Político no Brasil é uma raça que deveria ser tratada com cabresto curto, como se faz no interior do Nordeste com animais desobedientes e arredios. Mas nossa inépcia e bundamolismo, somado ao sofativismo crescente desde a criação das redes sociais da internet, apagam cada vez mais a chama que outrora brilhou no alvorecer da democracia moderna brasileira, tendo os caras-pintadas e seus gritos de ‘Fora Collor’ como expressão maior. Hoje a falcatruagem, roubalheira e desvio de dinheiro público está estão arraigado na máquina pública, nas três esferas do poder (municipal, estadual e federal) que não se vê muitas alternativas ou dispositivos para evitar que políticos bandidos, mestres em discursos bolorentos e enrolados, alcem cargos eletivos na eleições. Uma destas alternativas, elevadas à condição de luz no fim do túnel, é a chamada Lei da Ficha Limpa.

Lei da Ficha Limpa: Lista dos políticos inelegíveis

Ficha Limpa: a lei para espantar bandidos da vida pública

Devido ao rabo preso de grande parte de seus componentes, a lei demorou a passar no Congresso e no Senado, mas nada como uma pressãozinha popular para dar aquele empurrão nos nobres deputados para que, enfim, a Lei da Ficha Limpa passe a vigorar, pelo menos, já nas eleições municipais de 2012. Assim, aqueles que desejam ingressar na vida pública, seja como parlamentar ou membro do executivo, deverão, necessariamente, serem portadores de caráter idôneo, conduta ilibada (adoro politiquês #NOT) e não possuir condenações em processos na Justiça. Tampouco aqueles acusados de mexer indevidamente no dinheiro público poderão concorrer na eleições, pelo prazo de 8 anos.

Salvo um ou outro deputado #chatiado com a Lei, que pode significar a sua inelegibilidade para as futuras eleições por conta de seus supostos desvios de conduta, a classe política conformou-se com o fato de que devem entrar na linha, se não quiserem entrar na lista dos ficha suja, mantidos por ONGs como o Transparência Brasil.

Aqui vai a lista atualizada dos políticos tornados inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa, segundo o site Congresso em Foco:

Anthony Garotinho (PR-RJ)
Arnaldo Vianna (PDT-RJ)
Bispo Rodrigues (SP)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Cássio Taniguichi (DEM-PR)
Charles Cozzolino (sem partido – RJ)
Coriolano Sales (PSDB-BA)
Cristiano Araújo (PTB-DF)
Dagoberto Nogueira (PDT-MS)
Expedito Júnior (PSDB-RO)
Eurides Brito (PMDB-DF)
Flaviano Melo (PMDB-AC)
Geovani Borges (PMDB-AP)
Geraldo Pudim (PR-RJ)
Jackson Lago (PDT-MA)
Jader Barbalho (PMDB-PA)
Janete Capiberibe (PSB-AP)
Joaquim Roriz (PSC-DF)
João Capiberibe (PSB-AP)
Jorge Maluly (DEM-SP)
José Borba (PP-PR)
José Roberto Arruda (sem partido – DF)
Joseph Bandeira (PT-BA)
Júnior Brunelli (PSC-DF)
Leonardo Prudente (sem partido – DF)
Marcelo Miranda (PMDB-TO)
Marcelino Fraga (PMDB-ES)
Melkisedek Donadon (PMDB-RR)
Neudo Campos (PP-RR)
Orleir Cameli (sem partido – AC)
Paulo Rocha (PT-PA)
Paulo Maluf (PP-SP)
Paulo Octávio (sem partido – DF)
Pinheiro Landim (PMDB-CE)
Rosinha Garotinho (PR-RJ)
Ronaldo Lessa (PDT-AL)
Ronivon Santiago (PP-AC)
Severino Cavalcanti (PP-PE)
Valdemar Costa Neto (PR-SP)
Zé Gerardo (PMDB-CE)
Wigberto Tartuce (PMDB-DF)
Zilnê da Silva Maia (sem partido – RN)

Políticos desonestos na mira da Lei da Ficha Limpa

Isso se refere apenas a políticos já barrados pela lei e tornados inaptos a disputar novas eleições. Além do Transparência Brasil, existem outros sites onde o eleitor pode buscar informações sobre seu candidato e evitar dar seu voto para alguém comprometido na justiça nas próximas eleições. Linkamos alguns deles:

Ficha Limpa
Observatório das Eleições
Extrato Parlamentar
WebCidadania
RePolítica

Vídeos da Semana

4 comentários

  1. Carlos Pereira Gomes
    20/06/2012 às 8:05 am [+]

    Ate que fim nosso Pais esta tomando vergonha na cara, ja era hora de colocar esses Vigaristas pra correr, Pra Frente BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  2. Lucinete c.leal salles
    08/07/2012 às 11:11 am [+]

    E isso ai ñ devemos votar em candidatos. Q fizeram coisa erradas. E q ñ trabalharam por nossa cidade. Vamos colocar novos partidos e novos prefeitos e vereadores. De olho na ficha de cada um.

  3. Paulo Huthmacher
    25/09/2012 às 8:45 pm [+]

    O candidato a prefeito na cidade de Itatiaia, Almir Tunay, condenado por improbidade, continua em campanha e não consta impedimento de sua candidatura (????????)

  4. Sezan
    19/08/2013 às 7:10 am [+]

    Eu que sou de SC, conheci a Regina Paiva e sua Amiga Daisy no Rio no sagu o do hotel onde dali ir amos para o Show de Mccartney e fiequi muito fascinado quando ela e sua Amiga Daisy me disseram que eram de Tr s Pontas e conheciam o Bituca e Wagner Tiso pessoalmente, onde sou F de Bituca e toda Turma do Clube desde os anos 70, onde sou fascinado por tudo que diz respeito ao Clube, Grande abra o a todos amigos do Clube e tamb m a Regina e Daisy que tive o privil gio de conhec -las Haroldo Jr

Comente!