Como já cantava Cássia Eller há algum tempo, o segundo sol chegou, de fato. A NASA divulgou imagens obtidas pelo telescópio espacial Kepler mostrando um planeta orbitando ao redor de dois sóis. Qualquer semelhança com o planeta Tatooine, visto no filme Guerra nas Estrelas, não é mera coincidência.

NASA descobre versão real do planeta Tatooine de Guerra nas Estrelas

O novo planeta, batizado de Kepler 16-B, não chega a ser exatamente uma novidade: planetas com dois sóis são velhos conhecidos dos astrônomos, mas é aprimeira vez que conseguiram captar o movimento orbital de um planeta circumbinário.

Segundo os cientistas da NASA, o planeta Kepler 16-B se assemelha a Saturno em tamanho e densidade, demora 229 dia para completar sua órbita ao redor dos sóis e está a cerca de 200 anos luz da Terra. A essa distância toda, dificilmente nós conseguiremos contato com Luke Skywalker ou qualquer outro habitante dessa Tatooine da vida real. Confira a cena clássica do pôr-do-sol em Tatooine logo abaixo, só para se ter uma idéia do quão louco é ter dois sóis no horizonte:

Via IG

•••