Depois do avassalador sucesso do modelo lançado em 2006, criou-se toda uma expectativa em torno do Honda Civic 2012, um carro muito aguardado por suceder a versão anterior, notadamente, a de maior sucesso da história do modelo. Mas depois da divulgação das fotos do carro, o sentimento generalizado é de decepção e desapontamento.

Honda Civic 2012: Fotos e novidades do carro

Embora mecanicamente o carro continue irrepreensível e ainda carregue um dos melhores conjuntos do mercado, o design de sua carroceria regrediu fortemente em relação ao anterior, deixando para trás o perfil esportivo e adotando linhas mais conservadoras, inclusive internamente. Embora à primera vista o carro não pareça ter mudado tanto, a proporção dos volumes, corte e vincos denunciam que o Honda Civic 2012 parece ter sido desenhado tendo em vista um público alvo mais conservador, de olho no seu arquirrival e bem-sucedido Toyota Corolla.

Para ter sucesso no mercado brasileiro, onde chega entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012 e fazer com que os consumidores esqueçam o quesito design, o carro corrigiu algumas falhas. O espaço interno continua excelente graças à ausência do túnel central nos bancos traseiros, o acabamento é de 1ª qualidade e foi mantido o painel em 2 níveis, com o acréscimo de uma pequena tela na parte superior, fazendo companhia ao velocímetro digital e aos marcadores de temperatura e nível de combustível. As versões topo de linha devem contar com uma tela touchscreen multifunção, incorporando GPS, som com bluetooth outros mimos. O motor continua sendo o 1.8 16 válvulas de 140/138 cavalos (etanol / gasolina), gerenciado por um câmbio manual ou automático de 5 marchas.

Para quem preza pela consciência ambiental, todos as versões devem vir com o botão ECON, situado no lado esquerdo do painel. Quando acionado, ele altera o mapeamento da central eletrôncia do motor, priorizando a economia de combustível e a redução de emissões.

Agora é esperar para saber se essas mudanças e mais o acréscimo de equipamentos serão suficientes para levar o Honda Civic 2012 a dias de glória no concorrido mercado de sedãs médios no Brasil, com concorrentes de peso como VW Jetta, Chevrolet Cruze, Renault Fluence, Toyota Corolla, Hyundai Elantra, Peugeot 408 e outros menos vendidos. Na galeria abaixo, você pode ter uma idéia de como ficou o Civic 2012:

Honda Civic 2012: Fotos e novidades do carro

Honda Civic 2012: Fotos e novidades do carro

Honda Civic 2012: Fotos e novidades do carro

Honda Civic 2012: Fotos e novidades do carro

Via Autoesporte

•••