O Brasil, um país onde o trabalhador tem muitos benefícios, leis ao seu favor, garantias de bem estar e tantas outras coisas. Não estamos falando exatamente de salário, pois seriamos mentirosos se disséssemos que a remuneração em nosso país é um exemplo, principalmente em regiões onde o desenvolvimento industrial e comercial é muito baixo.

jornada-do-trabalhador-no-brasil-justa

Agora, voltando a falar sobre a jornada de trabalho, nosso enfoco nesse artigo é em cima de um trecho publicado no jornal Metrô News do Estado de São Paulo:

“Hoje, um trabalhador gasta em média três horas para ir e voltar do trabalho”.

Onde será que está o problema? Transporte? Distância? Bom, esse será o nosso debate de hoje.

 

O transporte público

Os trabalhadores que dependem inteiramente do transporte público, acabam ficando sujeitos à imprevistos, acidentes, greves e tantas outras coisas, e isso implica em seu dia-a-dia no trabalho, tanto com atrasos e também com o estresse.

Não precisamos falar mais nada não é mesmo, já da para se saber como e quem pode resolver esse problema.

 

A longa distância da casa até o trabalho

Não são em todos os casos, é claro, mas na grande partes deles, a falta de emprego obriga o trabalhador percorrer longos trajetos onde há oportunidades em seu ramo empregatício.

A solução nesse caso seria um motivo para que empresas invistam em locais onde há mão de obra. Um grande passo do governo, seria incentivar ainda mais as empresas para que explorem essas regiões, utilizando um programa de incentivo fiscal, com redução de impostos ou até a isenção dos mesmos, facilitando tanto na locomoção até o trabalho, quanto no bem estar do trabalhador.

 

Depois desses pontos que foram falados acima, entramos na grande questão de nosso artigo de hoje. Uma importante conquista alcançada para os trabalhadores, foi a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, mas nos dias de hoje está mesmo sendo justo?

Bom, quem sabe alguém lá do governo dá uma lida nesse artigo e resolve tomar uma providência. Terminamos esse artigo desejando um ótima semana para todos.

•••