Novo Ford EcoSport 2013: Fotos e vídeo do carro

jan 5, 2012 | Curiosidades | 0 Comentários

Novamente a Ford vem com tudo no lucrativo mercado dos utilitários esportivos pequenos. O EcoSport, lançado em 2003, praticamente inaugurou o segmento e reinou sozinho no mercado brasileiro de carros até o fim de 2011, quando o Renault Duster o destronou de forma impiedosa, vendendo no primeiro mês cheio de vendas (novembro de 2011) 30% a mais do que o pioneiro SUV da Ford. Talvez já prevendo esse ataque por parte das rivais, a Ford estaria planejando o novo EcoSport há tempos e finalmente, o público tomou conhecimento de suas formas.

Novo Ford EcoSport 2013: Fotos e vídeo do carro

EcoSport: do Brasil para o mundo

Revelado ao mesmo tempo numa cerimônia em Brasília e no Salão de Nova Delhi (Índia), o EcoSport 2013 carrega traços robustos e futuristas, vistos anteriormente no carro-conceito Vertrek. Sua base é a do New Fiesta, vendido desde o fim de 2011 no Brasil, mas o modelo apresentado ainda é pré-série, com alguns elementos estéticos que provavelmente serão trocados na versão de produção, a ser colocada nas lojas em meados de 2012. Os faróis e a grande grade frontal darão lugar a peças mais simples, mas o design final apresentado será este mesmo, em sintonia com o desenho agressivo característico do segmento.

Mesmo depois da reestilização ocorrida em 2007, o EcoSport manteve seu público fiel, que busca um carro alto, pequeno, econômico e robusto, sem muitas firulas (exceção feita ao estepe pendurado na traseira). Além de ter inaugurado o segmento, o Eco manteve-se confortavelmente isolado na liderança de vendas da categoria, onde o máximo de concorrência existente era representada pela linha Adventure da Fiat e pelo Crossfox da Volkswagen. Mas todos eles eram carros adaptados com adereços aventureiros e suspensão mais alta: o EcoSport é um carro concebido desde o princípio para ser um SUV, embora seu uso seja essencialmente voltado às cidades, com incursões em trilhas leves, no máximo.

EcoSport x Duster x Tucson

Por ser o primeiro modelo global da Ford desenvolvido 100% em solo brasileiro, grandes expectativas cercam o novo EcoSport 2013 no que tange ao seu desempenho em outros mercados, além do brasileiro. Seria excelente se ele já chegasse aqui com o moderníssmo motor 1.0 Ecoboost, dotado de turbo, compressor mecânico e potência similar à de um 1.8 comum (na casa dos 140 cv) e de consumo reduzido. Mas num primeiro momento, melhor nos contentarmos com o 1.6 Sigma que já equipa o New Fiesta e o 2.0 Duratec presente na linha Focus. E ver como ele se vai comportar diante da concorrência representada pelos seguintes competidores:

  • Renault Duster
  • Hyundai Tucson
  • Linha Adventure da Fiat (Idea, Doblò e Palio)
  • Futuro Hyundai HB SUV
  • Futuro Mini-Captiva

Novo Ford EcoSport 2013: Fotos e vídeo do carro

Novo Ford EcoSport 2013: Fotos e vídeo do carro

Novo Ford EcoSport 2013: Fotos e vídeo do carro

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *