, e só assim para se interessarem por leitura. Mas os clássicos são inesquecíveis. O Diário de Anne Frank é lindo. Muito bom, recomendo leitura!

  3. livia suelen
    05/07/2012 às 12:23 pm [+]

    véi tem algo errado aí cadê pj? kkkk daki a pco aparece